Arquiteta Leila Dionizios orienta sobre a criação de um escritório dentro do quarto

Com residências de metragens cada vez menores, é importante aproveitar todos os espaços possíveis da casa, inclusive criando cômodos multifuncionais. É o caso de escritórios que ficam dentro dos quartos: aquele cantinho ocioso pode se transformar em um ótimo espaço para trabalho e estudo. Através de dicas fáceis e úteis, a arquiteta Leila Dionizios ensina a criar um escritório dentro do quarto.

Para o escritório dentro do quarto funcionar bem, é preciso pensar nos móveis que serão essenciais. “A cama é o principal móvel do quarto, pois o objetivo deste cômodo é dormir. Além disso, um armário também é muito importante, para o dono do quarto ter onde guardar seus pertences”, afirma a arquiteta. “Como o quarto dividirá espaço com o escritório, a mesa e a cadeira de trabalho precisarão entrar nesse projeto. Somente depois destes quatro móveis estarem planejados na decoração é que se deve acrescentar demais”, completa.

“Uma boa ideia é colocar a mesa de trabalho perto da janela e longe da cama. Assim, é possível aproveitar melhor a luz do dia e evitar se deitar durante o horário de trabalho. Trabalhar de frente para um boa vista também é melhor do que ficar de frente para a parede”, avisa Leila.

Escolher uma mesa e cadeira ergonômicas e de boa qualidade pode ajudar no bom rendimento do trabalho. Segundo a arquiteta, “ninguém deve ficar sentado numa cadeira desconfortável nem trabalhando numa mesa com altura incorreta, pois isso pode fazer mal a saúde. É preciso achar os móveis certos para não se prejudicar. A mesa, por exemplo, deve ficar a 73 centímetros do chão e a cadeira precisa ter apoio para os braços e para a coluna, além de mecanismos de ajustes”.

Quem precisa armazenar materiais deve se preocupar com o espaço adequado para eles também, para que nada fique jogado desordenadamente ou juntando poeira. Para tanto, é possível instalar prateleiras e nichos, que contribuem não só para a arrumação como também para a decoração do quarto com escritório. “Uma dica é utilizar caixas coloridas para organizar melhor e dar mais charme ao cômodo. Use cores distintas para catalogar diferentes materiais”, aconselha Leila.

Por fim, a arquiteta Leila Dionizios lembra que não há problemas em utilizar o quarto como escritório, no entanto é preciso ter limites. “Delimitar o tempo de trabalho e saber a hora de parar é fundamental para que o espaço do quarto e do escritório convivam bem, sem causar problemas tanto relacionados ao espaço físico do cômodo quanto à saúde de seu usuário”, lembra a arquiteta.

Serviço:
Leila Dionizios
(21) 2025-2106
http://leiladionizio.com.br

Nov/2015

 

HOME