Um cubo transpassado por um contínuo vazio central para onde se voltam as principais áreas do edifício

Módulo Rebouças pelo Dal Pian

Em um terreno de conformação quadrada, na esquina da Avenida Rebouças com a Rua Capote Valente, no Bairro de Pinheiros em São Paulo, o Módulo Rebouças se compõe por 46 unidades de escritórios, um teatro no pavimento térreo e subsolos de garagem.

Foi concebido como um cubo transpassado por um contínuo vazio central para onde se voltam as áreas da recepção do edifício, do foyer do teatro e das circulações coletivas verticais e horizontais periféricas, presentes em todos os pavimentos.

Esses espaços e vazios proporcionam perspectivas visuais variadas e visões lúdicas dos acontecimentos do edifício, pensado como um espaço de trabalho extrovertido e amigável que procura estimular o encontro, a convivência e a socialização. Jardins e floreiras nos pavimentos superiores e térreo transportam o verde para seus ambientes internos.

Externamente, o edifício é revestido por um conjunto de caixilhos que alternam módulos envidraçados com vedações opacas em painéis de alumínio composto, em tonalidades de cinza e amarelo. Esses fechamentos e aberturas foram pensados para que todas as unidades recebam as mesmas porcentagens de iluminação e ventilação naturais.

O edifício não tem gradis ou muros voltados para as ruas. Seu térreo transparente e permeável é receptível aos fluxos urbanos, de modo a promover sua inserção harmônica no tecido da cidade.

Ficha:
Módulo Rebouças
São Paulo/SP

Arquitetos: Renato Dal Pian e Lilian Dal Pian
Localização: Rua Capote Valente, 39 – São Paulo, Brasil
Coordenação: Carolina Freire Equipe de Projeto: Paulo Noguer, Amanda Higuti, Natalie Tchilian, Sabrina Aron, Julio Costa, Cristina Sin, Carolina Tobias.
Área do terreno: 2.567,90 m²
Área construída: 14.238,86 m²
Ano do projeto 2011 — 2013
Conclusão da obra: 2016
Fotografias: Nelson Kon
Incorporação: Idea!Zarvos e Engeform
Construtora: Engeform Projeto de Contenção e Fundação: Apoio
Projeto de Ar Condicionado, exaustão e ventilação: Contractors
Projeto de estrutura de concreto: Gama Z Engenharia
Projeto de elétrica e hidráulica: Grau Engenharia
Projeto de esquadrias: Arqmate
Projeto de Comunicação Visual: João Nitsche
Projeto de Paisagismo: Isabel Duprat
Projeto Luminotécnico: Mingrone
Iluminação Interiores: Ana Costa e Tryptique Architecture
Painéis Artísticos: Ronah Carraro
Acústica: Harmonia Acústica
Cenotecnia: Cineplast
Impermeabilização: Proassp
Principais fornecedores: Sul Metais (brises e forro metálico), Atlas Schindler (elevadores), Schücco (esquadrias), Strunor (fachadas), Deca (peças e metais sanitários), Häffelle (ferragens), Glassec (vidros) , Day Brasil (revestimento fachada), Knauf (dry-wall), Eliane (revestimentos parede), Portinari (pisos), Metalgrade (piso área técnica), Mekal (cozinhas), Neocom (divisórias), Ibratin (textura).

Contato:
Dal Pian Arquitetos
(11) 38221218 / 3822-5186
http://www.dalpian.arq.br/