Projeto luminotécnico adequado auxilia nas tarefas do dia a dia, além de contribuir até mesmo para a higiene dos alimentos e a segurança dos moradores

Estudio FCK  ilumina a cozinha

Assim como é importante eleger os melhores materiais para piso, bancada e parede da cozinha, não devemos nos esquecer de cuidar da luz que vai iluminar o espaço. Uma luz adequada e funcional é um fator decisivo no preparo dos alimentos e auxilia até mesmo na higiene do local e na segurança dos moradores.

“Nós precisamos de mais luz na cozinha do que na sala de estar, por exemplo. Nesta área, é preciso de 300 a 500 lux (unidade da quantidade de luz no ambiente) comparando com o local de descanso, que precisa em torno de 50 a 100 lux”, explica a arquiteta Vanessa Keiko, do Estudio FCK.

Para criar uma iluminação adequada nesse ambiente, Felipe Luciano, também arquiteto do Estudio FCK, ressalta que a lâmpada branca é a melhor opção, mas é possível investir em composições de luzes diretas e indiretas misturando opções brancas e amarelas. “Para a iluminação geral da cozinha, vale apostar em sancas abertas, luminárias e paflons em Led, por exemplo, que permitam uma iluminação geral do ambiente.

Acrescentar luzes na marcenaria, sob a bancada além de auxilar no preparo dos alimentos, pode deixar a cozinha ainda mais charmosa”, indica Felipe Luciano.

Já nas cozinhas que possuem área gourmet completa com bancadas para refeições rápidas, outra alternativa é investir em pendentes que ajudam a criar ambientes aconchegantes e suaves. No mercado, há diversas opções de pendentes desde os mais simples, com soquete e lâmpada de filamento, até os mais modernos com cúpulas trabalhadas, coloridas e de diferentes formatos.

“Enquanto o momento do preparo dos alimentos requer atenção, na degustação podemos contar com uma luz mais suave, com menor intensidade. Os pendentes são ótimas opções para esse tipo de local já que possuem uma iluminação mais focada e fechada, além do design que faz toda a diferença para o ambiente”, completa Vanessa.

1) Neste apartamento de 40 m², a cozinha fica integrada as salas de jantar e estar. Por isso, a dupla do Estudio FCK priorizou uma iluminação central e embutida no forro para auxiliar no preparo do alimento. “Também usamos fitas de LED no armário alto para clarear a bancada. Desse modo, podemos apagar a iluminação geral do teto e deixar apenas a de LED quando estamos na sala de jantar, criando um efeito mais confortável”, conta Vanessa.

2) Nesta cozinha com estilo de corredor, a melhor opção foi por uma iluminação geral com luminárias embutidas, que transmite uma linguagem mais limpa e moderna, já que o espaço recebe cores mais escuras nos armários e eletrodomésticos. “Essa alternativa abrange a cozinha toda e, como é um ambiente fechado, não interfere nos demais cômodos”, explica Felipe Luciano.

3) Nesta cozinha minimalista com tons claros a aposta foi por uma iluminação com os spots para lâmpadas Par30 e focados para a bancada, além de fitas de led nos armários para auxiliar na luz da bancada. Na área de cozimento, o exaustor do cooktop já cumpre esta função.

Contato:
Estudio FCK
(11) 2500-6926
https://www.estudiofck.com.br/