top

 

Home Arqbrasil

Rua 141 Arquitetura / SP

Home Arqbrasil

 

 

Mona Singal

O escritório desenvolve projetos inspirados nas relações entre as pessoas e as metrópoles. Acredita no poder do trabalho colaborativo e na construção de relações horizontais, articulando profissionais com expertises distintas, que buscam explorar novas linguagens estéticas, que contam diferentes histórias.

 

55 (11) 992-778-237  | @ | WEB | @rua141arquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento RJ | São Paulo / SP

Tipo: Arquitetura + Interior  Residencial

Segundo lar de uma família do Acre, o Apartamento RJ, com projeto Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc, tem como premissa acolher seus moradores quando estão na cidade.

 

Com vista que alcança o Memorial da América Latina, obra de Oscar Niemeyer na zona oeste de São Paulo, o imóvel de 70m² passou por uma reforma que garantiu novo aproveitamento dos espaços e a inserção de mobiliários e objetos que são co-protagonistas do projeto, valorizando o design nacional.

Criou-se uma atmosfera arrojada com detalhes sofisticados. A sala foi integrada ao terraço para ganhar maior amplitude da área social e o mesmo piso cimentício foi usado para dar essa uniformidade.

 

A cozinha linear fica aberta para o living onde foi criada uma linguagem que se adequasse com esse espaço e conversasse
com o mobiliário. Na entrada do apartamento foram alocadas a rouparia e a área de serviço, que ficam escondidas pelos grandes painéis de madeira.

Dessa forma, foi possível otimizar os usos e manter a mesma linguagem criada para a área social. Na parede oposta da rouparia foi criado um quebra-cabeça de peças no painel revestido com tecido, que tem a sua continuação na parede da TV. Dessa forma desenvolveu-se um espaço aconchegante que se contrapõe ao piso frio cimentício.

Ter a cozinha como área social, aberta para o living, foi uma proposta ousada que se tornou um ponto inicial do projeto. Os arquitetos tiraram ainda partido da iluminação e ventilação natural para toda área social, resgatando a luz do dia para dentro do refúgio urbano. Entre os materiais escolhidos, destaque para a madeira Cabreúva, típica da região Amazônica, para a laca cinza escura e para os detalhes em latão na marcenaria do living.

Na cozinha e área de serviço foi escolhido o Granito São Gabriel com acabamento escovado, o concreto aparente na viga que separa o terraço do living e nas demais áreas o piso cimentício. O protagonismo dos tons escuros da pedra e laca entram em harmonia com a madeira mais clara, criando uma rica composição de texturas e cores.

Para integrar os ambientes, os arquitetos mantiveram a disposição dos quartos e banheiros e separaram a área intima da área social com uma porta pivotante do piso ao forro, que se camufla com a cor das paredes. Na área social, o terraço foi integrado à área interna, eliminando o caixilho e trazendo a área de serviço para próximo do hall de entrada. Já a iluminação nesses ambientes foi feita com trilho aparente preto, que reforça o principal eixo de circulação do apartamento.

Ao integrar os espaços da área social, foi criado um mobiliário multifuncional. O aparador atrás do sofá foi desenhado para ser um apoio para o jantar e ao mesmo tempo uma bancada de trabalho.

 

Outra solução interessante se deu na área de serviço, próxima à entrada do apartamento, camuflada atrás das portas de correr. Já a vegetação foi proposta nas prateleiras, próximas à mesa de jantar, onde recebem maior iluminação natural e trazem para esse ambiente a memória do espaço externo.

Todo o mobiliário e objetos de decoração especificados são frutos do trabalho de designers brasileiros com muita personalidade. “Acreditamos na nossa produção nacional e valorizamos o trabalho dos designers independentes. Alguns dos objetos, por exemplo, ressignificam o produto original dando um novo uso para ele, upcycling”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141. “O grande quadro da parede da sala é uma fotografia, que fizemos a composição dos recortes junto com o
fotógrafo brasileiro. Essa obra de arte é uma segunda janela do apartamento”, finaliza.

Os clientes solicitaram o desenvolvimento de uma peça de mobiliário específica para esse projeto, o escritório RUA 141 criou a mesa de jantar Equilíbrio, feita com materiais já presentes no projeto, madeira Cabreúva e latão. “A partir do desenho leve do tampo, brincamos com os encaixes dos quatro apoios, que quase não tocam o plano do tampo, e onde tem o contato a materialidade muda para o latão”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141.

Ficha:
Arquitetura I Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc
Metragem I 70m2
Local I São Paulo
Ano I 2018
Fotografia I Nathalie Artaxo


O partido do projeto foi a integração entre os diferentes usos da área social do apartamento em um único espaço. A escolha dos materiais e dos mobiliários foi fundamental para manter essa unidade de linguagem.

 

Procuramos explorar a mistura da pedra, madeira, tecido e concreto, na cozinha que é integrada com o living, no jantar e na área de serviço, que fica escondida atrás dos painéis.

A utilização de mobiliário, luminárias e objetos decorativos de designers brasileiros foi uma premissa para o projeto, sendo alguns desses produtos, frutos do conceito upcycling

Fornecedores: Sofá Stripes: Prototype / Mesa de centro Nino: Prototype / Cadeiras Boobmer: Prototype / Banco Sittable: Prototype / Poltronas Trevo: Prototype / Mesa Equilíbrio: RUA 141 / Cadeira sittable: Prototype / Lustre Ângulo: Paulo Goldstein / Vaso V3: Paulo Goldstein / Luminária colher: 80e8 / Tapete Kilim Cleo e Parada SilkSand: Phenicia Concept / Candelabro Void: Thiago Bicas / Objetos de decoração: Leo Capote, Dpot Objetos, Galeria Nicoli / Almofadas e mantas: Codexhome / Quadros do quarto: Galeria Art Shot / Quadro da sala: fotografia NY (Curadoria Constance Franciosi e Fotógrafo Victor Affaro) / Marcenaria: AR marcenaria / Tecido Painel: JRJ tecidos / Revestimento Box Banheiros: Cubica Portobello / Piso porcelanato cimentício: Brasília Concreto 60x180 Portobello.

 

 

 

 

 

 

ApartamentoTS | São Paulo / SP

 

Tipo: Arquitetura + Interior  Residencial

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Apartamento TS, em São Paulo, ganhou uma nova configuração do seu Hall e Terraço com projeto do Rua 141 Arquitetura, que tem à frente a arquiteta Mona Singal. Mais personalidade para as 'boas-vindas' aos amigos e familiares e uma área de convívio mais acolhedora, foram os pedidos dos moradores para a reforma.

Na área do Terraço havia uma churrasqueira que a família não usava, e para mudar esse cenário foi desenvolvida uma atmosfera mais aconchegante, que ganhou adega, nichos decorativos e vegetação. Como a linguagem do apartamento já trazia a madeira Freijó como protagonista, o material também ganhou destaque na reforma, com a textura e cor natural. Foram explorados os diferentes desenhos e acrescentada a pedra, Limestone Baiteg Blue, na estante do terraço. A interessante mistura dos materiais naturais, contrapondo o aconchego da madeira, foi contraponto à frieza da pedra.

O grande diferencial ficou por conta do aproveitamento dos espaços, além do desenho da marcenaria, feito de forma única para esse projeto. No Hall de entrada foi projetado um maleiro, que fica escondido atrás das portas, assim os clientes ganharam maior aproveitamento do espaço. Outro ponto importante está na iluminação deste ambiente, que teve como destaque a luminária dormente da Prototype, que reforça a linguagem industrial além de muita personalidade. Na estante foi criada uma iluminação dentro dos nichos e na pedra, desenhando um cenário mais lúdico, iluminando os objetos decorativos dos designers brasileiros.

Para criar a memória de área externa no Terraço foi usado como artifício a vegetação na estante e nos vasos, construindo uma atmosfera mais viva e levando textura e cores da natureza para o morar. As plantas contrapõem-se as formas precisas da arquitetura e reforçam a geometria orgânica cheia de vida.

Ficha
Apartamento TS
Projeto: 2019
Autoria: Rua 141 Arquitetura / Arquiteta Mona Singal

Fornecedores:
Marcenaria: Magnificat
Luminária Hall: Prototype
Objetos estante: Dpot objetos
Banquetas: Estudio bola
Vasos: Selvvva
Pedra: Alonso Mármores
Fotos: Nathalie Artaxo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clínica de Odontologia| São Paulo / SP

 

Tipo: Arquitetura + Interior  Residencial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a premissa de aproveitar cada espaço da sala comercial e seus compactos 30m², a arquiteta Mona Singal, à frente do Rua14, e o arquiteto Rafael Zalc, precisaram adequar um programa extenso para receber a Clínica IC, de Odontologia: dois banheiros, recepção com espera, sala de atendimento, copa e sala de esterilização.

O conceito de uma clínica odontológica com acabamentos que fogem do convencional e a criação de ambientes aconchegantes e agradáveis foi realizado através das escolhas dos materiais, como madeira, cimento queimado e concreto, e do mobiliário. Foram selecionados mobiliários de designers brasileiros, com desenho da década de 50 que conversam com peças contemporâneas, e criam uma riqueza de detalhes nos espaços.

Foi demolido tudo o que havia na sala comercial e refeita as paredes, pontos de hidráulica, elétrica, parede com proteção de raio-x e pontos específicos para os equipamentos de uso da clínica.

O projeto é composto por um jogo de portas de correr e painéis, um grande quebra-cabeça de encaixes perfeitos, que setorizam os diferentes usos da clínica e criam ambientes aconchegantes. A sala de atendimento é a que possui maior área e tem a grande janela que requadra a vista da clínica.

A iluminação ganhou um projeto luminotécnico específico, por ser essencial para a atividade desenvolvida pelo profissional que trabalha nessa área. A temperatura de cor das lâmpadas e a posição das luminárias foram bem calculados em função dos usos de cada ambiente.

A Clínica IC é um projeto que se destaca por quebrar o paradigma das cores e acabamentos padrões de uma clínica odontológica, pela ousadia na escolha dos materiais e mobiliários, tornando o ambiente mais aconchegante e agradável para os pacientes.

Ficha:
Projeto: Clínica IC de Odontologia
Arquitetura: Rua 141 + Rafael Zalc
Área: 30M²
Local: São Paulo
Fotografia: Romulo Fialdini

 

 

 

©Jizcom / https://arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira

Home Arqbrasil