Especialistas da Meber sugerem as melhores dimensões para fixar metais na sala de banho.

Dicas Meber para instalar acessórios de banheiro

Amplo ou compacto, todo banheiro deve ser funcional para garantir o conforto dos usuários durante as tarefas diárias. Por isso, além de definir revestimentos, móveis, louças e luminárias, é preciso dar atenção à escolha e fixação dos metais, pois acessórios instalados de forma inadequada desvalorizam a usabilidade e o design do produto.

A Meber reuniu seu time de especialistas para elencar as principais dicas de como instalar acessórios de banheiro sem erro. Saiba como simplificar esse processo:

RESPEITO AO TAMANHO DO CÔMODO
A seleção dos metais não é apenas uma questão de gosto, mas também de coerência com o tamanho do cômodo – ambientes maiores oferecem mais possibilidades tanto nos modelos quanto na disposição dos itens; já banheiros menores pedem soluções mais compactas. Portanto, antes de tudo é importante entender que o ideal é optar por metais que harmonizem com a área disponível e o estilo empregado no layout.

INSTALAÇÃO SEM ERRO
Já que os acessórios precisam ser funcionais, itens como toalheiro e porta-papéis precisam estar ao alcance dos moradores. Nesse sentido, a dica é acompanhar o profissional que for instalar os metais, medindo as dimensões de acordo com a altura dos usuários – como essa faixa pode variar bastante, a Meber criou sugestões de alturas médias para a fixação dos principais itens de banheiro. Confira:

Torneira ou monocomando: tanto fixada na parede quanto na bancada, a torneira deve manter a distância de um palmo aberto entre a cuba e a bica (da ponta do polegar à ponta do dedo mínimo), e o jato d’água deve ir em direção ao ralo. Então, escolha um modelo de bica alta ou baixa que melhor corresponda a essa instrução.

Ducha higiênica: deve ficar o mais acessível possível da mão, evitando manter o flexível (mangueira) encostado no chão. Altura recomendada: entre 0,70cm e 1,10m do piso.

Saboneteira no chuveiro: quanto mais praticidade houver durante o banho, mais relaxante ele se torna – então nada de saboneteira muito alta (a altura recomendada é entre 1m e 1,10m). O ideal é ela esteja próxima ao local do chuveiro.

Toalheiro linear para toalha de banho: esse modelo, especialmente com barra dupla, é o mais indicado para que as toalhas ventilem melhor. Como ocupa mais espaço na parede, é ideal para cômodos médios e grandes – deve ser posicionado o mais próximo possível da saída do box do chuveiro, permitindo que a pessoa possa pegar a toalha sem que seja necessário caminhar pelo banheiro. Altura recomendada: entre 1,50m e 1,80m do piso.

Toalheiro linear para toalha de rosto: para garantir que o usuário poderá secar suas mãos sem pingar água no trajeto até a toalha, a dica é instalar o toalheiro em barra 30 cm acima da cuba ou fixado na parte frontal da bancada.

Toalheiro em argola: recomendado para banheiros e lavabos com áreas menores, deve ser instalado 30 cm acima da cuba.

Papeleira: para evitar desconforto na hora de acessar a papeleira, fixe-a de 0,50m a 0,60m do piso (na altura da caixa acoplada).

QUESTÃO DE ESTILO
Além de funcionais, os acessórios de banheiro agregam estilo e personalidade ao ambiente. Na escolha dos metais para bancada, é importante cuidar a harmonia entre torneiras e móveis. Há modelos para todos os estilos e que atendem às mais variadas necessidades. Os mais usuais são: misturadores (mesclam água quente e fria com registros separados), monocomandos (acionamento e mistura de água quente e fria por meio de comando único) e as tradicionais torneiras. Quanto aos outros acessórios, cabe instalar itens eficientes e que complementem o décor. Cabides, porta-toalhas, saboneteiras, porta-shampoo e suporte para papel higiênico são essenciais para manter cada coisa no seu lugar, mas também precisam ter estilo.

Serviço:
Meber Metais
(54) 3455-3333
meber.com.br