Entre 11 mil projetos inscritos de 57 países, Cobogó Mundaú vence na categoria Produto da maior premiação de design mundial

Portobello premiada no iF Design Awards 2022

O Cobogó Mundaú da Portobello conquistou o iF Design Award 2022, mais conceituado prêmio de design do mundo. O elemento construtivo vazado é feito a partir da concha do sururu, molusco considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas.

Assinada pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, em parceria com o artesão Itamácio Alexandre, morador da comunidade do Vergel, a peça ganhou escala industrial com o apoio da Pointer, marca de design democrático da Portobello, e distribuição nacional pelas Lojas Portobello Shop.

Design a favor da sustentabilidade, superfície inspirada no próprio contorno do marisco, e tons indecifráveis e surpreendentes, compõem o produto premiado. A solução sustentável, um dos atributos destacados para que a peça ganhasse o prêmio na categoria Produto, permite o reaproveitamento da casca do Sururu que, sem uso prático, gerava descarte de mais de 300 toneladas por mês, causando poluição e mau cheiro na comunidade do Vergel, localizada às margens da Lagoa do Mundaú, na zona urbana de Maceió.

O Cobogó Mundaú nasce a partir da aplicação da economia circular, por meio do Projeto Maceió Mais Inclusiva, que é uma iniciativa conjunta realizada pelo BIDLab e pela Prefeitura De Maceió, em parceria com a Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Universidad Politécnica de Madrid, implementado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS.

A pesca do sururu é uma das atividades mais tradicionais da economia local e a peça é produzida pela própria comunidade a partir do sururu recolhido e triturado, em substituição da areia, na composição com o cimento.

O iF Design Awards é realizado na Alemanha desde 1953 e reúne um criterioso júri independente de especialistas internacionais do setor para avaliar produtos de diversos lugares.

Ao todo, foram inscritos cerca de 11 mil projetos de 57 países. No caso do Cobogó Mundaú, além da estética e a redução do impacto ambiental, a premiação destacou a cocriação com a comunidade e a promoção da economia circular.

“Além da preservação ambiental, o Cobogó Mundaú possibilita a geração de trabalho em escala para a comunidade através da reciclagem do resíduo, proporcionando uma economia circular de valor agregado. Quando o consumidor comprar um desses cobogós, estará fazendo parte desta cadeia que busca transformar esta realidade de extrema vulnerabilidade. Além de adquirir um produto único, os clientes também serão protagonistas da mudança. Por isso, enxergamos este projeto de forma tão especial, pois está muito alinhado com a forma como a Portobello expressa a sua atuação na área da sustentabilidade”, destaca Pamela Golin, gerente de Produto da Portobello.

A cerimônia de premiação do iF Design Awards acontecerá no dia 16 de maio, no teatro Friedrichstadt Palast, em Berlim, na Alemanha.

Serviço
Portobello
tel.: 0800 648 2002
portobello.com.br