Todo o apartamento foi resolvido em um único piso de madeira e um único revestimento de paredes brancas

Apartamento MF pelo Reinach Mendonça

Localizado em um edifício dos anos 70, em São Paulo, onde foram realizadas modificações em reformas anteriores, o partido do projeto, assinado pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, foi eliminar os excessos de acabamentos existentes e atender a um pedido dos clientes, que gostariam de viver em um espaço contemporâneo, arejado e claro, com poucas divisões e paredes bem iluminadas para colocar obras de arte.

Como o projeto original do apartamento trazia algumas dificuldades, como o desnível do piso e uma complicada estrutura de concreto, todo o apartamento foi resolvido em um único piso de madeira e um único revestimento de paredes brancas.

O destaque fica por conta do desenho da marcenaria, toda detalhada e personalizada, para os diversos ambientes, incluindo o uso de peças de aço inox na estrutura da marcenaria, além da porta da entrada em aço pintado de vermelho e o grafite na parede do hall.

O maior desafio se deu por conta dos pés direitos muito baixos e o desnível do piso na sala. Esta combinação criou uma dificuldade grande para a instalação do ar condicionado e para o projeto de iluminação.

A busca por uma linguagem simples se deu com as paredes brancas e um único piso de madeira cobrindo todo o piso do apartamento com exceção da área de serviço. Valorizou-se muito a entrada de luz natural e o desenho especialmente bem cuidado de toda a marcenaria, assim como esquadrias internas e unidade com o planejamento e colocação das obras de arte e peças especiais do mobiliário.

Ficha:
Obra: Apartamento MF
Local: São Paulo -SP
Data do projeto: 2014
Data da conclusão da obra: 2016
Área de construção: 400 m²
Arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Autores: Henrique Reinach e Maurício Mendonça
Arquiteto coordenador: Paula Leal
Colaboradores: Tony Chen, Rodrigo Nakajima, Mayara Ready, Camila Osele, Douglas Morilhão, Tais Vieira, Tadeu Ferreira, Victor Gonçalves, Daniela Sopas.
Fotos: Evellyn Muller
Interiores: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Luminotécnica: Foco Luz & Desenho
Elétrica: Ulysses Lopes Gonçalves
Construção: HM Freitas Engenharia
Ar condicionado: Mondarc
Automação: Oguri Tecnologia

Fornecedores:
Serralheria: Iron Tech
Esquadrias Internas e Marcenaria: Moichi Ono
Cozinha: Securit
Limastone banho: Galeria dela pietra
Pedras: Amazonas
Piso Madeira: Core/Hakwood
Cortinas: Uniflex
Películas de vidro: MSD Instalação em comunicação visual

Contato:
Reinach Mendonça Arquitetos Associados
(11) 3032-1110
http://www.rmaa.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil