A Hercules Motores Elétricos anuncia parceria com a Ampera Racing, equipe Top 5 da competição que acontece no dia 27 de novembro, disputa que estimula novos projetos de carros elétricos para estudantes de engenharia

A Hercules Motores Elétricos anuncia parceria com a Ampera Racing, que é uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina. “A nossa companhia trabalha com motores de mobilidade elétrica para carros de pequeno porte, como de golfe, veículos off-road e rebocadores, e agora também para carros de corrida da Fórmula SAE”, destaca Maicon Muraro, responsável pela área de Marketing da empresa.

A Fórmula SAE BRASIL – que acontece anualmente (27.11.19) em Piracicaba, interior de São Paulo – tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. A equipe Ampera Racing, fundada em 2012, já desenvolveu cinco projetos e se consolidou no Top 5 da competição, alcançando dois pódios e se firmando como uma das melhores equipes do Brasil. Os pilotos são escolhidos dentre os membros da equipe e passam por vários testes em simulador para extrair o melhor resultado.

Para a edição 2019 da competição a Hercules Motores Elétricos fornecerá o motor elétrico para o AMP-219. Durante os três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo e uma apresentação de marketing. Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto.

Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos. Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento.

Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de forma a garantir que o melhor conjunto de projeto e veículo vença a competição.

Segundo Gabriel Soares Flores, do Marketing da Ampera Racing, a competição põe em prática os conceitos aprendidos em sala de aula – que são aplicados nos maiores polos automotivos do mundo-, ajudando no desenvolvimento do motor que estará no carro do futuro, desmistificando alguns paradigmas sobre mobilidade elétrica: “a parceria da Hercules Motores Elétricos nos nossos projetos demonstra o interesse da companhia na promoção e no desenvolvimento da mobilidade do futuro”.

“Para a companhia, apoiar a Fórmula SAE é uma ótima maneira de difundir a mobilidade elétrica no Brasil, além de incentivar as universidades com uma solução 100% nacional, engajando os jovens a ampliar o conhecimento de maneira inovadora e integrada à indústria”, comenta Drauzio Menezes — diretor da Hercules Motores.

A competição teve início nos Estados Unidos em 1981, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy, alavancada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance. Foi impulsionada pelas três grandes montadoras americanas, General Motors, Ford e Chrysler, que viram nessa competição uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para suas equipes.

No Brasil a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu no ano de 2004. Atualmente a competição acontece na Austrália, na Itália, na Inglaterra, na Alemanha, no Brasil e nos Estados Unidos, onde são reunidas as melhores equipes de cada país. A 16ª Fórmula SAE BRASIL acontecerá entre 28 de novembro até primeiro de dezembro no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Contato:
Hercules Motores Elétricos
(47) 3281-1900
http://www.herculesmotores.com.br

SAE BRASIL
(11) 3287-2033
http://portal.saebrasil.org.br/
http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil