Projetado pela arquiteta Carol Bezerra, o apartamento de 160m² integra ambientes e ainda conta com uma cozinha gourmet digna de chefs

Quando os ambientes conversam entre si

Entre a cozinha e a área social uma divisória vazada dispõe de bar e estante. O piso Tauari Caramel, da Akafloor, combina com os móveis de madeira. Foto: Raissa Lorena

Dizem que a cozinha é a alma da casa, e, para duas mulheres, mãe e filha, esse ditado não seria nem um pouco diferente. Além do amor por receber visitas, ambas trabalham com gastronomia. Ou seja, dois fatores que deixaram evidente a necessidade de priorizar em seu novo lar uma cozinha maravilhosa e espaços propícios para amigos e familiares.

Com isso em mente, a arquiteta Carol Bezerra projetou este apartamento de 160m², em Brasília, DF. A profissional abraçou esta paixão das duas e optou por um estilo bem clean e leve, que também foi um pedido das proprietárias.

“O principal desejo das moradoras era tornar a cozinha o centro de tudo, o coração do projeto. Mas, além do protagonismo deste cômodo, era importante para mãe e filha que os ambientes do apê fossem abertos, a fim de possibilitar momentos de integração máxima, principalmente quando fossem promover recepções”, explica Carol.

A arquiteta derrubou as paredes entre sala de estar, de jantar e cozinha gourmet. Este conceito de planta livre deixou a área super espaçosa e harmônica para as moradoras receberem visitas sem se preocupar com a falta de espaço ou conforto.

A fim de propor este ambiente totalmente integrado, Carol Bezerra investiu em recursos como a ilha central com cooktop na cozinha gourmet e uma divisória com vidro separando o estar da área de refeições, que desempenha a função de bar e estante.

Para além do conceito de unificação dos espaços, se inspirou nos projetos da época da construção de Brasília e resolveu priorizar a madeira. Afinal, por incrível que possa parecer, foi desse material que surgiu a arquitetura moderna brasiliense. “Foram as casinhas coloridas feitas de madeira o ponto de partida da cidade hoje de concreto e mármore”, referencia a arquiteta.

Falando em cores, apenas uma cristaleira fica em evidência por sua tonalidade mais vibrante. A atmosfera limpa foi levada em consideração para o uso do restante dos móveis, que conversam, perfeitamente com os tons escolhidos para os pisos e paredes. “Optei por uma paleta mais clean, que varia do cinza, branco, até o rosa mais envelhecido”, diz Carol.

A arquiteta conta que apesar de sempre inserir seu toque nos projetos e levar em conta toda sua bagagem profissional, no fim, o estilo e personalidade dos clientes falam mais alto. “Através de elementos atemporais, procuro inserir a marca de quem irá viver no local. Assim a moradia continua com personalidade, mesmo com o passar dos anos”, justifica.

SOBRE A AKAFLOOR
Localizada em São João del-Rei, Minas Gerais a Akafloor está entre os três maiores mercados consumidores do Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa produz há mais de uma década pisos prontos de madeira desenvolvidos a partir de madeira de reflorestamento, garantindo qualidade, elegância e a sustentabilidade dos seus produtos. Conta ainda com uma filial nos Estados Unidos, responsável por atender o mercado norte-americano e Europeu.

Serviço:
Akafloor
tel.:  (32) 3371-1000
akafloor.com.br