Variedade de coleções, padrões, cores e formatos proporciona liberdade de criação a arquitetos e designers de interiores.

Combinar diferentes tipos de piso vinílico Tarkett

O piso vinílico se destaca pela variedade de padrões, cores e formatos, mas diante de tantas opções, será que é mesmo preciso escolher entre um ou outro tipo? E se ao invés disso você tentasse combiná-los, aproveitando-se dos mesmos benefícios?

A abordagem multiproduto é oportuna quando o projeto pede uma boa dose de liberdade na criação por parte de arquitetos e designers de interiores, personalizando a mistura de modelos para atingir a necessidade e o gosto dos clientes.

LVT com mantas homogêneas (HO)
O Luxury Vynil Tile (LVT) é o mais nobre tipo de piso vinílico do mercado, pois é fabricado a partir de várias camadas finas, de diferentes composições, agregando atributos que o tornam mais flexível, durável e fácil de limpar.

A Tarkett possui o mais amplo portfólio de LVTs do Brasil para atender as necessidades de projetos residenciais, comerciais e industriais. O símbolo desse mix é a Linha Ambienta, marca lançada há 12 anos e hoje sinônimo de piso modular no Brasil com as coleções Click, Design, Make It, Textile, Stone e Series.

Uma dica para projetos de saúde, como clínicas e hospitais, é apostar na mistura entre os LVTs e os pisos vinílicos em mantas homogêneas (HO), ideais para aplicações nos corredores e áreas críticas, onde é preciso controlar a proliferação de microrganismos.

A Tarkett possui pisos vinílicos em mantas HO com proteção de superfície em poliuretano em diferentes graduações, o que prolonga a durabilidade e otimiza recursos. Um bom exemplo é exclusiva tecnologia iQ, presente nas linhas Optima, Surface, Megalit e Toro SC, que permite a restauração da superfície com polimento à seco.

LVT com Paviflex
Assim como o piso vinílico em mantas homogêneas, os LVTs da Tarkett combinam muito bem com o Paviflex, o um dos vinílicos mais tradicionais e conhecidos. É fabricado pela Tarkett com plastificante biodegradável à base de óleo de soja e mais de 95% de matérias-primas naturais.

O Paviflex é um tipo de Vynil Composite Tile (VCT), ou seja, é um piso vinílico que se difere do LVT na composição e nos cuidados, pois leva menos PVC e possui uma superfície mais porosa, que necessita de cuidados mais regulares, como por exemplo o enceramento.

A linha Paviflex Natural possui diversas opções de cores e tonalidades. Uma sugestão é unir as cores marcantes dessa linha com os LVTs em tons amadeirados, tornando assim o ambiente inusitado e personalizado.

LVT com carpete
O carpete é incomparável quando se exige do piso um desempenho extra na durabilidade atrelado a um maior conforto acústico. A excelente acústica, por exemplo, é aspecto essencial para não atrapalhar a concentração e promover o bem-estar das pessoas.

Não à toa os carpetes se tornaram imbatíveis na especificação de pisos em escritórios de todos os tipos e portes de empresas e indústrias, com tecnologias que afastam qualquer receio de acúmulo de poeira e sujeira, melhorando a qualidade do ar interno.

Nem por isso o carpete precisa ser onipresente em escritórios. É perfeitamente possível casar sua presença com os LVTs, especialmente com os modelos autoportantes da linha Square, ideais para aplicação em escritórios com piso elevado.

A partir da união das texturas desses modelos, é possível criar subdivisões ou destacar pontos específicos dentro de um mesmo ambiente, estimulando sensações e tornando a rotina no escritório muito mais intuitiva, sem erguer uma parede sequer.

Acabamentos
De nada adianta combinar pisos vinílicos de diferentes cores, tonalidades, formatos, tecnologias e benefícios se a transição entre eles possuir desnível. Isso é bem comum de ser encontrado em quinas, terminações e no encontro de pisos com diferentes espessuras.

O resultado final pode e deve melhorar. Desde 2018, a Tarkett conta com uma linha de acessórios de metal para fazer a união ou a terminação de pisos vinílicos e carpetes, trazendo mais sofisticação e qualidade aos projetos.

Onde é interessante aplicá-los? Além da transição entre pisos de espessuras diferentes, os acessórios também podem ser uma excelente solução para escadas e quinas nas paredes.

Serviço:
Tarkett do Brasil
0800 011 9122
tarkett.com.br