Com vista para obra de Niemeyer em SP, apartamento tem projeto pensado para acolher e valorizar o design brasileiro

Rua141 + Zalc com vista para Niemeyer

Segundo lar de uma família do Acre, o Apartamento RJ, com projeto Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc, tem como premissa acolher seus moradores quando estão na cidade.

Com vista que alcança o Memorial da América Latina, obra de Oscar Niemeyer na zona oeste de São Paulo, o imóvel de 70m² passou por uma reforma que garantiu novo aproveitamento dos espaços e a inserção de mobiliários e objetos que são co-protagonistas do projeto, valorizando o design nacional.

Criou-se uma atmosfera arrojada com detalhes sofisticados. A sala foi integrada ao terraço para ganhar maior amplitude da área social e o mesmo piso cimentício foi usado para dar essa uniformidade. A cozinha linear fica aberta para o living onde foi criada uma linguagem que se adequasse com esse espaço e conversasse com o mobiliário. Na entrada do apartamento foram alocadas a rouparia e a área de serviço, que ficam escondidas pelos grandes painéis de madeira.

Dessa forma, foi possível otimizar os usos e manter a mesma linguagem criada para a área social. Na parede oposta da rouparia foi criado um quebra-cabeça de peças no painel revestido com tecido, que tem a sua continuação na parede da TV. Dessa forma desenvolveu-se um espaço aconchegante que se contrapõe ao piso frio cimentício.

Ter a cozinha como área social, aberta para o living, foi uma proposta ousada que se tornou um ponto inicial do projeto. Os arquitetos tiraram ainda partido da iluminação e ventilação natural para toda área social, resgatando a luz do dia para dentro do refúgio urbano. Entre os materiais escolhidos, destaque para a madeira Cabreúva, típica da região Amazônica, para a laca cinza escura e para os detalhes em latão na marcenaria do living.

Na cozinha e área de serviço foi escolhido o Granito São Gabriel com acabamento escovado, o concreto aparente na viga que separa o terraço do living e nas demais áreas o piso cimentício. O protagonismo dos tons escuros da pedra e laca entram em harmonia com a madeira mais clara, criando uma rica composição de texturas e cores.

Para integrar os ambientes, os arquitetos mantiveram a disposição dos quartos e banheiros e separaram a área intima da área social com uma porta pivotante do piso ao forro, que se camufla com a cor das paredes. Na área social, o terraço foi integrado à área interna, eliminando o caixilho e trazendo a área de serviço para próximo do hall de entrada. Já a iluminação nesses ambientes foi feita com trilho aparente preto, que reforça o principal eixo de circulação do apartamento.

Ao integrar os espaços da área social, foi criado um mobiliário multifuncional. O aparador atrás do sofá foi desenhado para ser um apoio para o jantar e ao mesmo tempo uma bancada de trabalho. Outra solução interessante se deu na área de serviço, próxima à entrada do apartamento, camuflada atrás das portas de correr. Já a vegetação foi proposta nas prateleiras, próximas à mesa de jantar, onde recebem maior iluminação natural e trazem para esse ambiente a memória do espaço externo.

Todo o mobiliário e objetos de decoração especificados são frutos do trabalho de designers brasileiros com muita personalidade. “Acreditamos na nossa produção nacional e valorizamos o trabalho dos designers independentes. Alguns dos objetos, por exemplo, ressignificam o produto original dando um novo uso para ele, upcycling”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141. “O grande quadro da parede da sala é uma fotografia, que fizemos a composição dos recortes junto com o fotógrafo brasileiro. Essa obra de arte é uma segunda janela do apartamento”, finaliza.

Os clientes solicitaram o desenvolvimento de uma peça de mobiliário específica para esse projeto, o escritório RUA 141 criou a mesa de jantar Equilíbrio, feita com materiais já presentes no projeto, madeira Cabreúva e latão. “A partir do desenho leve do tampo, brincamos com os encaixes dos quatro apoios, que quase não tocam o plano do tampo, e onde tem o contato a materialidade muda para o latão”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141.

Ficha:
Arquitetura I Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc
Metragem I 70m2
Local I São Paulo
Ano I 2018
Fotografia I Nathalie Artaxo

O partido do projeto foi a integração entre os diferentes usos da área social do apartamento em um único espaço. A escolha dos materiais e dos mobiliários foi fundamental para manter essa unidade de linguagem.

Procuramos explorar a mistura da pedra, madeira, tecido e concreto, na cozinha que é integrada com o living, no jantar e na área de serviço, que fica escondida atrás dos painéis.

A utilização de mobiliário, luminárias e objetos decorativos de designers brasileiros foi uma premissa para o projeto, sendo alguns desses produtos, frutos do conceito upcycling.

Fornecedores: Sofá Stripes: Prototype / Mesa de centro Nino: Prototype / Cadeiras Boobmer: Prototype / Banco Sittable: Prototype / Poltronas Trevo: Prototype / Mesa Equilíbrio: RUA 141 / Cadeira sittable: Prototype / Lustre Ângulo: Paulo Goldstein / Vaso V3: Paulo Goldstein / Luminária colher: 80e8 / Tapete Kilim Cleo e Parada SilkSand: Phenicia Concept / Candelabro Void: Thiago Bicas / Objetos de decoração: Leo Capote, Dpot Objetos, Galeria Nicoli / Almofadas e mantas: Codexhome / Quadros do quarto: Galeria Art Shot / Quadro da sala: fotografia NY (Curadoria Constance Franciosi e Fotógrafo Victor Affaro) / Marcenaria: AR marcenaria / Tecido Painel: JRJ tecidos / Revestimento Box Banheiros: Cubica Portobello / Piso porcelanato cimentício: Brasília Concreto 60×180 Portobello

Rua 141

Zalc

Contatos:
Rua 141 Arquitetura
(11) 992-778-237
https://rua141.com/

Zalc Arquitetura e Design
(11) 974-765-254
https://www.zalc.arq.br/