Guto Requena, conhecido por unir tecnologia, design e arquitetura em seus projetos, apresenta uma ambientação que aposta no conceito Utopia
O arquiteto e designer Guto Requena assina a ambientação da edição 37 do São Paulo Fashion Week – que acontece entre os dias 22 a 27 de abril. O projeto é inspirado no conceito de Utopia e faz um convite aos visitantes para refletirem sobre quais as próprias utopias.
Partindo dessa ideia, Guto apresenta uma grande praça de convivência entre as duas arenas de desfiles. Ocupando um antigo galpão industrial desativado, com cerca de 5.000 m2 e um pé direito de 16 metros de altura, as duas salas de desfile situam-se nas laterais, cada uma com capacidade para cerca de 1.700 pessoas.
Ao centro do espaço, criou-se uma praça formada por seis mobiliários desenhados para diferentes funcionalidades. Todas os itens possuem uma interação que é ativada por meio de ações coletivas, como o ato de sentar em conjunto. A ideia é aproximar as pessoas, estimular a empatia e a troca, partindo do princípio que elas têm que sentar próximas.
Os seis mobiliários funcionam como se fossem móveis urbanos e poderiam estar localizados em uma praça de grande metrópole. Vistos de cima, eles formam juntos a palavra UTOPIA. Logo na entrada, o primeiro mobiliário forma a letra “U”, todo feito em ripas de madeira, com sensores que reconhecem quando as pessoas sentam em grupos, acendendo luzes em seu interior que pulsam sinalizando visualmente as potencialidades desses encontros.
Um convite é feito para que os visitantes compartilhem as suas utopias nas redes sociais, usando a hashtag #MinhaUtopiaHoje. Estas respostas farão parte da própria cenografia, onde ficarão orbitando pelos telões aéreos no decorrer dos seis dias de evento, que funcionarão como uma visualização de dados alimentada em tempo real e de modo colaborativo.
Durante o SPFW N47, também acontece o projeto Estufa, uma iniciativa do evento que visa criar uma plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. O objetivo das ações é provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos.
Dentro desses critérios, o projeto recebe uma masterclass com Guto Requena, que traz uma reflexão sobre memória, cultura e narrativas poéticas, relacionadas as diferentes escalas do design, desde os objetos até as cidades. O talk acontece no dia 25 de abril, entre 11h e 13h, no Farol Santander.
Ficha:
Direção Criativa: Guto Requena
Equipe: Ludovica Leone, Guilherme Giantini, Bruno Baietto, Eduardo Chalabi
Local: Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05317-020
Capacidade: 1.700 pessoas
Área: 5.000 m2
Data do projeto: Abril, 2019
São Paulo Fashion Week (SPFW)
https://ffw.uol.com.br/spfw/n47/
Contato:
Guto Requena
https://arqbrasil.com.br/12282/guto-requena-estudio/
https://gutorequena.com/