3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin anuncia projetos selecionados
Com um aumento de 60% no número de inscritos em relação à edição anterior, o 3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, dedicado a universitários, anuncia os 15 projetos selecionados.
O júri, composto por Bebel Abreu, Diego Mauro, Gil Tokio, Giorgio Giorgi e Priscila Farias, analisou as propostas dos 213 inscritos, provenientes de 20 estados e Distrito Federal.
Cada projeto recebe R$ 5.000,00 para execução do protótipo, com acompanhamento do júri no processo de prototipação, e os 15 selecionados ganham exposição no Instituto Tomie Ohtake, quando serão conhecidos os três premiados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior.
Projetos selecionados:
• Abrapé – Fechadura para portas de passagem acionada pelos pés
Autoria: Rafael Aguirre
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Orientador: Gerson Lessa
• Beabá – Projeto de Alfabetização Infantil
Autoria: Artêmio Cassol Neto, Francine Maciel de Sá
Tipo de Projeto: Educação
Instituição de estudo: Centro Universitário Filadélfia
• Cobogó de plástico reciclado
Autoria: Jade Azevedo Costeira
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal da Paraíba
• Colmeia Racional Urbana
Autoria: Melissa Sánchez Hueck
Tipo de Projeto: Biologia
Instituição de estudo: Fundação Armando Alvares Penteado
• Conta pra mim
Autoria: Ana Carolina de Alcântara Pereira; Beatriz Gadelha Silva; Bruno Pereira de Oliveira
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal do Ceará
Professor Orientador: Emílio Augusto Gomes de Oliveira; Lia Alcântara Rodrigues
• Desembalar menos, descascar mais
Autoria: Elena Raquel Amato Ellwanger
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade do Estado de Minas Gerais
Professor Orientador: Caroline Salvan Pagnan
• Fronteiras: linhas de transmissão de energia
Autoria: Manuela Raitelli
Tipo de Projeto: Arquitetura
Instituição de estudo: Escola da Cidade
Professor Orientador: José Paulo Gouvêa
• Inserdiu – Simulador para treinamento de inserção do dispositivo Intrauterino DIU
Autoria: Ana Maria de Lara da Silva, Gabriela de Azevedo Delduque de Macedo
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal do Paraná
Professor Orientador: Viviane Gaspar Ribas El Marghani
Co-orientadora: Mariana Drechmer Romanowski
• Lampe – matinais inclusivos
Autoria: Bruno Furlan Luvizzuto, Gabriel Amorim, Isabela da Silva Rodriguez, Isabela Priante dos Santos, João Gabriel Ribeiro de Andrade, Matheus William Gerard, Thiago Murakami Martins
Tipo de Projeto: Gráfico
Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
Professor Orientador: Vitor de Castro Fernandes
• Lina
Autoria: Pedro Henrique Linhares, Renata Pinheiro
Tipo de Projeto: Mobiliário
Instituição de estudo: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Professor Orientador: Marco Antônio Magalhães; Monica Duarte
• Minimercados Hiperlocais
Autoria: Ana Luiza Aun Al Makul; Carolina Bento Safi; Débora Suemi Panzarin Aoki; Helena Gualandi Verri; Luisa Bissoni de Souza
Tipo de Projeto: Arquitetura
Instituição: Universidade de São Paulo
Professor Orientador: Paulo Eduardo Fonseca de Campos
• Reinventar, Ressignificar e Reestruturar
Autoria: Arthur Mourão
Equipe: Renan Muinhos De Souza Ruffeil
Tipo de Projeto: Gráfico
Instituição de estudo: Faci Wyden
Professor Orientador: Pedro Augusto de Moura Palha Bellesi
• Retomba
Autoria: João Pedro Andrade Caixeta
Tipo de Projeto: Patrimônio Histórico
Instituição de estudo: Universidade Federal de Uberlândia
Professor Orientador: André Luís de Araujo
• Solo Embalagens
Autoria: Ana Clara Argento Nunes; Mateus de Freitas Viana
Equipe: Yago Medeiros de Oliveira Bunim
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal Fluminense
• Subversão Negra: o corpo presente é o passo para a mudança
Autoria: Ingrid Michelle Ferreira dos Santos
Tipo de Projeto: Moda
Instituição de estudo: Faculdade Santa Marcelina
Professor Orientador: José Augusto Marinho Silva
Caso algum projeto seja desclassificado por não cumprir com determinações do edital, o mesmo será substituído por um projeto suplente já determinado pelo júri, na ordem em que estão listados abaixo:
• Luminária COGU
Autoria: Rodrigo Moraes
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Universidade Federal de Santa Catarina
• Manequim de tecidos
Autoria: Anna Carolina Menezes
Tipo de Projeto: Produto
Instituição de estudo: Instituto Europeu di Design
Professor Orientador: Juliana Harrison Henno
O Prêmio – Se na primeira edição o tema sugerido foi COMPARTILHAR, e na segunda, CIRCULAR, o 3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin propôs como mote REVER, um convite a buscar outros olhares para o que já está posto, tratando das mais variadas questões, como a gestão dos recursos naturais, as formas de deslocamento de pessoas, mercadorias e informação, a aplicação massiva de tecnologias de home office e educação à distância, além da interação humana com os objetos e, principalmente, com as outras pessoas.
Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias, sugere a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários.
A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais.
Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.
Contato:
Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
(11) 2245-1900
http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/
____________________