Geração Millennials impulsiona mercado de luxo e provoca mudanças no consumo e no perfil das lojas de alto padrão
Para um negócio atrair o seu público, nos dias de hoje, é necessário muito mais do que a oferta de produtos de alta qualidade e durabilidade. Os clientes buscam marcas e produtos que representem aquilo que acreditam. Dessa forma, se antes a máxima era “ter para ser”. Hoje o que conduz a lógica do consumo é “ser para ter”.
Essa mudança de paradigma é ainda mais sensível no mercado de alto luxo que, segundo estudos feitos pela Consultoria Bain & Company e pela fundação italiana Altagamma, cresceu cerca de 5% em 2017, alimentado, principalmente, por consumidores mais jovens, a chamada geração Y, ou Millennials, que traz consigo novas linhas de pensamentos, inclusive quando se trata de valores pessoais que permeiam por cuidados com a natureza, personalização de produtos, sensações e vivência de novas experiências.
Atenta a essa demanda, novas lojas chegam ao mercado com esses valores embutidos em sua visão de negócios, a Movelaria Olga, que chega à capital mineira em junho, é um exemplo.
Sua comunicação com público-alvo já começa pela estrutura da loja. Distribuída em três pavimentos, em uma área de 700m², o espaço prima pela sustentabilidade em sua construção. De acordo com o proprietário da loja, José Fonseca, a Movelaria Olga entende que as pessoas estão valorizando, cada vez mais, os valores como ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. “Ser sustentável, além de gerar baixo custo para a nossa operação, significa se encaixar em uma proposta altruísta e contemporânea”, afirma.
O projeto arquitetônico, criado pelas arquitetas Janaina Pacheco e Fernanda Frascoli, do escritório Pacheco & Frascoli Arquitetos Associados, possui um sistema construtivo feito por uma estrutura metálica, com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos e sobras de materiais na obra. Além disso, a loja possui placas solares fotovoltaicas que fornecerão energia suficiente para suprir a demanda gerada pela loja. O edifício também contará com sistema de reaproveitamento de água pluvial que será utilizada na irrigação dos jardins e escadas.
Além do aspecto sustentável, a personalização é algo importante para a nova geração do mercado de luxo, pois se torna a principal ferramenta de diferenciação dos demais e, no mercado de decoração, uma das peças que ajuda nessa personalização são as de design assinado. “Na Movelaria Olga vamos trabalhar com peças de jovens talentos do design. Móveis especiais que requereram pesquisa para seu desenvolvimento e foram construídos com matérias-primas excepcionais. Um exemplo é a cadeira Esqueleto, de Pedro Franco. Uma peça extremamente irreverente inspirada na costela humana e feita com estrutura de aço carbono e assento de fibra de coco”, explica José Fonseca.
Apesar desses diferenciais, algo continua intacto para essa nova geração do pós-luxo: o atendimento. “Os consumidores desejam uma boa estrutura física, como estacionamento, segurança e boa localização, mas também não abrem mão de um atendimento diferenciado, com uma excelente equipe que conhece seus desejos e aquilo que é importante para ele. É preciso entender quais são os anseios desses novos consumidores e isso só é possível se houver um excelente atendimento”, encerra.
Serviço:
Pacheco & Frascoli Arquitetos Associados
(31) 3287-6980
http://www.pefarquitetos.com.br