Reforma no apartamento, pelo escritório PB Arquitetura, concilia ambientes com a integração entre a cozinha, terraço, sala de TV e sala de jantar
O escritório PB Arquitetura apostou em um projeto de interiores que levou sala e cozinha para o terraço e trouxe muita personalidade para um imóvel de 50 m².
Em todos os projetos de interiores, os profissionais, Priscila e Bernardo Tressino, sócios à frente do PB Arquitetura, trabalham os detalhes com muita atenção e carinho para atender, ao máximo, as expectativas de um novo lar e lembram que muito além de ‘apenas’ construir e reformar, o verdadeiro papel do arquiteto é de tirar os desejos do papel e realizar os sonhos dos moradores.
Neste apartamento não poderia ser diferente. Formada por um casal e seu filho pet chamado Cheddar, a família procurava mais comodidade para ambos que trabalham em casa e que, simultaneamente, comportasse a presença de um cão da raça Pastor-de-Shetland.
Boas-vindas
Ao entrar no apartamento, logo pode ser vista a integração entre a cozinha, terraço, sala de TV e sala de jantar. Os arquitetos contam que mudaram quase todo layout do apartamento de 50 m².
O que antes era mais compacto, foi transformado em um amplo ambiente de livre acesso com piso de porcelanato frio por todo apartamento, agregando um aspecto de unidade e sutileza, além de ser ideal para o pet.
“Quem tem animais de estimação precisa pensar nesses detalhes que fazem toda a diferença no projeto, como o uso piso frio, materiais e estruturas resistentes, além-ausência de tecidos mais delicados”, enfatiza Priscila Tresssino.
“No layout original havia mais paredes para dividir os cômodos da casa, então decidimos abrir o projeto e levar a cozinha para o terraço já que não tinham interesse em ter uma churrasqueira. E essa ideia ficou incrível!”, reforça Bernardo.
Ainda sobre a ‘mexida’ completa na planta, o banheiro social recebeu ares de lavabo e a proposta do canto alemão para a mesa de jantar propiciou mais espaço para convidados. “Essa transformação deixou o apto mais amplo”, adiciona o arquiteto.
Cozinha com estéticas industrial e minimalista
A cozinha é o grande destaque do projeto, relembra a dupla do PB Arquitetura. Com as referências trazidas pelos moradores, eles chegaram ao resultado da mistura entre a marcenaria com serralheria que foi pautado em um isto entre os estilos industrial e minimalista.
Com uma divisão muito bem estudada, a bancada foi feita em ‘L’ para criar uma melhor circulação entre o fogão e a cuba dupla. Essa bancada possui ainda várias funções de apoio, tanto para o dia a dia, quanto para receber os amigos que podem se acomodar nas banquetas altas.
A iluminação é outro um ponto forte na cozinha: o projeto luminotécnico deixou um clima informal e trouxe maior visibilidade para a marcenaria escura a partir de uma iluminação linear feita com LEDs.
Uma varanda que fez a diferença
Integrado como forma de extensão da cozinha e da sala, os arquitetos resolveram envidraçar a sacada e o piso foi nivelado. Com uma esplêndida iluminação natural, as persianas foram incluídas para controlar o calor, proteger o mobiliário e trazer privacidade.
Por dentro da marcenaria, ainda foi instalada uma torneira de jardim com ducha para lavar as patas do Cheddar depois dos passeios… assim o espaço tornou-se seu cantinho da casa.
Sala de estar com TV e home office
A sala de TV foi projetada para ser charmosa, com clima relaxante e o destaque ficou para a suavidade da pintura verde. Com um rack para a TV, sua extensão foi conectada com a mesa para o home office.
Para completar, uma solução em marcenaria foi proposta para acomodar livros e outros objetos que trazem muita personalidade ao ambiente.
Um dormitório com muito aconchego
No quarto do casal, o mood é puro carinho e bem-estar. As escolhas de marcenaria escura, com ares de modernidade, e o piso de porcelanato que imita madeira trazem uma harmonia para a rotina de quem trabalha em casa.
Assim como a sala, uma escrivaninha de home office que com múltipla função também é penteadeira, atendeu o desejo da moradora. Os detalhes de plantinhas e uma área íntima com objetos decorativos e pessoais deixam o ambiente leve e claro.
Banheiro
O banheiro do casal também entra em harmonia com as escolhas decorativas do quarto: o aspecto delicado e clean do revestimento cerâmico, com os nichos em marcenaria, permitem a organização para objetos e itens de higiene.
Cada componente do banheiro traz uma bagagem afetiva e conta um pouco com o estilo dos dois.
Contato:
PB Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/777/pb-arquitetura/
http://pbarquitetura.com.br