A designer de interiores Mariana Rodrigues destaca a importância de uma decoração conectada ao morador e mostra como inserir elementos afetivos nos ambientes de casa

Decoração afetiva de Mariana Rodrigues

Mariana Rodrigues: decorar com elementos afetivos, como fotos, móveis antigos, lembranças de viagem e objetos de família

Se por essência o lar já é nosso porto seguro, o conceito ampliou-se ainda mais com o período de isolamento social, recomendado pelo Ministério de Saúde, como a forma mais eficaz para combater a pandemia do Coronavírus.

“Nossa casa precisa emanar a conexão com nossas vidas. Para isso, a decoração precisa transmitir emoção e memórias”, explica Mariana Rodrigues, designer de interiores à frente do escritório Arbore Design Interiores. Nesse período, ela sugere aproveitar a oportunidade para renovar os ambientes com elementos afetivos que fazem parte da história e das recordações de vida do morador. “Afinal, a vida é feita de memórias”, enfatiza.

O conceito de lar remete ao local onde o ser humano possa vivenciar o senso de pertencimento, aconchego e amor. Nesse aspecto, a decoração afetiva se encaixa com a proposta de escolher itens repletos de lembranças e com a expressiva capacidade de conectar uma identificação profunda entre as pessoas e o ambiente.

Peças herdadas de família ou que remetam a momentos leves da vida – como objetos trazidos de uma viagem, por exemplo – se tornam bons aliados na hora de compor um estilo repleto de sentimentos. Pensando nisso, a designer de interiores reuniu algumas dicas imprescindíveis para ajudar a montar uma decoração afetiva. “Nossa filosofia de trabalho é preservar a memória afetiva dos moradores”, afirma.

Elementos que compõe a decoração afetiva – Móveis antigos, louças, fotografias, lembranças de viagens e até coleções são ingredientes importantes na hora de planejar uma decoração afetiva. “Quando o cliente entra em contato com a Arbore Design, logo na primeira conversa, listamos os objetos e peças do mobiliário que tenham esse peso sentimental”, conta Mariana.

Mas e se o item não estiver em bom estado? Nesse caso, a solução é fazer uma avaliação em relação à estrutura e, em seguida, investir nos reparos necessários. E pode ser mais simples do que se imagina. Troca de estofados de uma cadeira, puxadores de uma cômoda, tecidos ou pintura nova, já fazem toda a diferença no visual.

Em um dos projetos assinados pela designer, a cliente possuía uma penteadeira, herdada da avó, que estava jogada na área de serviço. Após passar por um processo de restauração, a mobília ficou nova em folha e ganhou seu lugar de destaque na varanda, servindo de apoio para porta-retratos e vasos de plantas.

O importante é ter uma decoração acolhedora para os moradores. Afinal, quanto mais a casa possui a personalidade de seus habitantes, mais o conforto estará presente.

Faça você mesmo – Em tempos de quarentena, que tal tirar um dia para reunir a família e rever fotos antigas, objetos guardados e avaliar quais móveis podem ser reaproveitados? Esses momentos são muito valiosos e ainda podem resultar em uma repaginada na decoração. Assim, reserve um cantinho especial no quarto, na sala de jantar, no living ou na varanda para receber esses elementos.

Além disso, é essencial deixar os talentos criativos brilharem na hora de decorar. “Para famílias com filhos pequenos, reunir a garotada para lixar um móvel pode ser uma forma de unir e engajá-los em um período marcado por falta de atividades. Essa interação entre passado, presente e futuro é uma riqueza na decoração”, aconselha a designer da Arbore.

Cores e plantas – Além do mobiliário e dos objetos, cores e plantas têm o poder de deixar os cômodos mais acolhedores. Escolher as tonalidades certas a serem aplicadas em cada ambiente, seguindo as tendências e a personalidade dos moradores, é uma boa estratégia.

O azul e o verde, por exemplo, remetem à tranquilidade e ao frescor, por isso, podem ser aplicados nos quartos, banheiros, salas de estar. Já os tons mais vibrantes como amarelo, vermelho e laranja, que estimulam a criatividade e a comunicação, são mais indicados para a cozinha, escritório e sala de jantar. Os tons neutros como branco e marrom podem ser usados em qualquer ambiente da casa, podendo ser combinados com outras paletas.

Trazer a natureza para dentro do imóvel é uma boa saída para enaltecer o conforto e a sensação de frescor. “Urban jungle é tendência na decoração! Monte um cantinho com vasos de plantas variadas para garantir ar puro e inspiração”, diz Mariana Rodrigues.

Uma decoração cheia de vantagens – Passar o tempo, repaginar a decoração, deixar a casa com mais personalidade, ufa! Como se não bastasse tudo isso, reaproveitar móveis e objetos afetivos ainda pode ser uma atitude sustentável! “Além de diminuir o excesso de consumo, há uma redução do impacto ambiental, presente em qualquer descarte”, afirma a designer.

Organizar um garimpo dentro de casa, buscando aqueles itens esquecidos no fundo de armários, abandonados à ação do tempo, pode gerar boas descobertas. Afinal, nós sempre temos um arsenal de coisas guardadas que não damos o devido valor. “A quarentena é o momento perfeito para investir em um a decoração afetiva que estimule ótimos dias em família, criando distrações produtivas”, finaliza a profissional.

Contato:
Arbore Design Interiores
(21) 969-171-621
https://www.arboredesign.com.br

 

Sua conexão com o Arqbrasil