Com mais de 60 anos, o projeto de 123 m², ganhou acabamentos modernizados, além de novo layout com salas integradas à cozinha para privilegiar o convívio social

Cristiane Schiavoni reforma apartamento

O apartamento com mais de 60 anos precisava de uma repaginada completa para receber os novos moradores: um casal e seus dois filhos, a menina de oito e um bebê de 1 ano. E assim, as boas ideias da arquiteta Cristiane Schiavoni, da Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, entraram em cena para a mudança e atualização completa do imóvel de 123 m², localizado no Jardins, região central de São Paulo.

Por se tratar de um apartamento antigo, ele continha algumas características da época, como a cozinha isolada, lavanderia extremamente mal aproveitada e banheiros apertados, e por isso, precisaram de uma repaginada total. “A sala já era grande e os quartos tinham quase a mesma planta. A maior alteração estrutural foi abrir a cozinha, criar um closet para o proprietário e um para a esposa, aumentando ainda os banheiros”, resume Cristiane Schiavoni.

Para a decoração, a escolha privilegiou os elementos sofisticados, com toque acolhedor, pois os moradores adoram receber em casa. A paleta de cores trouxe nuances suaves e neutras, com uma presença mais forte do rose, que aparece na sala. “O estilo segue uma linha contemporânea, mas a marcenaria tem uma presença forte neste projeto. Na sala, a grande estrela é o painel de TV e a cristaleira. O painel ripado traz uma textura diferente para a madeira, que equilibra as sensações de sofisticação e acolhimento. O material foi bastante utilizado na sala e na suíte máster”.

Pensado sob medida para o apartamento, o projeto luminotécnico (Empório Luz), com vários pontos de luz indireta, não só valoriza acabamentos, móveis e objetos, como cria cenas e efeitos muito interessantes e essenciais. “Não foi fácil trabalhar a iluminação neste projeto, por conta do pé-direito baixo. Tive que criar truques para trazer a sensação de pé-direito mais alto, por isso trabalhei bastante a iluminação no mobiliário. Outra saída foi criar elementos que trouxessem esse aconchego e diversos cenários por meio de luzes embutidas na marcenaria”, revela Cristiane.

A cozinha foi um dos maiores desafios do projeto, isso porque os pontos de infraestrutura ficavam em lugares completamente diferentes. “Além de desenvolver o novo layout da cozinha, repensamos as possibilidades técnicas para as tubulações de água, esgoto, gás. Tudo foi refeito no apartamento, não sobrou nada da infraestrutura antiga”, revela Cristiane.

Um dos pedidos dos moradores foi garantir a praticidade do dia a dia, por isso a arquiteta optou por uma península com as banquetas para refeições rápidas. Além disso, apostou em uma bancada generosa para o preparo dos alimentos e amplos armários de armazenamento, trazendo funcionalidade para a rotina dos moradores.

O quarto traz um painel ripado (Decorcity) que camufla a porta responsável por levar ao closet da senhora. “Como precisamos reduzir o espaço do quarto devido aos closets, preferimos uma cama mais baixa, a fim de evitar a sensação de espaço apertado”.

A porta de correr cinza leva ao banheiro máster. “O morador pediu o duo preto e branco para este ambiente. Por isso, criamos uma linguagem que traz o tijolinho (Viva Mais Revestimentos e Decortiles) com essa paginação para fugir do lugar comum e apostamos em elementos pretos, como a marcenaria do gabinete”.

A decoração do quarto da menina de oito anos foi um desafio para a arquiteta: “Pela idade dela, propus um projeto infantil, mas ela se mostrou mais madura para a idade e a proposta se transformou em um projeto menos infantil, mas sem perder a jovialidade. A solução foi encontrar uma paleta cromática mais sóbria, trazendo o rosa e o roxo em detalhes, para manter o ar de menina”, conta Cristiane.

“Por cumprir a função de banheiro social e lavabo, escolhemos a paleta mais neutra, trazendo uma sofisticação com o mosaico de mármore marrom imperial. Colocamos a porta do box com um vidro espelhado (Alto da Lapa Vidros), o que esconde o chuveiro quando fechado”.

 

 

Contato:
Cristiane Schiavoni Arquitetura
(11) 3649-4900
http://www.cristianeschiavoni.com.br/

 

Seu Cadastro