O escritório KasArq projetou o espaço chamado de Cave, para uma dupla de irmãos, no apartamento da avó
Para atender a necessidade de privacidade de dois jovens irmãos gêmeos que se mudaram para o apartamento da avó depois que essa passou a viver sozinha com a partida do companheiro, o escritório Kas Arq, de Klaus Schmidt projetou o espaço, carinhosamente chamado de Cave, para a dupla.
A proposta era criar um “ambiente único, com personalidade, decoração ousada e uma atmosfera que remetesse a um bar-charutaria”, conta Klaus ao comentar que, entre outras coisas, o local também deveria acomodar um espaço de escritório onde pudessem ser realizadas reuniões, já que o home office é uma realidade para a dupla.
Gêmeos idênticos, mas com personalidades totalmente diferentes – um do mercado financeiro e o outro com espírito aventureiro – os irmãos compartilham “o estilo excêntrico, “bon-vivant” e o apreço por receber os amigos para conversar e apreciar uma boa bebida ou charuto”, comenta Schmidt que partiu deste perfil para criar o espaço.
Assim, nasceu o projeto que contemplou arquitetura e interiores. “Construímos e demolimos paredes, alteramos os acessos do cômodo, desenhamos o mobiliário todo sob medida e fizemos a decoração de interiores.
Na planta original do apartamento de 270 m², o local do projeto (com seus singelos 11 m²) era a área da churrasqueira, mas os clientes nunca a usaram.
Por isso, funcionava como um ‘cantinho da bagunça’, que não passava de uma ligação secundária entre o terraço e a sala de jantar. Então, nossa primeira decisão foi fechar a passagem para a sala de jantar, mantendo apenas o acesso pelo terraço, onde tiramos as portas de correr de vidro.”
E, para manter a discrição sem interferir no estilo do apartamento, a solução foi ‘esconder’ o espaço que ali nascia. “Construímos uma parede de pedras com uma porta oculta, a fim de criar um cômodo privativo e hermético para que a música e o aroma do charuto não perturbassem o restante do apartamento.”
“Com essa solução, quem frequenta o apartamento da avó não desconfia que exista um pub escondido atrás da parede de pedras”, explica Klaus. Desse modo, o que era apenas uma passagem, passou de fato a ser um ambiente: a Cave.
Um projeto que deu asas à criatividade. “A atmosfera de bar secreto, tipo clandestino, fez desse ambiente um oásis jovem no apartamento da avó. Um cômodo dos sonhos, daqueles só vistos nos filmes”, celebra Klaus.
A decoração seguiu uma proposta totalmente diferente do restante do imóvel. Ali foi usada bastante marcenaria, que compreende armários, mesa e bancos, lambri e até persianas.
A opção pelo pau ferro, uma madeira escura e pouco comum em interiores, deu o tom da atmosfera intimista e com o aconchego na medida certa que o espaço requer.
Bancos em couro natural envelhecido com detalhes em capitonê, remetem ao acabamento clássico inglês e dialogam com o acabamento das paredes adjacentes, revestidas em linho com trama escurecida.
As demais paredes receberam acabamento em cimento queimado, mesma cor escolhida para o piso e a viga aparente. Aliás, vale citar que se trata de uma viga ‘falsa’, adicionada ao ambiente para rebaixar a sensação de pé-direito e, também, para segmentar a área de preparo de bebidas e criar contexto para fixar a prateleira suspensa com as garrafas.
A “atmosfera intimista, aconchegante, sofisticada, mas despretensiosa”, nas palavras de Schmidt, também foi conquistada com uma serralheria especial para as prateleiras suspensas e nichos para garrafas, esses em aço cinza chumbo.
O espelho atrás do módulo das garrafas, teve o objetivo de multiplicar as bebidas e ampliar o ambiente – seu tom fumê escurecido reforçou o ar noturno do pub.
A iluminação, toda em âmbar, está presente também na cristaleira e atrás das garrafas, para iluminar o ambiente indiretamente, quando o pendente e as arandelas estiverem apagados.
O piso da área molhada é em ladrilho hidráulico hexagonal, com cores customizadas para este projeto. Do lado externo, a parede de pedras é em granito rústico.
A ‘Cave’ é um projeto inovador e que para tal foi pensado nos mínimos detalhes. Com total liberdade criativa para se tornar, de fato, um projeto peculiar, Klaus não economizou na imaginação.
“Para dar um ar rústico e envelhecido às arandelas de parede, mergulhamos as cúpulas na borra de café, alcançando, assim, um tom terroso que ornou bem com a atmosfera do ambiente.”
Para fechar o décor com a estética que o tema pede, cartazes de campanhas publicitárias governamentais antigas dos EUA e União Soviética foram emoldurados e viraram quadros nas paredes.
Ele conta que a escolha teve como objetivo realçar a atmosfera de ‘sala secreta’ e provocar a curiosidade dos visitantes. Ao final, sucesso garantido e sensação de dever cumprido.
“Ver a alegria dos clientes e a reação de surpresa e encanto dos visitantes é nossa maior satisfação. Até mesmo a avó, que estava céptica quanto às nossas soluções, hoje é fã e frequentadora do pub”, comemora Klaus Schmidt.
Contato:
Kas Arq
https://arqbrasil.com.br/24489/kas-arq/
https://www.kas.arq.br