Unindo desde a tradicional madeira à tendência dos “subway tiles”, o projeto se traduz em um estilo rústico e industrial

Padaria incorpora conceito artesanal

Indo na direção oposta à produção mecanizada e “fast”, o artesanal está se disseminando na cultura urbana, resgatando aquilo que é feito com as próprias mãos, de forma mais personalizada.

Em busca de qualidade, propósito e uma nova visão em relação aos produtos, o conceito artesanal se traduz em diversas áreas, entre elas, a Gastronomia, com novos restaurantes que exploram alimentos caseiros e artesanais; e a Arquitetura e Design, que vêm aderindo o que é feito manualmente, criando conexões em ritmo “slow”, que se opõe à produção em série.

A união entre a gastronomia e a arquitetura artesanal traduzida para o cenário moderno e contemporâneo é a marca do novo projeto criado pelo escritório Edgar Sacchi Arquitetura, onde o desafio era transformar o espaço sem uso de apenas 50m² na Rigobelo Padaria Artesanal.

Minimalista, moderno e barato – Com identidade rústica e simples, a ideia era que o ambiente fosse tão confortável quanto a sensação de um pão artesanal quentinho saindo do forno. “O espaço foi utilizado de forma que todos os elementos fossem minimalistas”, conta o arquiteto.

Para isso, foram utilizados alguns materiais que, além de dialogarem com o conceito, deixaram o projeto mais barato, fazendo com que o orçamento previsto de 30 a 50 mil fechasse em torno de 25 mil no fim da obra. Entre tais elementos, está a madeira nas mesas e balcões, e as placas de forro acústica e térmica de fibra mineral, que mantém a temperatura confortável tanto no inverno quanto no verão.

A união entre estilo e economia também esteve presente na escolha do piso vinílico e no revestimento Subway Tile. Traduzido por “azulejos de metrô”, os Subway Tiles, que são pequenos azulejos retangulares utilizados no projeto na cor branca, quese espalharam pelas maiores estações do mundo, como Nova York, Londres e Paris, no início do século XX, e desde então se tornou um clássico.

Outro recurso que incorpora o estilo do ambiente é o trilho de iluminação aparente. “As tubulações e iluminações aparentes também foram estratégicas. Além de imprimirem essa ideia rústica e industrial, elas diminuem o custo.

O mesmo serve para o uso do vidro dos balcões para mostrar os produtos e fazer uma integração entre e a cozinha e o saguão”, conta Edgar. Para finalizar, a marcenaria desenhada pelos arquitetos teve a execução artesanal pelo próprio proprietário dando mais personalidade ao ambiente.

Contato:
Edgar Sacchi Arquitetura
(11) 3645-0536
https://www.edgarsacchi.com/