Até o dia 5 de março 2022, mostra individual O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore de Mauro Fuke, em Porto Alegre

Mauro Fuke no Instituto Ling

O Rio Vermelho, de Mauro Fuke

A mostra individual O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore, do escultor gaúcho Mauro Fuke, ganhou mais alguns dias para visitação na galeria do Instituto Ling, na capital gaúcha.

A exposição poderá ser conferida até o dia 5 de março, sempre com entrada franca. Há opção de visitas livres de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, e a possibilidade de visitas com mediação de segunda a quinta, às 18h, e nas sextas e sábados, às 16h e 18h, com agendamento prévio e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Com curadoria de Neiva Bohns, a exibição reúne quatro obras em madeira construídas com raciocínio matemático e conta com o vídeo-conceito Gesto Invisível, que acompanha a rotina de Fuke em seu estúdio, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

Antes ou após fazer a visita, o público também pode conferir gratuitamente, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural), o mini documentário sobre a exposição, com direção de Caio Amon e fotografia de Maurício Casiraghi, além de um bate-papo entre o artista, a curadora e o cineasta com detalhes sobre a mostra.

Mauro Fuke nasceu em Porto Alegre, no ano de 1961, e se formou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escultor, trabalha principalmente com madeira. Participou da exposição Como Vai Você Geração 80 e dos Panoramas de Arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), sendo premiado no ano de 1988. Realizou diversas exposições pelo Brasil, participou de duas Bienais do Mercosul (1999 e 2005) e executou diversas obras públicas, em locais como a Unicamp (Praça das Bandeiras) e o Aeroporto Salgado Filho.

Neiva Bohns – Historiadora, curadora e crítica de Artes Visuais, Neiva Maria Fonseca Bohns nasceu em Pelotas, em 1961. É professora e pesquisadora na área de Arte Contemporânea no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e do Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), além de atuar como diretora cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB).

Ações de prevenção e combate ao coronavírus – Para garantir a segurança do público, o Instituto Ling está limitando o número de visitantes, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel, medindo a temperatura corporal na entrada e estabelecendo distanciamento. O guia completo que detalha os cuidados da instituição pode ser conferido em https://institutoling.org.br/explore/covid-19-guia-de-regras-para-acesso-e-visitacao-ao-instituto-ling.

Serviço:
Exposição O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore
Artista: Mauro Fuke
Curadoria: Neiva Bohns
Período de visitação: até 5 de março de 2022
Visitas sem mediação: livres, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Horários com mediação: de segunda a quinta, às 18h; sextas e sábados, às 16h e 18h, mediante agendamento prévio e sem custo no site www.institutoling.org.br
Local: Galeria do Instituto Ling
Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS
Entrada franca

Contato:
Instituto Ling
(51) 3533-5700
https://institutoling.org.br/exposicoes