A exposição Botânica marca a estreia individual da artista Ju Violeta em galeria

Ju Violeta na Galeria A7MA

Sob o título de “Botânica”, a exposição é a consolidação da carreira da artista Ju Violeta, com uma coleção cuja temática das plantas é o fio condutor das novas obras de arte. A curadoria é assinada por Marina Bortoluzzi, pesquisadora, art advisor e co-fundadora do Instagrafite, uma das maiores mídias de arte urbana do mundo e empresa especializada em projetos de arte contemporânea.

Com formação técnica em Moda, Design de Interiores e Paisagismo, Jussara Ramos, mais conhecida como Ju Violeta iniciou seu trabalho de artes com pinturas nas ruas de São Paulo em 2004, com participações em inúmeras exposições coletivas e em feiras de artes alternativas. Além dos murais, telas, esculturas, assemblages, também esteve presente criando estampas para produtos e ilustrações para livros. Sua arte sempre carrega a força da natureza com uma linguagem lúdica e em suportes muitas vezes abandonados ou esquecidos, dando um novo sentido existencial para a obra.

Para sua nova exposição, a primeira individual de sua trajetória, Ju Violeta resgata sua essência em peças autorais inconfundíveis, que são marca registrada da artista. Após diversas mudanças pessoais na vida de Ju, ela finalmente encontra-se pronta para compilar um retrospecto de sua carreira, em uma exibição que apresenta sua individualidade e peculiaridade como mulher e como artista.

Vegana há 10 anos, e vegetariana há 18, Ju é conectada com a flora e a fauna, universo que retrata desde o começo em suas pinturas. Na primeira chance de um mural, desenhou uma flor. Depois pintava abelhas. Como seu trabalho mais icônico tem a “Guardiã”, uma personagem com gavetas nos olhos e profunda relação com a natureza, pintada em 2014.

Em sua casa, vive em meio a plantas, temperos e invenções de objetos garimpados pelas ruas da cidade. Sua história valoriza os aprendizados dos antepassados, as antiguidades e as culturas ancestrais.

Tem a reutilização dos materiais como premissa básica da sua vivência e criação artística. Busca pelo verde, alimentação orgânica, aromaterapia, cosméticos naturais e o processo handmade. Foi estudar jardinagem e paisagismo. Sua espiritualidade é hoje calcada no xamanismo, recarrega-se na natureza, em viagens para as montanhas ou praia. Por fim, tem uma rotina consciente, movida pelas causas do meio ambiente e do seu papel como cidadã no mundo.

É a partir dessa experiência, crescimento e acúmulo positivo, por assim dizer, ao longo da vida, que Ju Violeta traz, para a A7MA galeria, um verdadeiro inventário botânico afetivo, com obras de diferentes proporções e sentimentos. Entre elas, uma gaveta tipográfica, peça que abre a exposição, com garimpos naturalistas achados pela artista, entre pinturas e miniesculturas. Seu laboratório científico é formado ainda por anotações, livros, vidrinhos, espécies de cultivo e obras em relógios, gavetas, chaves, assemblages, terrários e esculturas de bonecas: Poline é a mais famosa delas, sinalizando as raízes das plantas e a ligação que temos com elas.

As pinturas são um reflexo do momento da artista: personagens em conjunção com borboletas, libélulas e mariposas, representando a liberdade de uma personalidade hoje encontrada; a mudança para o novo; a gaveta que abre-se para uma nova percepção e consciência de si mesma, um sentir olhando para dentro; as memórias de vida com o retrato de alguém próximo ou distante, em álbuns aleatórios, com flores ou insetos de verdade, que se transformam em obras de arte; e por fim a conexão terapêutica, curadora e espiritual com as plantas, o respiro e portal de força que são na nossa rotina e a simbiose íntima e real de sentir a dor quando nossas matas e florestas estão ameaçadas.

“Botânica”, à primeira vista, pode ser a representação de um movimento contemporâneo que vem sendo traçado nos últimos anos: a paixão declarada pelas plantas nos centros urbanos, pautada pela comunidade dos urban jungle lovers. Mas é mais profunda que isso, é uma exposição que, de fato, expõe a artista no seu mais recente encontro: com si mesma, levando a concluirmos que tudo apresentado é de sua natureza.

Serviço:
Exposição “Botânica”
Artista: Ju Violeta
A7MA – Rua Harmonia, 95B – Vila Madalena
Até 23/11
Visitação gratuita
(11) 2361-7876
https://a7ma.art.br/