Os mármores brancos são clássicos da arquitetura e decoração. Capazes de compor com vários estilos, podem ser usados desde projetos mais clássicos aos mais modernos.

Mármore branco: tipos e inspirações

Chapa Calacatta (Foto: Patricia Amancio); Mármore Calacatta Vagli, da NPK | Projeto: Priscilla Mueller (Foto: Eduardo Macarios); Mármore Carrara; e Mármore Calacatta

Dentre os mais cobiçados pelo mercado estão os originários dos Alpes Apuanos, uma cordilheira localizada no norte da Toscana, Itália, que passa pelas cidades de Carrara, Pisa e Lucca. Além, é claro, dos famosos mármores brancos das montanhas da Grécia.

Para ajudar na hora de escolher o mármore branco que mais combina com o seu projeto, reunimos as principais opções importadas pela NPK Mármores, referência nacional no segmento, confira:

Mármores brancos italianos: Carrara Gióia, Calacatta e Statuarietto
Tidos como modelos ideais de mármore, o Carrara, o Calacatta e o Statuarietto são provenientes do maior distrito de mineração de mármore do mundo. O material tem sido base de obras e construções em diversas culturas entre os séculos, desde o prestigiado David, de Michelangelo, até o novo World Trade Center, de Santiago Calatrava, em Nova York.

A formação do mármore Carrara ocorreu durante o período Jurássico – há 190 milhões anos! –, quando, após o movimento da crosta terrestre, uma plataforma carbonífera surgiu do oceano e formou as montanhas, que são os Alpes Apuanos de hoje.

Os mármores gregos são conhecidos e consumidos no mundo inteiro por serem os mais brancos da natureza. Os mais conhecidos são: Piguês, Ariston e Sivek, extraídos de uma cadeia de montanhas com o segundo maior rio subterrâneo do mundo. Nestas montanhas, o vilarejo com o nome de “Pigês”, que significa nascente, deu início às primeiras pedreiras. As rochas também são extraídos da Ilha de Thassos, localizada no extremo norte do mar Egeu.

Diferenças
A diferença mais visível entre os tipos de mármore são os veios e a cor de fundo do material. O Ariston e o Sivek, por exemplo, são mármores brancos com poucos veios. Já o Carrara tem uma trama maior de veios e desenhos, variando conforme a classificação do material. A NPK trabalha com o Carrara Gióia com o fundo mais branco.

Quanto mais branco e uniforme for a cor de fundo de um mármore, mais raro e, consequentemente, mais caro ele é. O autêntico Calacatta italiano, por exemplo, é o mármore mais famoso e cobiçado do mundo.

Inspiração
Muito usados em revestimentos de pisos e paredes, os mármores brancos ficam lindíssimos em banheiro, escadas e lareira, por exemplo. Outra dica é usar o mármore branco com o acabamento escovado ou levigado, dando um toque super atual e contemporâneo ao produto.

Serviço:
NPK Mármores
tel.: (41) 3377 2601 ou (11) 3642-1222
npk.com.br