As profissionais do escritório Triare Arquitetura mostram como tirar melhor proveito dos ambientes com peças versáteis e de bom gosto

Estratagemas com marcenaria pelo Triare

Na ambientação de projetos de metragem reduzida, é essencial pensar em alternativas de otimização de espaço.

A ideia é, independentemente do tamanho da casa, atender o máximo de demandas dos clientes – se possível, todas elas –, sem sacrificar a circulação, o conforto e as necessidades essenciais.

As arquitetas Fernanda Bergamin, Karina Rosignoli e Marcella Sellinas, do escritório Triare Arquitetura, indicam seis soluções em marcenaria que beneficiam o bom aproveitamento de cada m² tão precioso nos apartamentos compactos.

Estratagemas com marcenaria pelo Triare

Invistir em móveis multifuncionais – Esta peça única de marcenaria, que foi posicionada entre o hall e a cozinha, inclui cristaleira com portas espelhadas, nichos decorativos iluminados, adega, bancada de apoio, gaveta e portas para acomodar utensílios.

Substituir armários por estantes aéreas – Aproveitar as paredes é uma excelente estratégia para assegurar a boa circulação. Sobre a bancada de estudos, esta estante aérea em MDF, com nichos fechados e vazados, além de decorativa, permite segmentar livros, adereços e o que for necessário, deixando o ambiente bem mais organizado.

Unir as áreas de estudos e de lazer – Neste quarto infantil, a marcenaria de linhas simples preenche todo o pé direito, compreendendo, abaixo, a bancada de estudos e os nichos para livros e, acima, o cantinho onde a criança brinca com os bonecos favoritos que ficam organizados na estante de duas cores. Ao estender-se verticalmente, a metragem é poupada. O acesso à ala superior é feito pela escada ou pela parede de escalada.

Apostar em beliches – Em vez de um trio de camas de solteiro, a melhor solução para acomodar três hóspedes na parede foi a beliche com bicama, que foi encostada na parede para favorecer ainda mais a mobilidade. Este é um modelo de MDF cinza claro, com escada de mesmo material e proteção na cama superior.

Camuflar itens indesejados em elementos divisórios – Neste painel ripado, confeccionado em laca cinza, que setoriza a área íntima dos ambientes sociais, estão mimetizadas a porta que dá acesso aos quartos e o ar-condicionado, este acomodado em uma caixa de mesmo visual e que tem continuidade como armário, permitindo guardar objetos diversos. Ainda, a escolha de um único material e cor para atender as diferentes necessidades privilegia a sensação de amplitude.

Usar bancos baús – Como o espaço para a sala de jantar era pequeno, o ambiente foi criado como canto alemão, um tipo de composição que amplia a quantidade de assentos, sem ocupar muito espaço. Dentro deste conceito, um banco baú, feito sob medida e com divisória, além de comportar mais pessoas, oferece um grande espaço extra para armazenar objetos de menor uso.

Contato:
Triare Arquitetura
Telefone não informado!
https://triare.arq.br

#Triare