CAU/SP celebra Janete Costa, ícone da arquitetura brasileira, com nomeação para área de eventos na sede do CAU/SP

Arquiteta Janete Costa homenageada no CAU/SP

Em homenagem ao Mês da Mulher, CAU/SP nomeia área de eventos com o nome da arquiteta Janete Costa, ícone do modernismo brasileiro. Reconhecida por sua trajetória de sucesso e portfólio diversificado, Costa também se dedicou à curadoria de exposições que valorizavam a cultura popular.


Votação popular elege ícone do modernismo brasileiro

Arquitetura de excelência reconhecida — Por meio de votação popular realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a arquiteta e urbanista Janete Costa (1932–2008) foi escolhida para nomear a área de eventos e exposições na sede da entidade, localizada no Centro Histórico da capital paulista.

A homenagem faz parte da programação especial do CAU/SP para o Mês da Mulher, evidenciando a contribuição ímpar de Costa para a arquitetura brasileira.

Trajetória de destaque nacional e internacional

Natural de Garanhuns, Pernambuco, Janete Costa mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).

Após se formar, conquistou o prêmio anual do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de seu estado natal, dando início a uma trajetória de sucesso que se estendeu por mais de meio século.

Portfólio diversificado e inovador

Com mais de 3.000 projetos executados, Janete Costa deixou sua marca em uma ampla gama de tipologias, desde residências a complexos hoteleiros, passando por bibliotecas, cinemas, escritórios, clubes, galerias, prédios, museus e saguões de aeroportos.

Seus trabalhos se destacaram pela qualidade projetual e inovação, tornando-a uma referência internacional, especialmente na área de hotelaria.

Curadoria e valorização da cultura popular

Além de sua atuação como arquiteta, Janete Costa também se notabilizou por seu trabalho curatorial, como a exposição “Viva o Povo Brasileiro” (1992), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).

E as mostras sobre o designer Joaquim Tenreiro, realizadas entre 1998 e 2000 no Museu de Arte Contemporânea de Niterói na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Um de seus últimos trabalhos, a exposição “Do Tamanho do Brasil”, no Sesc da Avenida Paulista, em 2007, exemplifica sua valorização do artesanato e da arte popular brasileira.

Contato:
CAU/SP
(11) 3014-5900
https://www.causp.gov.br/

 


Referências — Arquitetura; Arquitetura brasileira; Arquiteta; Urbanista; Projetos arquitetônicos; Design de interiores; Modernismo brasileiro; Janete Costa; Homenagem; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Prêmio; Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Residências; Bibliotecas; Cinemas; Escritórios; Clubes; Galerias; Prédios; Museus; Aeroportos; Hotéis; Hotelaria; Exposições; Arte popular; Artesanato; Cultura brasileira; São Paulo; Rio de Janeiro; Pernambuco; Centro Histórico; Lisboa; Niterói;