O material, utilizado para sustentar e expor os vinhos disponíveis na adega, é combinado à parede de pedras naturais e outros móveis e detalhes que, juntos, transmitem ao cliente a experiência de estar numa autêntica “cave à vin”.

Armazém ganha adega em acrílico

Acaba de ser inaugurada em armazém de secos e molhados, na Zona Sul de São Paulo, uma adega de acrílico que reúne 1500 rótulos, entre vinhos nacionais e importados. O projeto é da arquiteta Lilian Tedesco, do escritório Cossu + Tedesco Architetti, com sedes em Moema, SP, e também na Itália. “Esse projeto foi concebido com a finalidade de proporcionar ao cliente uma experiência multissensorial. A ideia é que ele possa sentir toda a atmosfera de uma autêntica cave à vin”, explica Tedesco. No entanto, ressalta a arquiteta, essa sensação seria filtrada por um prisma mais moderno. E é aí que o acrílico entra em cena. “A escolha do acrílico como elemento principal presente nos expositores teve como objetivo propiciar ao máximo a visualização das garrafas e seus rótulos, dando ideia de clareza, leveza e contemporaneidade”, explica Tedesco.

Para que a experiência de cave fosse transmitida ao cliente, a adega ganhou paredes revestidas em pedra natural e suas cores e texturas são reforçadas pela instalação de uma iluminação difusa e cenográfica. Assim, a parede funciona como um pano de fundo para a exposição das garrafas que ficam ligeiramente inclinadas e expostas, umas penduradas horizontalmente e outras verticalmente, como se estivessem flutuando, sem interferências visuais. Esse efeito, claro, graças ao uso dos expositores transparentes de acrílico. “O projeto visou organizar a exposição das garrafas otimizando o espaço, levando em conta o número de rótulos a serem expostos, e a capacidade de armazenamento em seus expositores, criando uma linguagem racional e criteriosa de apresentação dos vinhos”, diz Tedesco.

Construída em forma de “U”, a adega acolhe e convida o cliente à descoberta do ambiente, que conta ainda com outros elementos, como uma cristaleira, nichos variados e cortina de rolhas. Em um espaço mais privativo é possível também degustar e negociar a compra de vinhos. Este espaço, aliás, é separado do percurso por um painel de acrílico, que também tem a função de expositor de garrafas.

SERVIÇO
Para empresas e/ou pessoas interessadas em desenvolver projetos em acrílico, basta entrar em contato com o INDAC – Projetos em Acrílico através do indac@indac.org.br. Se o cliente já tem um projeto pronto e só deseja fazer a cotação, basta anexa-lo ao e-mail. O contato também pode ser feito pelo telefone: (11) 3171.0423.
Já os interessados em contatar a arquiteta Lilian Tedesco podem o fazer através do telefone 11 98226-8486 ou e-mail: litedesco66@gmail.com.

SOBRE O INDAC
O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização criada há 20 anos, com objetivo de promover o uso correto do acrílico, difundir o conhecimento das suas propriedades e aplicações, além de ampliar sua participação no mercado.
A entidade, geradora de negócios e difusora de conhecimento para o setor de acrílico, reúne atualmente 30 filiados em todo o país, entre eles: Acriresinas, Bold, Castcril, Cristal Cores, Diagonale, Lofrano, Lucite, Osvaldo Cruz, Emporium, Unigel, Acrilaria, Acrílico Design, Acrilmarco, Acrimax, Sheet Cril, Acrinox, Acriplanos, Actos, Art Cryl, Brascril, CutLite, Menaf, Proneon, JR Laser, Tronord e Tudo em Acrílico.

Para saber mais, acesse: www.indac.org.br ou ligue para (11) 3171-0423.