Projeto assinado pela arquiteta Eliza Schuchovski vence prêmio internacional de arquitetura, o Property Awards

Eliza Schuchovski no Property Awards

A casa, de marcante brasilidade, valoriza as origens culturais e a pluralidade, além de combinar estilo de vida e diferentes formas de pensar. Projeto foi eleito o melhor na categoria USA & Americas.

Um projeto residencial assinado pelo escritório Schuchovski Arquitetura, comandado pela arquiteta Eliza Schuchovski, acaba de receber um importante prêmio internacional – o Property Awards, um dos mais relevantes prêmios de arquitetura e design do mundo, também conhecido por ser a maior e mais prestigiada competição imobiliária mundial. Batizado “Panoramic House”, o projeto venceu na categoria USA & Americas e foi oficialmente anunciado durante um evento realizado no Fairmont Royal York Hotel, em Toronto, no Canadá, no início de outubro/19.

A casa premiada, ainda em construção, está localizada no condomínio fechado de alto padrão Bravíssima Private Residence, em Itajaí (SC), e competiu com projetos assinados por alguns dos melhores profissionais dos Estados Unidos e outros países das Américas.

Ao todo, são 1200m² de área construída em um terreno de 3500m² que, por si só, já é bastante desafiador. “Todos os terrenos desse condomínio, localizado nas montanhas de Mata Atlântica preservada e de frente para o mar, têm inclinação acentuada, então, pela própria natureza, já requerem projetos mais ousados”, conta Eliza, que inscreveu o projeto no Property Awards no final do ano passado.

A casa de três andares e piso subterrâneo foi desenhada para um casal com dois filhos, que procuraram o escritório de Eliza na esperança de colocar seus sonhos em papel. “É uma família unida, que adora curtir momentos um com o outro e com amigos. O desejo deles era uma casa grande, com áreas de reunião e com tudo bem integrado à natureza.

A família queria levar para a casa toda a brasilidade que temos em nosso país e cultura, em espaços para reunir, relaxar e apreciar a vista”, comenta a arquiteta. Após alguns estudos, foi desenvolvida uma proposta com formas puras, volumes visualmente interessantes e pontos focais dos estudos paramétricos, posicionando a casa para que ela ocupasse a maior parte do lote.

No premiado projeto, se destacam a mistura de materiais, texturas e cores, bem como o máximo proveito da natureza que cerca a residência. “O maior desafio veio quando a família nos apresentou uma forma irregular de terreno, com declives consideráveis. O uso máximo da terra foi uma exigência, juntamente com a contemporaneidade da construção e vistas livres para a paisagem a partir do interior da residência”, explica Eliza.

Com o objetivo de ser uma construção ecológica, a casa será energeticamente autossuficiente e funcionará como uma microrrede, produzindo cerca de 105% de sua demanda energética graças à energia solar armazenada pelos painéis solares. A energia excedente será armazenada em baterias de alta capacidade ou poderá ser transferida para a rede elétrica local, aumentando a produção e o consumo de energia limpa.

A casa está toda equipada para receber automação de controle de luz, tomadas, ar condicionado, câmeras de segurança e irrigação. Além da economia de energia, também garante segurança e conforto à família. A Panoramic House visa contribuir com a natureza e também ajuda a criar uma cultura mais consciente na construção civil brasileira.

O prêmio – O USA & Americas Property Awards é julgado por um painel independente de mais de 80 especialistas do setor. O julgamento se concentra no design, qualidade, serviço, inovação, originalidade e compromisso com a sustentabilidade. O USA & Americas Property Awards é o maior, mais amplo e mais prestigiado prêmio entre todas as regiões do Property Awards.

A premiação já está em seu 26º ano e engloba mais de 45 diferentes categorias residenciais e comerciais. Competições regionais são realizadas na Arábia, Europa, África, Canadá, América Central, América do Sul, Caribe, EUA, Reino Unido e Ásia-Pacífico. Depois, há celebrações em eventos de gala em Bangkok, Londres e Toronto ao longo do ano.

Os principais vencedores de cada região são automaticamente inscritos na categoria internacional, culminando em uma cerimônia de premiação brilhante, a ser realizada no hotel Savoy, em Londres, em 02 de dezembro de 2019.

“É uma grande honra receber esse prêmio. Ele vem para coroar nossos esforços em torno desse projeto que, assim como todos os que assino, é realmente único dentro do portfólio do escritório. Fomos avaliados por um júri internacional muito seleto de profissionais bastante competentes em todas as áreas, e esse reconhecimento e mérito representam um momento singular em nossa história”, finaliza a arquiteta.

Serviço:
Premiados América
https://propertyawards.net/americas-2019/

Contato:
Schuchovski Arquitetura
(41) 3528-3328
http://sckarquitetura.com.br/