A Uliving ressignifica prédio icônico do Hotel Novo Mundo, com retrofit e projeto de ambientes compartilhados

Ícone convertido em hospedagem estudantil

Local reabre as portas em janeiro de 2020 e terá capacidade para abrigar 413 estudantes

Na esquina da Praia do Flamengo com a rua Silveira Martins está localizado um prédio com traços de “Art Deco”, construído na década de 50 para receber os times que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.

O edifício, que foi projetado pelos imigrantes espanhóis Gumercindo José e Vitor Fernandes, recebeu muitos diplomatas, políticos e famosos, inclusive Pelé, que se hospedou no local quando marcou seu milésimo gol no Maracanã. Hoje, a estrutura do Hotel Novo Mundo, está passando por um retrofit para abrigar 413 estudantes do mundo todo, a partir de janeiro de 2020.

O prédio, que possui uma localização com vista privilegiada para o Corcovado, Cristo Redentor e Baía de Guanabara, receberá o projeto pioneiro em residência estudantil no Brasil. Na prática, um estudante aluga um quarto individual ou compartilhado e pode desfrutar de áreas de convivência com outros jovens.

“Acreditamos na cultura do coliving como enriquecedor nesta fase da vida para aqueles que saem de casa para estudar. Oferecemos uma estrutura segura e confortável para agregar na nova rotina de estudos que as universidades e outros cursos superiores exigem”, conta Juliano Antunes, CEO da Uliving.

A reforma preservará elementos originais do prédio. “Por ser um edifício histórico, optamos pelo retrofit para valorizar e manter a fachada, além de detalhes marcantes da estrutura, principalmente dos quartos. Nosso maior impacto será nas áreas comuns, onde desenhamos ambientes que proporcionarão a experiência da convivência, mas também preservarão a privacidade dos moradores”, explica o arquiteto responsável pela obra, Beto Magalhães, da Beto Magalhães Arquitetura.

A unidade contará com uma estrutura – inédita na rede – com coworking, cozinha compartilhada, jogos, fitness room, churrasqueira e sala de cinema, além de uma grande novidade: uma piscina no rooftop que terá uma vista especial para alguns dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, que não existia quando o espaço era um hotel.

Ciente do papel histórico da construção para os cariocas, o projeto também fará uma homenagem ao Novo Mundo. “Esse é um prédio icônico e muito querido pela população local. Nosso objetivo é manter viva sua essência, com um memorial que construiremos com objetos que fizeram parte da história do hotel, como a placa do gol mil do jogador Pelé”, revela o CEO.

Contatos:
Beto Magalhães Arquitetura
(11) 5102-4884 / 5102-4861
http://www.bmagalhaes.com.br/

Uliving
(11) 3078-0200 / (11) 99501-5349
https://uliving.com.br/