Em sua terceira edição, projeto Décor Solidário irá revitalizar uma instituição que recebe mulheres vítimas de violência e em situação de risco

Arquitetos e designers de interiores reunidos para a transformação total de uma casa. Parece até o mote de uma mostra de decoração, mas é mais que isso. Trata-se do Décor Solidário, projeto idealizado pela designer de interiores Fabiana Visacro e pela agência Mão Dupla Comunicação, especializada em arquitetura e decoração.

No ano de 2016, o Décor Solidário chega à sua terceira edição, provando que está mais que consolidado. Em sua primeira edição, realizada em 2014, o projeto repaginou os ambientes do Lar de Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Em 2015, a instituição contemplada pelo projeto foi o TJ Criança Abriga, abrigo infantil localizado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Este ano, o trabalho será realizado numa instituição que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de risco, cujo maiores informações precisam ser mantidas em sigilo, por questões de segurança. “O Décor Solidário promove uma transformação não apenas física. Quando o projeto acontece, está promovendo o início de algo novo. Este ano queremos transformar este lar em um lugar especial, que proporcione àquelas mulheres um momento proveitoso, de reflexão, de reestruturação da vida, de encontro daquela mulher com ela mesma”, avalia Fabiana Visacro.

Fabiana ressalta ainda o quanto é simbólico ajudar essa instituição através do trabalho de arquitetas e designers de interiores, setor majoritariamente ocupado por mulheres,tornando-se um importante meio para empoderamento feminino, uma luta constante para diminuirmos ocorrências como as que vitimizam essas mulheres que precisam recorrer a instituição.

A exemplo das edições anteriores, o Décor Solidário 2016 torna-se possível graças ao voluntariado não apenas dos profissionais de arquitetura e decoração, mas também de pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros e vários outros fornecedores de mão de obra. Além disso, todos os materiais empregados na reforma, mobiliários e adornos também são viabilizados por meio de doações de empresas parceiras e pessoas comuns que se identificam com o projeto. Para arcar com eventuais despesas imprevistas, o Décor Solidário conta ainda com os fundos arrecadados pelo já tradicional leilão de obras de arte, mais uma ação que só é possível devido à doação de peças feitas pelos artistas envolvidos, e por doações.

Esta união já se tornou marca registrada do projeto. “É maravilhoso ver tudo acontecer novamente. Este ano estamos com um grupo maior de profissionais. São 31 arquitetos e designers. É impressionante ver a entrega e disposição dos que chegaram e a garra daqueles que já são veteranos e se dedicam ao Décor Solidário mesmo conhecendo todas as dificuldades que enfrentamos. O que define tudo isso é amor”, afirma Fabiana.

As primeiras intervenções práticas do Décor Solidário 2016 começaram no dia 22 de fevereiro e a entrega está marcada para o dia 30 de março, no mês das mulheres. Quem quiser engrossar essa corrente do bem e oferecer apoio pode entrar em contato pela fan page do projeto no Facebook, facebook.com/decorsolidario ou mesmo fazer depósito na conta da Caixa Econômica Federal, Agência: 2255, CC: 00114893-6, operação 13. Qualquer quantia será de grande ajuda!

Serviço:
Mão Dupla Comunicação / http://maoduplacomunicacao.com
Fabiana Visacro / www.fabianavisacro.com.br

/2016

 

HOME