Com desenho do PSA Arquitetura, que homenageia a arquitetura moderna nacional, edifício Casa Brasileira Itaim, sustentado por pilares em forma de Y, parece flutuar a 19 metros do solo

Residencial sobre pilares flutua acima do solo

Localizado no coração do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo, o projeto Casa Brasileira Itaim foi desenhado pelo coletivo de arquitetos da PSA Arquitetura em homenagem aos mestres da arquitetura moderna brasileira.

O projeto de alto padrão, construído com uma lâmina de concreto esbelta e com um mezanino levemente rotacionado, apresenta dois volumes principais: o edifício e o bloco de lazer e bem-estar, separados por um jardim tropical.

Segundo Pablo Slemenson e Daniel Tesser, arquitetos da PSA Arquitetura e responsáveis pela assinatura do projeto, a identidade do Casa Brasileira Itaim começou a surgir ao se pensar na localização do terreno com 70 metros de frente para a rua Adolfo Tabacow, um dos pontos mais valorizados do bairro.

Residencial sobre pilares flutua acima do solo

A elevação do 1º andar aos 19 metros de altura, o equivalente a 6 andares, permitiu que as áreas sociais dos apartamentos dos andares mais baixos também pudessem desfrutar da vista para o lado da rua Adolfo Tabacow.

O edifício de 60 metros de comprimento, 90 de altura e 650 metros quadrados de área, passou por um processo para garantir sua segurança: foram realizados ensaios em túnel de vento, simulação que avalia o desempenho da estrutura em caso de tempestades de vento e possibilita conhecer a resposta dinâmica da edificação e as condições de conforto dos ocupantes.

Residencial sobre pilares flutua acima do solo

Outros destaques do projeto são os sistemas de água de reuso e placas solares para aquecimento da piscina e da água utilizada no interior das unidades. Na fachada norte, o tijolo escuro, de estilo londrino, conversa harmoniosamente com outros materiais, além de possuir um desempenho termoacústico.

Na entrada do prédio, percebida a falta de espaço para a implantação de um porte-cochère, foi criada uma praça para os automóveis no nível térreo inferior e uma passarela de concreto aparente para os pedestres, interligando a entrada do condomínio às áreas comuns.

 

Destaques:

• Desenhado em homenagem aos mestres da arquitetura moderna brasileira, o edifício é uma lâmina de concreto esbelta com mezanino levemente rotacionado.

• Sustentado por pilares em forma de Y, flutua 19 metros acima do solo. No coração do Itaim Bibi, perto das Av. Brig. Faria Lima e Cidade Jardim, o Casa Brasileira Itaim apresenta dois volumes principais, o edifício e o bloco de lazer e bem-estar, separados por um jardim tropical.

• A ideia de elevar o 1.º andar a 19 metros de altura, o equivalente a 6 andares, teve por objetivo permitir que as áreas sociais dos apartamentos dos andares mais baixos também pudessem desfrutar da vista para o lado da Adolfo Tabacow, o que criou mais um importante diferencial para o empreendimento.

• A identidade do projeto começou a surgir ao se pensar a localização do terreno com 70 metros de frente para a rua Adolfo Tabacow, um dos pontos mais valorizados do bairro.

Ficha
Projeto: Casa Brasileira Itaim / @casabrasileiraitaim
Arquitetura: PSA Arquitetura / @psa_arquitetura
Arquitetos Rsponsáveis: Pablo Slemenson e Daniel Tesser
Ano: 2021
Local: Itaim Bibi, São Paulo/SP
Tipologia: Residencial
Área Terreno: 3.900m²
Área Construída: 18.000m²
Incorporação: Lucio Engenharia / @lucioincorporadora
Construção: Omar Maksoud / @omarmaksoudengenharia
Interiores: Jader Almeida / @jaderalmeida – Carlos Rossi / @carlosrossiarquitetur
Decoração: Carlos Rossi / @carlosrossiarquitetura
Paisagismo: Cenário Arquitetura Da Paisagem / @cenariopaisagismo
Instalações Elétricas: Prolux
Estrutura: Cia Da Engenharia / @cecciadeengenharia
Instalações Hidráulicas: Prolux / @prolux_eng
Impermeabilização: Proassp – Assessoria E Projetos
Luminotécnica: Mingrone Iluminação / @mingroneiluminacao
Fotografia: Nelson Kon / @nelsonkonfotografias

Contato:
PSA Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13985/psa-arquitetura/
http://psa.arq.br