A designer de interiores Elaine Vilela lista pontos importantes para obra e decoração de espaços comerciais

Ambientes comerciais de Elaine Vilela

Projetos para ambientes de uso comercial demandam cuidados legais durante a execução da obra ou reforma, além disso, é primordial que o espaço tenha uma identidade própria, que ofereça uma atmosfera atraente, com conforto e funcionalidade, para despertar o interesse do cliente e garantir bem-estar aos funcionários.

Elaine Vilela lista alguns pontos essenciais:

• Os cuidados legais que devem ser tomados em uma obra para evitar multas e paralisação do projeto – O primeiro passo é contratar um profissional qualificado, que tenha uma equipe nas áreas que envolvem o projeto como Eng. estrutural e no caso de obra grande Eng. do Trabalho, além disso, que faça todo o processo que é exigido, como a emissão de ART de Projeto e execução do acompanhamento técnico.

É quando houver aumento de área na reforma e principalmente construção nova, é necessário alvará de construção, documentação e licenças exigidos pela Prefeitura local para construir na legalidade. Outro ponto fundamental é fazer um bom seguro da obra, pois a apólice cobre qualquer tipo de imprevisto durante a execução do projeto.

• A importância de procurar um profissional que alie o conhecimento técnico com o conhecimento da legislação – É importante um profissional especializado para aliar no projeto os desejos do Cliente, com a lei do município vigente, que precisa ser analisada e compatibilizada para que, o Projeto possa estar adequado às mesmas, respeitando oir exemplo: lei de zoneamento, de recuos etc.

• O cronograma facilita o andamento da obra – O cronograma é considerado uma peça-chave no planejamento da obra, pois é essencial para a organização e etapas de trabalho. Quando bem elaborado, auxilia no fluxo financeiro para o cliente, além de orientar as etapas de execução do projeto e programar seus custos.

• A importância da decoração – A decoração de um projeto comercial é fundamental, pois passa a mensagem da identidade da Empresa para seu público alvo e, consequentemente, ajuda no sucesso. O estilo do projeto deve estar alinhado com o tipo do negócio. Num escritório, por exemplo, deve se preocupar com a estética que favoreça o conforto psíquico e ergonômico. Já quando seu negócio lida com o público, a decoração comercial deve ser convidativa e funcional para gerar vínculo entre loja e cliente, com objetivo de fidelizar.

• A iluminação para ambientes corporativos – A iluminação deve ser eficiente na hora de elaborar cada ambiente. A análise é feita de acordo com o projeto especificamente, por exemplo, a iluminação de um escritório será diferente de um restaurante, que deseja um clima mais intimista aos Clientes. Tudo tem que ser analisado (a luminária adequada, potência da lâmpada e distribuição no layout) para garantir conforto e satisfação.

• Acertar na escolha dos mobiliários – A Escolha do mobiliário deve seguir a linguagem do conceito do projeto. Às vezes o mobiliário será só solto ou muitas vezes aliado com marcenaria/planejados sob medida. Mas o importante é a qualidade, pois o uso residencial geralmente é sempre para poucas pessoas, mas o uso comercial muitas vezes é para um grande público o que gera um desgaste maior, portanto, qualidade do material é essencial.

Contato:
Elaine Vilela
(11) 2548-0888
http://www.elainevileladesousa.com.br/