Espaços multifuncionais e edifícios industriais usados hoje para fins culturais e artísticos

Arquitetura industrial em Praga

Recentemente, a transformação de edifícios industriais em centros culturais tornou-se muito popular e Praga não é exceção. Num mesmo local, você encontrará clubes, bares, salas de concerto, salas de teatro, galerias e áreas de exibição muito exclusivas. Aqui, várias ideias para visitar lugares que geralmente não são conhecidos.

O Centro Internacional de Artes Contemporâneas – MeetFactory – está localizado no bairro Smíchov em Praga, perto do rio Vltava e da ilha Císařská louka. Foi fundado pelo famoso artista tcheco David Černý em 2011, com o objetivo de integrar a cidade de Praga ao cenário mundial da arte contemporânea e operar um centro cultural internacional independente.

O MeetFactory é um local onde se encontram e interagem vários gêneros de arte (artes plásticas, música, teatro, cinematografia, fotografia, literatura), grupos e gerações criativas.

Fórum Karlín – local da combinação da cultura com a mídia e a vida social. Desde 1908 aqui eram fabricadas modernas caldeiras para toda a Áustria e Hungria. Hoje você encontra aqui não apenas uma área multifuncional com capacidade para 3.000 assentos para eventos culturais e sociais, mas também uma moderna sala de imprensa usada pela mídia.

A história do conceito relativamente novo do Pragovka Art District é semelhante. Tudo começou na primavera de 2016. Seu objetivo é reviver esta lendária fábrica da primeira república localizada no distrito de Vysočany em Praga.

O centro de artes está localizado na área do antigo prédio industrial da famosa empresa de Praga que fabricava carros, caminhões e aviões. Atualmente, Pragovka é um centro multicultural muito ativo e um bairro artístico que oferece um ambiente inspirador para colaboração e espaço para várias associações de artistas.

Outra área multifuncional em Praga é o DOX Contemporary Art Center, que é resultado da reconstrução da antiga fábrica no bairro Holešovice em Praga. A abordagem do programa DOX difere de outras instituições de natureza semelhante, especialmente por seus projetos artísticos que incluem uma reflexão crítica sobre as temas e questões sociais atuais.

O edifício DOX Center é uma amostra da melhor arquitetura contemporânea do mundo. Além da área de exposições de mais de 3.000 m², há uma cafeteria, livraria e loja de design. No telhado do DOX, você também pode alcançar a nada tradicional aeronave Gulliverhecha, feitade madeira que, antes de tudo, serve como um local onde a arte e a literatura modernas se encontram.

Sala de teatro multifuncional, cenário pequeno, sala de treinamento, sala de teste, galeria e bar e buffet – assim é o Jatka 78 (matadouro 78), local criado para o novo circo, dança, teatro não verbal, alternativo e de marionetes Aqui você pode ver grupos tchecos e estrangeiros, também apreciar shows, workshops, exposições e happenings.

O distrito de Holešovice, em Praga, oferece o centro cultural chamado La Fabrika, especialmente focado em formas teatrais e de dança que exigem opções não tradicionais em relação à área. Aqui você também pode ver exposições, concertos e espetáculos teatrais do tipo clássico. O conjunto é o resultado da interconexão de vários edifícios fabris que datam do início do século XX.

Vnitroblock é um fenômeno excepcional. O objetivo deste projeto é reviver uma rua inteira. O sucesso deste projeto pode ser visto entre as ruas Tusarova 31 e Dělnická 32, no distrito de Praga de Holešovice. Aqui você pode tomar uma xícara de café, comprar produtos feitos pelos melhores designers, dançar, ir ao cinema e muito mais, tudo isso no meio de uma área industrial muito singular.

Contato:
República Tcheca
https://www.czechtourism.com/pt/home/
https://www.destinotchequia.com/