Confortável, moderno e versátil, o estofado pode ser usado em vários ambientes da casa

Futon no décor de Karina Korn

Futon com marcenaria, no quarto de criança e no cantinho zen

Associado a uma decoração moderna e despojada, o futon tem uma longa história. A origem desse tipo de estofado data de cerca de 3 mil anos, na Ásia, e desde o início ele é uma peça flexível, que pode ser dobrada e armazenada em qualquer lugar. Característico das camas tradicionais do Japão, o futon chegou ao Brasil junto com os imigrantes vindos de lá, no século 20. Mas foi nos anos 80, quando o designer americano William Brouwer criou o sofá-cama futon, que a peça passou a ser reconhecida como parte do mobiliário moderno.

A grande vantagem do futon, se comparado a um estofado tradicional, é a mobilidade. “O futon é bacana porque, além de confortável, ele é fácil de ser transportado. Você pode tirá-lo de cima de um tablado e usá-lo para sentar no chão, por exemplo”, conta a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura. Outra versatilidade desse tipo de estofado é que ele pode estar em vários ambientes da casa: quarto de criança, sala de estar, sala de TV, cozinha, varanda e na área externa perto da piscina.

Quanto à combinação dos futons em diversos estilos de décor, Karina faz uma ressalva. “Ele até combina em todos os tipos de decoração, mas é uma peça mais moderna e descolada. Em um décor clássico, talvez caiba uma peça mais lisa, sem os nós e amarrações do futon turco”, aconselha a profissional.

Algumas sugestões de ambientes com futon:

Marcenaria + futon – Nesse apartamento, lar de uma família de cinco pessoas que gostam de receber amigos, a varanda é o ponto de encontro. Karina usou futons sobre o banco feito de madeira de demolição com uma dupla função. Primeiro, acomodar o maior número de pessoas possível para sentar numa festa, assim como para a família conversar e estar toda junta. Segundo, criar um espaço dedicado ao relaxamento. “Nesse cantinho com maior profundidade, eles podem se jogar e deitar, para ler ou ficar no computador. A ideia era uma decoração descolada e que fosse bem gostosa para a família inteira”, conta a arquiteta.

Quarto de criança – Nos quartos de criança e de adolescentes, o futon pode ser uma alternativa às bicamas. Guardados em nichos sob a cama, eles se transformam em colchões para as festas do pijama com os amigos. “Se você tem dois futons, podem dormir três pessoas no quarto, enquanto a bicama comporta apenas duas”, pontua. A solução também pode ser aplicada em quartos de hóspedes.

Futon na varanda – Essa varanda é o encontro de três quartos, acessada pelo dormitório do casal e das duas filhas. É ali que a família se reúne para sentar e conversar, então o espaço funciona como uma sala íntima e de estudos. “O futon também se torna um lugar bem mais tranquilo para ficar deitado e para ler, porque ele não está no meio da sala”, conta Karina.

Cantinho zen – Já embaixo da escada de um apartamento duplex, os futons menores sobre o tablado de madeira ajudam a compor um cantinho com atmosfera zen e mística, dedicado ao relaxamento.

Contato:
Karina Korn Arquitetura
(11) 988-486-858 / 988-499-669
http://www.karinakorn.com.br/