A Riccio Cucina Artigianale é uma cozinha italiana artesanal. Nem padaria, nem restaurante, mas um mix dos dois formatos

Superlimão assina Riccio Cucina Artigianale

Sem mesas e com poucas banquetas, o projeto do Superlimão tinha como partido oferecer um ambiente gostoso para um café ou breve refeição, enquanto seria possível aos clientes observarem os pequenos e cuidadosos detalhes da arquitetura (do novo ao antigo).

Localizado na Vila Nova Conceição, o imóvel de 85m² que abriga o Riccio é uma casa antiga de alvenaria estrutural. O projeto tirou partido desta construção existente, mantendo o tijolinho à vista na fachada (com pintura) e expondo os reforços estruturais do pilar central e a nova estrutura metálica, contrastando com a antiga alvenaria.

Esse pórtico de estrutura metálica na fachada, com pintura laranja contrastando com o verde dos tijolos antigos descascados e pintados, conta com a vitrine de prateleiras de pães, um banco retrátil e portas de correr em trilhos independentes que permitem abertura quase que total do vão.

Ao adentrar no espaço, o layout prioriza o balcão de atendimento com os produtos expostos nas vitrines e nas geladeiras. Toda a produção é feita diariamente no pavimento superior, onde é possível espiar da cozinha um pouquinho da calçada.

O balcão surge como o protagonista. Para seu desenho e execução, foram escolhidos materiais nobres, aplicados de forma descontraída, como o latão oxidado e plissado, como se fosse uma forminha de doce.

No térreo, uma estante em chapa perfurada e vergalhão – feita originalmente de uma antiga porta de madeira que seria descartada de uma obra – faz a divisa entre o balcão de atendimento e a escada para acesso à cozinha no andar superior.

No chão, o piso de caco de mármore com rejunte em granilite foi reaproveitado, levando um pouco das calçadas de Roma para dentro do espaço.

No banheiro, o projeto brincou com a referência do significado da palavra ‘Riccio’, que em italiano significa ‘porco espinho’, para criar um forro de espinhos, como um porco espinho gigante habitando o banheiro. Esse forro é composto por cavilhas de alturas diversas, criando o arredondado do dorso do porco espinho e uma retro iluminação.

Na varanda do pavimento superior, onde está a cozinha, foi criada uma torre de paisagismo para plantação das ervas e temperos utilizados nas receitas da produção local. Essa torre, juntamente com a cozinha, pode ser vista do lado de fora, aproximando a produção artesanal dos clientes que visitam o espaço.

Ficha:
PROJETO : Riccio Cucina Artigianale
Arquitetura: Superlimão
Equipe – Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Antonio Carlos Figueira de Melo, Alessia Schiavo e Paula Melardi.
Área – 85m2
Ano – 2020
Local – Vila Nova Conceição, São Paulo, SP, Brasil
Fotografia – Israel Gollino

Fornecedores
Construção – Saeng
Luminotécnica – LDArti e Reka @rekailuminacao
Mobiliário – Desmobilia 2desmobilia
Marcenaria e serralheria – Detalhe04 @detalhe04

Contato:
Superlimão
(11) 3518-8919
http://www.superlimao.com.br/

________________________