A arquiteta Elaine Faustino explica quais cuidados e observações devem ser consideradas para realizar o projeto do espaço

Elaine Faustino na varanda

A varanda vem ganhando status e protagonismo dentro dos projetos. Pode ser gourmet ou não, integrada ou separada, mas o que importa mesmo é ter um espaço convidativo e especial para promover encontros com a família e os amigos.

Atualmente, muitas varandas tem a função de ser uma extensão do estar, com luz e ventilação natural para os ambientes. Pensando na importância e cuidados para este ambiente, a arquiteta Elaine Faustino compartilha seus olhares de como preparar a varanda para receber.

O que observar antes de começar o projeto -´Antes de começar, estude bem o tamanho da varanda. O projeto de uma varanda deve levar em consideração os hábitos de quem vai usar, se será para receber os amigos para um churrasco ou jantar, se é para cozinhar nela, ou talvez para ser um espaço de relaxamento para ler um livro. “Depois de analisar qual será o objetivo do ambiente é possível pensar no layout, móveis e materiais adequados para o uso”, afirma Elaine.

Varanda gourmet x Varanda tradicional – A varanda gourmet tem sido cada vez mais valorizada no imóvel, já que se tornou o lugar mais agradável para receber os convidados. Com mesa de jantar e espaço para cozinhar, o ambiente é perfeito para os eventos, já que não é necessário ficar dentro do imóvel.

Quando a varanda é tradicional, assemelha-se a quintal que foi suspenso para ser a extensão do lar. “Nesses casos, sempre recomendo apostar em um mobiliário leve e multiuso”, conta a profissional.

Materiais e mobiliário para as varandas – É certo que existe uma tendência em tornar a varanda uma extensão do estar do imóvel. Para isso vale investir no nivelamento do piso e até, quando se é permitido pelo condomínio, remover as esquadrias de vidro que dividem os ambientes. “É extremamente importante que haja coerência estética de acabamentos entre a sala e o terraço. E para que a sensação de integração fique ainda mais evidente, o piso pode ser o mesmo”, explica Elaine.

A profissional costuma indicar materiais naturais como madeiras, tecidos leves e texturas com toque agradável, que remetem à atmosfera de um lugar descontraído – sensação primordial para uma varanda e, que ao mesmo tempo, seja harmonioso para integrar com a sala.

Para o mobiliário, o caminho é investir em móveis e tecidos impermeáveis e apropriados para áreas externas, para que possam suportar a incidência de sol e chuva sem perder a qualidade. “Imagina o trabalho de remover os móveis em dias de chuva ou muito sol?”, indaga Elaine.

Churrasqueira na varanda – Quando a varanda é concebida com churrasqueira, é importante instalar uma bancada com cuba e escolher um material, pedra natural ou sintética, que seja resistente à manchas de gordura. Mesmo sem a churrasqueira, ter uma bancada é essencial para poder servir de apoio para uma mesa de jantar ou para receber uma bandeja de bebidas.

A churrasqueira é bem-vinda se a família tem hábitos de promover churrascos. Caso contrário, por que executá-la se os moradores da casa são veganos? Assim, no lugar da churrasqueira, pode-se optar por vasos com plantas ou um canto de relaxamento, ou quem sabe criar uma bancada com cooktop elétrico para fazer um jantar informal entre amigos.

Verde na varanda – Trabalhar com as plantas é como trazer um pedaço da natureza e vida para a varanda e faz-se indispensável valorizar o clima de jardim para o espaço. Distribuir o verde em vasos de diferentes tamanhos e alturas funcionam muito bem para a decoração. Criar um jardim vertical em uma das paredes vai trazer a sensação do frescor das plantas para dentro de casa. “Termine a decoração com lanternas, abuse das almofadas, luminárias especiais para valorizar o visual e reforçar o aconchego da varanda”, finaliza Elaine.

Contato:
Elaine Faustino Arquitetura e Design
(11) 3032-9848
http://www.elainefaustino.com.br