A solução para muitas empresas no momento atual é trabalhar de casa, mas como pensar o espaço ideal para um escritório?
Em tempos de pandemia, uma das soluções encontradas por várias empresas é a de trabalhar em casa, fazer o chamado home office. Entretanto, para que os funcionários continuem produtivos em suas casas, é necessário um espaço específico para o trabalho, principalmente para fugir das distrações do lar. A arquiteta Ana Johns dá algumas dicas para planejar o escritório ideal.
A primeira coisa a se pensar é a questão de espaço. Ana afirma que não é preciso uma área grande e nem mesmo um cômodo específico. É possível, por exemplo, montar seu escritório junto ao quarto de visitas. “Nós conseguimos ter soluções diversas dentro do espaço útil de cada casa”. Outras opções incluem montar seu espaço de trabalho junto à sala ou, até mesmo, dentro do seu próprio quarto. Tudo depende das condições e possíveis distrações de cada morador.
No projeto de qualquer casa é necessário levar em consideração as necessidades do cliente, o que não seria diferente ao planejar um escritório em casa. “Algumas pessoas trabalham com computadores e precisam de espaço para CPU e monitor, por exemplo. Outras, vão no máximo usar um notebook, então podem não precisar de uma mesa tão grande”, diz a arquiteta.
Locais para armazenamento de livros e materiais de escritório também são importantes. “A organização é essencial para o ambiente de trabalho, mesmo que seja dentro de casa”, diz Ana. É necessário pensar em espaços para organizar e armazenar objetos. “Se vão ter outros usos no mesmo ambiente, também é importante entender bem quais serão, para ter o mínimo de interferências na área de trabalho”.
Um dos pontos mais importantes de um local de trabalho dentro de casa é a iluminação. Isso porque, independente do horário, é imprescindível que seja bem iluminado. “A iluminação será pensada dentro do contexto geral do espaço. Quando possível, é interessante ter uma luz bem em cima da mesa, pois a iluminação vinda de trás pode criar áreas de sombra. Mas como nem sempre isso é possível, ter uma tomada disponível para um bom abajur já pode ajudar muito”, conta Ana.
Detalhes como as cores e até mesmo a mobília do ambiente podem influenciar diretamente na produtividade. Locais pensados para momentos de concentração, normalmente possuem cores neutras e móveis confortáveis. Ana reforça que a ergonomia do mobiliário é muito importante, principalmente porque, caso as cadeiras ou mesas não possuam um tamanho e altura corretos, podem causar dores no corpo e problemas de saúde futuros.
A decoração do cômodo depende muito do espaço disponível e do gosto pessoal de cada cliente. Nos escritórios é comum encontrar diversos porta-retratos. Segundo Ana “as fotos acabam sendo sempre boas aliadas na decoração”. Além disso, quadros de imã perto da mesa podem ajudar muito na organização e até mesmo na estética do local. É bacana buscar elementos que possam estimular a produtividade e criatividade.
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Ana Johns Arquitetura
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