Em jogos de contraste de excepcional equilíbrio e força, Renato Rios destaca-se pelo uso primoroso das cores em mostra na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro

Brasiliense Renato Rios na Mul.ti.plo Espaço Arte

Encruza / Renato Rios (Detalhe)

A Mul.ti.plo Espaço Arte, localizada no Leblon, acaba de inaugurar a exposição “Cruzeiros”, do artista brasiliense Renato Rios, nascido em 1989.

A mostra apresenta cerca de 35 telas recentes e inéditas, que contam com um ensaio crítico escrito por Marco Antônio Vieira. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até o dia 23 de junho.

O nome da exposição, “Cruzeiros”, refere-se ao conjunto de pinturas a óleo sobre tela ou papel, que estão expostas na galeria.

As obras apresentam algumas das características mais marcantes do artista, como o uso primoroso da cor, que se destaca pelos jogos de contraste de equilíbrio e força excepcionais.

Segundo Marco Antônio, Renato entende a pintura como um acontecimento e fenômeno que se dá através da cor, que é alquímica, onírica e alada. Sua habilidade em atuar em diferentes escalas, mantendo a potência do trabalho, também é um diferencial.

Um dos trunfos do trabalho de Renato, segundo o crítico, é sua capacidade de fazer o cruzamento entre o figurativo e o abstrato por meio da cor.

Na exposição, as telas apresentam portas se abrindo, estrelas, linhas que se cruzam e outros elementos que convidam o espectador a olhar para um mundo dentro deste mundo. Para o artista, cada pintura presente na mostra é uma oportunidade para adentrar em alguns mistérios.

A Mul.ti.plo Espaço Arte recebe pela primeira vez uma exposição do artista, que vive atualmente em São Paulo. As telas em exposição na galeria possuem dimensões que variam de 0,24 x 0,18 m a 2,10 m x 1,30 m e ficarão disponíveis para visitação até o dia 23 de junho.

Renato Rios é um artista de 34 anos que atualiza a poética do modernismo ao fazer o cruzamento entre o figurativo e o abstrato. As telas expostas na Mul.ti.plo convidam o espectador a vivenciar essa tensão através da cor, o qual é um dos principais elementos presentes em seu trabalho.

A exposição “Cruzeiros” é uma oportunidade para quem quer ter acesso a um trabalho artístico contemporâneo e de alto nível.

A abertura da exposição aconteceu no dia 4 de maio, às 18h, e foi bem recebida pelo público carioca e das artes plásticas em geral.

Renato Rios

Nasceu em Brasília, em 1989. Cursou bacharelado em Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), entre 2008 e 2013. Vive e trabalha em São Paulo – SP desde 2016. Sua pesquisa investiga a intuição simbólica, buscando integrar os campos da representação e da consciência mítica acerca das relações natureza/espírito/mundo. Buscando evidenciar aspectos do misterioso idioma das cores, Rios revela alguns frutos de seu produtivo diálogo com o pintor Paulo Pasta – um dos grandes coloristas da arte brasileira, do qual Renato é assistente há sete anos. Em suas pinturas, orquestra fortes e sensíveis tensões entre áreas de cor, que mudam de atitude de acordo com a vizinhança, num magnético contraste de equilíbrio e força que parece querer direcionar o espectador para um lugar espiritual ou metafísico: do mundo das formas para o mundo das ideias, do mundo dos corpos para o mundo do Espírito, apontando seu trabalho para uma espécie de manutenção de um tempo e espaço originários, arcaicos.

Marco Antônio Vieira

Doutor em Teoria e História da Arte pela UnB, atua desde 2007 como curador independente. Assinou curadorias e respondeu pelo acompanhamento de artistas para a Casa Fiat de Cultura (BH) e o Paço das Artes (SP). Desde 2019, trabalha junto a espaços dedicados à experimentação artística e curatorial no Centro-Oeste, como, A Pilastra e DeCurators, no Distrito Federal, e Rumos, em Goiânia. Desde agosto de 2022, é professor colaborador do Programa de Licenciatura em Artes Visuais, na área de Teoria e História das Artes Visuais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Serviço:
Exposição Cruzeiros
Artista: Renato Rios
Texto crítico: Marco Antônio Vieira
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte
Abertura: 4 de maio, às 18h
Período expositivo: até 23 de junho de 2023
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
End: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2294-8284 / (21) 2042-0523 (WhatsApp)
Entrada franca
http://multiploespacoarte.com.br/

 

Palavras-chave: Renato Rios, Arte, Cruzeiros, Telas, Inéditas, Óleo sobre tela, Ensaios críticos, Marco Antônio Vieira, Cor, Modernismo, Figurativo, Abstrato, Escala, Sensibilidade, Encantamento, Mistérios, Rio de Janeiro, Arte contemporânea, Artista Brasiliense.

 

 

 

 

Tópicos da Publicação