Arte, design e cores convivem em perfeita harmonia, em um espaço desenvolvido pelo arquiteto mineiro Pedro Lázaro

Um hotel dentro da CasaCor (CC). Assim pode ser descrito o Coral Hotel na edição 2019 do evento em São Paulo, que, com 100% das paredes e tetos coloridos, mostra que as cores podem ser aliadas na valorização de objetos de decoração e de arte. Além desse ambiente personalizado, a Coral estará presente em todas as edições da mostra CC este ano, como a tinta oficial da mostra.

“Optamos por um diálogo franco e estimulante, no qual buscamos a desmistificação do cubo branco hermético como ambiente determinante para o colecionismo de arte”, explica Pedro Lázaro, que empresta seu virtuosismo a esse novo projeto. “Mostraremos novas possibilidades de inserções cromáticas na arquitetura de espaços internos abrigando grandes formatos artísticos, em suas diversas maneiras de manifestação, da pintura à escultura, passando por instalações”, afirma o arquiteto que chega à sua vigésima participação na CC – 17 em Belo Horizonte e 3 em São Paulo.

O mobiliário e peças de decoração também foram cuidadosamente garimpados, trazendo referências de quase um século de design, e estimulando observações sobre a estética que reflete o jeito brasileiro de ser, sem obviedades. “Nesse hotel, a ideia é transpor o hospedar vinculado a pessoas ao hospedar novos conceitos de design. Além de expoentes e ícones brasileiros, como Zanine Caldas e Etel Carmona, influenciadores do nosso design marcam presença, como o finlandês Alvar Aalto e suas peças curvilíneas e orgânicas, que dividem espaço com obra do artista plástico Ernesto Neto”, conta Pedro Lázaro.

Com cores em todas as paredes e tetos, Coral Hotel é uma performance que hospeda e realça a nova arte contemporânea, design e objetos da cultura brasileira e artistas que a inspiraram. Os visitantes poderão contemplar obras de Carlos Bevilacqua, Cristiano Lenhardt, Ernesto Neto, Franz Ackermann, Gerben Mulder, Iran do Espírito Santo, Janaina Tschäpe, Luiz Zerbini, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, e Sara Ramo.

Com 300m2, esse colorido hotel se desenvolve a partir de um lobby, seguido por uma suíte máster composta de quarto, banheiro, closet e sala de jantar. Um design-intervenção criado pelo próprio arquiteto, Pedro Lázaro, com inúmeros pássaros em madeira fixados por estrutura em metal, está na fachada do histórico prédio do Jockey Club.

A cor do ano escolhida pelo estudo internacional de tendências Colour Futures da Coral, o Creme Brulée, dá cor ao elemento arquitetônico denominado Future Birds, pintado em esmalte acetinado base água, e que ganha a companhia de cadeiras também desenvolvidas especialmente para a ocasião pelo designer mineiro Olavo Machado. Essa ampla intervenção na área externa cobre não somente a função de delimitar espaço, mas também trazer poesia e reflexão ao local. Inspirada na grande importância que a marca e o próprio arquiteto dão ao tema sustentabilidade, a obra é uma forma lírica e conceitual de levar o visitante a pensar sobre o que nos restará, se não preservarmos a natureza.

No lobby, as cores Rosa Pucini, Vinho de Mesa e Suvenir, esse último também em efeito marmorizado, se integram ao ambiente descontraído e às obras expostas. A
suíte máster do hotel tem atmosfera teatral: telas metálicas prateadas envolvem o local, enquanto lustres pendentes na área da escada enfatizam esse clima. A cor do ano Creme Brulée novamente aparece, dessa vez, em contraste com o cimento queimado Cultura Grega, e protagoniza essa atitude de experiência inovadora.

Para o visitante do Coral Hotel, o universo é sensorial. E esse conceito de sensações chega ao banheiro, que recebe o novo efeito velvet – também presente na sala de
jantar – na cor Branco Memória. Com o cimento queimado no tom Cultura Grega, fazem companhia ao piso natural de seixos rolados pretos. Todos os ambientes
têm o teto na tonalidade Rosa Pucini para unificar o espaço.

Embarcamos nessa viagem orquestrada por Pedro Lázaro para mostrar um conceito de espaço que se aproxima dos hotéis design que têm se espalhado pelo mundo, na busca de oferecer experiências personalizadas e inovadoras, para pessoas que veem nesses conteúdos o seu próprio estilo de vida.

Em nossa contribuição para a mostra CC, queremos mostrar o poder das cores e efeitos de pintura na transformação dos ambientes e sua capacidade para valorizar a decoração, o design e cada objeto de arte escolhido para adornar um espaço”, explica Fernanda DallOrto Figueiredo, gerente de Colour Design da AkzoNobel para a América Latina.

Contatos:
Pedro Lazaro Arquitetura
(31) 3285-5950
http://www.pedrolazaro.com.br/

Tintas Coral
08000 11-7711
https://www.coral.com.br/