Arquitetas do escritório Oliva Arquitetura mostram como os tijolinhos aparentes podem adicionar modernidade, estilo e personalidade aos ambientes residenciais

Oliva com o charme do tijolinho aparente

Dando um toque de estilo e aconchego aos ambientes, o tijolinho aparente nas paredes é uma das opções de acabamentos mais pedidas por moradores, segundo relata a arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca Atalla no escritório Oliva Arquitetura.

Versátil, o revestimento se alinha com diversos estilos decorativos – desde uma essência mais moderna, rústico ou mais sóbrios. “Personalidade é um dos atributos do tijolinho”, revela.

O preço acessível, a durabilidade do material e uma vasta gama de tamanhos e cores são outros fatores que incentivam os moradores a requisitarem um modelo de tijolinho que dialogue com a proposta do ambiente.

“Ao mesmo tempo que ele traz um ‘que’ de rusticidade, o material também contribui com o desejo de adicionar aconchego aos espaços. E esse é um sentimento muito buscado por todos que estão reformando seu imóvel residencial”, avalia Bianca. A profissional ainda ressalta a pluralidade do tijolinho, que pode ser utilizado tanto na parte interna, destacando uma parede, ou do lado de fora – como nas fachadas, por exemplo.

Oliva com o charme do tijolinho aparente

Tipos de tijolinhos para o décor – Com diversas possibilidades, o morador deve atentar-se às características do material e da obra para definir aquele que melhor se aplica ao contexto.

Entre os mais comuns estão os originais da obra, aqueles comprados em olaria, plaquetas e até mesmo os porcelanatos que imitam tijolo, sendo que cada um deles se adapta melhor a um tipo de situação.

• Porcelanato – Pode ser empregado em áreas internas que estão sujeitas à umidade ou gordura, pois permite uma melhor limpeza e manutenção nestes locais
• Plaqueta – Recomendada para situações que não tenham tanta profundidade, é ideal para quem procura um acabamento mais fino e sem rejunte
• Comprado em olaria – Se o intuito for revestir uma parede existente, pode ser aplicado da mesma forma que a plaqueta, mas é preciso garantir se apresentará espessura suficiente, podendo ser tijolo ou meio tijolo. Pensando na finalização, pode ser instalado como rejunte ou junta seca
• Original da obra – Ideal para economia de material e resgatar a história da construção, ele traz o que já existe no projeto de uma forma ressignificada, além de ser uma das opções mais sustentáveis.

Diferença entre tijolinho e bricks – Segundo a arquiteta Bianca, a principal diferença está na espessura do material: enquanto as plaquetas cerâmicas costumam ser mais finas (em média, 2cm), o tijolo original da construção e o de olaria, registram em torno de 11,5cm. Como as arquitetas costumam fazer muitos apartamentos pequenos, cada centímetro conta.

“Esse é um ponto importante para batermos o martelo. Se o morador for usar um tijolo que não seja original do apartamento, é preciso garantir que haja espaço suficiente para executar uma parede dupla, senão as plaquetas são o melhor caminho”, explica.

Onde usar os tijolinhos – Uma das vantagens de revestir com os tijolinhos é a possibilidade de harmonizar com qualquer ambiente da casa, permitindo seu uso onde for desejado. Em uma sala de estar com um mobiliário moderno, uma sugestão é pintar de branco como forma de transmitir uma aparência mais leve e delicada.

Entretanto, se a ideia for criar um décor mais rústico, o profissional de arquitetura pode trabalhar com o tijolinho aparente em tonalidades claras ou em sua cor original.

“No quarto, uma sugestão é definir apenas um pedaço de uma parede, que é o suficiente para conquistar o charme que buscamos”, revela Fernanda.

“No estar, a combinação dele com estante de marcenaria e serralheria é excelente para contarmos com um ar mais descolado”, acrescenta.

Com o advento do home office – e a necessidade de ter um visual interessante para as reuniões virtuais –, o tijolinho é muito bem-vindo e um pedido recorrente dos moradores, segundo alega a dupla de arquitetas.

Já no caso de cozinhas e banheiros, ambas ressaltam que sua especificação depende muito da proposta definida, bem como a disponibilidade para a manutenção periódica nos locais.

Cuidados para instalar e manter os tijolinhos – A instalação dos tijolinhos aparentes requer certos cuidados para que o material não se desgaste com o tempo.

Por se tratar de um material poroso, recomendamos efetuar a impermeabilização para uma maior durabilidade. No caso da utilização de plaquetas, é recomendada é a aplicação prévia de produto impermeabilizante para garantir a integridade do material.

“Nesse processo, realizamos primeiramente a impermeabilização, para depois aplicar a argamassa de assentamento. Ainda consideramos uma segunda camada de produto com o objetivo de atingir um resultado mais delicado”, esclarece Bianca.

Para quem procura um resultado rústico na parede, não é necessário considerar o mesmo tipo de cuidado ao instalar as plaquetas. Porém, é essencial atentar-se à paginação e a amarração correta das peças, como também o rejuntamento que acompanhe a proposta do projeto.

Quando o tijolinho nãos é o revestimento mais indicado – Os tijolos aparentes não são recomendados em ambientes internos com contato direto com água ou gordura.

“Já incluímos em uma parede de banheiro distante da área molhada. Mesmo assim, reforçamos o tratamento de impermeabilização, que precisa ser repetido de tempos em tempos para garantir um boa durabilidade e boa aparência”, conclui Fernanda.

Contato:
Oliva Arquitetura
(11) 971-782-643 / 996-579-979
https://www.oliva.arq.br

 

#OlivaArquitetura