Um cubo transpassado por um contínuo vazio central para onde se voltam as principais áreas do edifício
Em um terreno de conformação quadrada, na esquina da Avenida Rebouças com a Rua Capote Valente, no Bairro de Pinheiros em São Paulo, o Módulo Rebouças se compõe por 46 unidades de escritórios, um teatro no pavimento térreo e subsolos de garagem.
Foi concebido como um cubo transpassado por um contínuo vazio central para onde se voltam as áreas da recepção do edifício, do foyer do teatro e das circulações coletivas verticais e horizontais periféricas, presentes em todos os pavimentos.
Esses espaços e vazios proporcionam perspectivas visuais variadas e visões lúdicas dos acontecimentos do edifício, pensado como um espaço de trabalho extrovertido e amigável que procura estimular o encontro, a convivência e a socialização. Jardins e floreiras nos pavimentos superiores e térreo transportam o verde para seus ambientes internos.
Externamente, o edifício é revestido por um conjunto de caixilhos que alternam módulos envidraçados com vedações opacas em painéis de alumínio composto, em tonalidades de cinza e amarelo. Esses fechamentos e aberturas foram pensados para que todas as unidades recebam as mesmas porcentagens de iluminação e ventilação naturais.
O edifício não tem gradis ou muros voltados para as ruas. Seu térreo transparente e permeável é receptível aos fluxos urbanos, de modo a promover sua inserção harmônica no tecido da cidade.
Ficha:
Módulo Rebouças
São Paulo/SP
Arquitetos: Renato Dal Pian e Lilian Dal Pian
Localização: Rua Capote Valente, 39 – São Paulo, Brasil
Coordenação: Carolina Freire Equipe de Projeto: Paulo Noguer, Amanda Higuti, Natalie Tchilian, Sabrina Aron, Julio Costa, Cristina Sin, Carolina Tobias.
Área do terreno: 2.567,90 m²
Área construída: 14.238,86 m²
Ano do projeto 2011 — 2013
Conclusão da obra: 2016
Fotografias: Nelson Kon
Incorporação: Idea!Zarvos e Engeform
Construtora: Engeform Projeto de Contenção e Fundação: Apoio
Projeto de Ar Condicionado, exaustão e ventilação: Contractors
Projeto de estrutura de concreto: Gama Z Engenharia
Projeto de elétrica e hidráulica: Grau Engenharia
Projeto de esquadrias: Arqmate
Projeto de Comunicação Visual: João Nitsche
Projeto de Paisagismo: Isabel Duprat
Projeto Luminotécnico: Mingrone
Iluminação Interiores: Ana Costa e Tryptique Architecture
Painéis Artísticos: Ronah Carraro
Acústica: Harmonia Acústica
Cenotecnia: Cineplast
Impermeabilização: Proassp
Principais fornecedores: Sul Metais (brises e forro metálico), Atlas Schindler (elevadores), Schücco (esquadrias), Strunor (fachadas), Deca (peças e metais sanitários), Häffelle (ferragens), Glassec (vidros) , Day Brasil (revestimento fachada), Knauf (dry-wall), Eliane (revestimentos parede), Portinari (pisos), Metalgrade (piso área técnica), Mekal (cozinhas), Neocom (divisórias), Ibratin (textura).
Contato:
Dal Pian Arquitetos
(11) 38221218 / 3822-5186
http://www.dalpian.arq.br/