Projetos para arquitetura médica devem considerar a conexão com a natureza

Plantas nos espaços de saúde

Projeto biofílico do escritório Quadriarq

No ambiente hospitalar, as pessoas, normalmente, estão cansadas e preocupadas. Ajudar o paciente a enfrentar a sua jornada em busca de cuidado é um desafio.

Indo além do bom tratamento e atendimento, arquitetos propõem uma nova forma de projetar, que considera a conexão com a natureza na arquitetura médica.

“A sustentabilidade não deve se limitar a edificações com design arrojado. Precisamos tornar o contato com o verde parte do nosso dia a dia. Estamos vendo forte conscientização no segmento médico”, acrescenta.

A arquiteta Bia Rafaelli Casaccia, especialista em Design Biofílico, conta que, em um hospital estadunidense, o médico Robert Ulrich relatou que os pacientes internados em quartos com vista para fora, onde havia muitas árvores, apresentavam uma melhora mais rápida do que os que tinham uma vista para tijolos.

“Já sabemos que causa de muitas doenças é a separação com a natureza. A cura é obvia: a reconexão nos levará a reduzir o estresse e aumentar a qualidade de vida na cidade”.

O arquiteto Fernando Ghiggi, co-fundador da QuadriArq, acredita que o ambiente afeta diretamente a maneira como as pessoas se sentem e tem explorado as plantas e a iluminação natural, por exemplo.

“Estamos mudando a ideia de ambientes frios, brancos e gelados. A boa arquitetura agrega a biofilia e melhora a vida das pessoas”, ressalta.

Brise Vegetal Pendente – Para atender a essa nova demanda no setor médico, o engenheiro João Manuel Feijó, da Ecotelhado, acaba de desenvolver o Brise Vegetal Pendente, um sistema prático e versátil que permite o plantio de diversos tipos de vegetação e até horta na área externa.

O sistema é composto por módulos que são encaixados verticalmente. As mantas geotêxteis e o substrato garantem o pleno desenvolvimento das plantas.

Além de transformar a vista da fachada, as brises convertem calor acumulado nas paredes, que seria bloqueado com o uso de ar-condicionado. Atua, portanto, como isolante térmico.

Jardim Vertical – Podem ser instalados com diversos tipos de plantas na área externa. As floreiras são encaixadas em suportes de aço galvanizados e possuem um reservatório de água com aberturas na parte inferior por onde passa o excedente de água para a irrigação de todas as outras jardineiras da coluna. Isso facilita o crescimento das raízes e a manutenção saudável das plantas.

Telhado verde – Um dos grandes benefícios dos telhados verdes é a captação de água e o conforto térmico do ambiente. A cobertura verde também pode ser usada em espaços de lazer e descompressão.

Contato:
Quadriarq
(51) 3085-8803
https://quadriarq.com/

 

#Quadriarq