top

 

Home Arqbrasil

StudioBR Arquitetura e Design [SP]

Home Arqbrasil

 

 

Bruna de Lucca

 

Fundado em 2012, o Studio BR Arquitetura oferece aos clientes um atendimento personalizado e baseado em pesquisas direcionadas à suas necessidades, sem impor estilos ou soluções que não sejam 100% embasados pela pesquisa. Além da arquitetura, concentra a gestão completa de todo o processo que envolve um novo projeto para promover a melhor experiência no uso dos espaços que projeta.

 

55 (11) 2639-3095 | @ | WEB | @studiobr_arquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo Ultra | São Paulo / SP

 

• Tipo: Retofit Predial + Compatibilização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto assinado pelo escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit total do edifício com atenção ao uso sustentável e consciente dos recursos, e a integração da sede com o empreendimento vizinho, a matriz do Grupo Ultra, resposável por várias marcas.

O resultado são 16 mil m² do Edifício Margarida Igel com eficiência energética e detalhes pensados em projeto para a sinergia da Matriz, que é interligada por passarelas. Foram 16 meses de imersão da equipe da Studio BR para realizar todas as etapas do processo - Test Fit, projeto Arquitetônico Executivo, projetos Complementares, Branding e a finalização com o gerenciamento completo e a transformação do antigo edifício em um verdadeiro (e funcional) workplace.

O novo momento da Arquitetura Corporativa

Com projetos “handmade”, ou seja, com a participação ativa do cliente em todas as etapas, a Studio BR pratica uma arquitetura com valor agregado, otimização de custos e que beneficia o cliente acima de tudo, por isso, foram meses com uma equipe full time no grupo, gerenciando todas as demandas, realizando o controle de budget e tempo de execução de obras.

Este modelo, diferente dos projetos realizados em larga escala, que muitas vezes não levam em consideração todas as diversas atividades que cada departamento desempenha, absorveu os fluxos de trabalho e criou espaços singulares para impulsionar a produtividade dos colaboradores. Uma pesquisa realizada pelo próprio escritório de arquitetura mostra que a preocupação com a elaboração de ambientes adaptados às atividades e pessoas pode impulsionar em até 19% na produtividade das equipes de trabalho.

O destaque do projeto fica por conta do WorkCafé e restaurante localizados no térreo do edifício, a área se tornou o principal ponto de sinergia entre as equipes e colaboradores tanto da sede quanto da matriz do Grupo Ultra, nesse projeto que é marcado pela conexão. Dos 17 andares do edifício, 10 pisos contam com conexão com o prédio vizinho, onde funciona a matriz, permitindo uma melhor relação de custo em deslocamentos e o aproveitamento das horas dos colaboradores.

Com isso, o Grupo Ultra se posicionou novamente como uma empresa que investe em inovação e sustentabilidade - já que a eficiência energética e hidráulica do projeto geram a economia de recursos naturais, além do bem-estar dos colaboradores que hoje contam com maior incidência de luz solar e a certeza de atuar em uma companhia que está de acordo com as melhores práticas de governança que agora são vistas por todos os ocupantes e visitantes do Edifício Margarida Igel - este é o valor da nova arquitetura corporativa, traduzir os valores e o cotidiano da empresa no uso prático dos espaços.

Projetar um espaço que abriga cinco diferentes empresas requer habilidade de oferecer um design funcional e também agregador, e o Studio BR buscou nas soluções de branding aplicado à arquitetura comunicar uma unidade espacial que pode e deve servir à todas as empresas do grupo.

Ficha:
Projeto: Edf. Margarida
Área: 17.000 m²
Entrega: Fev/2019

Serviços Realizados:
Retrofit predial
Projeto completo Arquitetura
Branding aplicado à Arquitetura
Projetos técnicos complementares
Compatibilização de projetos
Manual de padronização dos espaços de trabalho
Acompanhamento técnico de obras
 

 

 

 

 

 

 

 

 

ConectCar | São Paulo / SP

 

• Tipo: Interior Corporativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Renovação é essencial ao setor corporativo. A ConectCar, que fornece serviço de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, está investindo no atendimento cada vez mais digital e tecnológico e a nova sede da empresa, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, acompanhou a transformação – mais colaborativa, jovem e dinâmica. O projeto de renovação do espaço foi desenvolvido pelo Studio BR Arquitetura que construiu a nova imagem para o escritório da ConectCar reaproveitando boa parte do mobiliário.

A equipe de arquitetos mostrou que com boas ideias e um conceito bem estruturado é possível renovar sem afetar o orçamento. O novo escritório apostou em um minimalismo divertido – que combina cores neutras com pontuais inserções de cores vivas em toda a laje projetada, reafirmando o caráter jovial, mas elegante – e o aproveitamento máximo de recursos. O resultado, ao final da obra, foi de um investimento 30% menor do que o valor padrão aplicado por m² no setor de arquitetura do espaço corporativo.

Com o reaproveitamento máximo da mobília utilizada na sede original, localizada em Barueri, o projeto utilizou novos materiais de revestimento com alto desempenho e baixo custo para a criação de espaços flexíveis que permitem expansão rápida e sem dificuldades seja para treinamentos, reuniões ou mesmo para o convívio entre os colaboradores. O projeto é composto por um eixo de salas de reunião e salas de uso flexível, posicionados próximos ao acesso à laje, promovendo a circulação integrada ao open space conforme o perfil de reunião/atividade desempenhada. Reuniões rápidas acontecem em meio às posições de trabalho ou na praça/café e reuniões mais demoradas no eixo de reuniões criado entre a recepção e o open space.

Com o conceito de Open Space, o escritório foi projetado com um olhar ao futuro – pensando nas expansões sem a necessidade de novas obras. "O centro do Open Space conta com mesas e reunião abertas para conferir dinamismo às etapas colaborativas de trabalho, e, no rumo da evolução do espaço corporativo, a hierarquização das posições de trabalho deu lugar a uma organização horizontal e integrada, gestores, diretores e até a presidência trabalhando lado a lado às equipes" explica a arquiteta responsável pelo projeto, Bruna De Lucca.

No entanto, o trabalho colaborativo não é sinônimo de trabalho em grupo a todos os momentos. A sede conta com espaços que assumem a função de conferir privacidade e maior concentração são as salas de reunião fechadas. Já os espaços que registram a função e importância do trabalho colaborativo e inovação foram valorizados com um Lounge-café munido de infraestrutura para notebooks e apresentações em equipes, além de snacks e guloseimas para animar o dia dos colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

©Jizcom / https://arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira

Home Arqbrasil