Marcas de decoração se unem para lançar a coleção de cerâmica Raízes do Vale

Artesanato no Vale do Jequitinhonha

Artesã Luiza Nunes Xavier com uma das peças da coleção Raízes do Vale

A Loja Paiol, a Casa Bonita e o fotógrafo e influenciador digital Lufe Gomes apresentam a Coleção Raízes do Vale, feita em parceria com um coletivo de artesãos do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

“A nossa ideia foi a de retomar um pouco do que era produzido pelas primeiras gerações que começaram a moldar o barro na região, por isso propusemos aos artesãos um encontro com as suas próprias ancestralidades”, revela Lucas Lassen, diretor criativo da Paiol.

Com aproximadamente 80 peças, a coleção conta com garrafas, potes e vasos em diversos formatos que remontam a uma estética rústica, sem pinturas e que têm uma conexão direta com a memória de cada artesão.

“O processo coletivo de criação permitiu que os eles mergulhassem em suas memórias de infância, suas histórias familiares e lembrassem de alguns dos objetos que compunham as casas de seus pais, avós e bisavós”, afirma Lassen.

Segundo Lufe Gomes, que também assina a coleção, a proposta de trazer uma estética rústica e sem as pinturas constantemente utilizadas no Vale provocou um certo estranhamento inicial.

“Desde o início, nós queríamos ver nos trabalhos o DNA de quem estava amassando aquele barro, através das marcas das mãos e das pequenas imperfeições, o que fez com que algumas delas vissem as peças como inacabadas. Porém, com o tempo, elas acabaram identificando que essa estética é a que mais se assemelha ao que era produzido antigamente”, revela.

Há cerca de oito anos se debruçando sobre a produção artesanal brasileira, a diretora da Casa Bonita, Cecília Rima, acredita que iniciativas como esta fortalecem o mercado interno de artesanato.

“A ideia de projetos como este é incentivar a criatividade, mas sem que haja interferência nas técnicas e saberes tradicionais que eles carregam há mais de seis gerações. O saber ancestral é deles e o nosso papel é possibilitar que eles estejam alinhados com aquilo que o mercado deseja”, completa Cecília.

Atuando há mais de 40 anos e com praticamente toda a família envolvida no artesanato, a artesã Luiza Nunes Xavier tem uma vida moldada pelo barro.

“Em estes anos, eu nunca vi o Vale tão movimentado como recentemente. Graças a estes projetos, nós passamos a enxergar o nosso trabalho com outros olhos e acredito que isso também muda a percepção das pessoas que compram da gente, que passam a olhar as nossas peças com mais respeito e com o devido valor que elas têm”, afirma.

Recentemente, a Casa Bonita apresentou as peças da coleção em Paris, na Maison & Objet, uma das principais feiras internacionais de decoração, design e estilo de vida, que ocorreu no começo de setembro. Além disso, elas têm figurado constantemente em projetos de arquitetos e decoradores de todo o país.

“Isso só comprova que, quando bem feito, o artesanato brasileiro tem condições de ocupar os melhores espaços”, finaliza Lucas.

Contato:
Loja Paiol
(11) 3064-4155 / (11) 984-868-918
https://lojavirtual.lojapaiol.com.br/