Situada em Alphaville, São Paulo, a Casa Cumaru, se destaca como um verdadeiro ícone arquitetônico de 1.275 m²

FGMF em fusão harmoniosa de arquitetura e natureza

A Casa Cumaru é um projeto inovador do escritório FGMF Arquitetos, em Alphaville, que integra arquitetura e natureza. Sua estrutura arrojada, com pórticos pendurados e treliça metálica, permite a integração total entre interior e exterior. A madeira cumaru é utilizada magistralmente em diversos elementos, criando um ambiente sofisticado e acolhedor.


Sua localização privilegiada proporciona um cenário perfeito para a integração entre o construído e o natural, elemento central deste projeto residencial.

Estrutura Arrojada e Inovadora

A concepção estrutural da Casa Cumaru é verdadeiramente inovadora, um feito de engenharia e design cuidadoso.

Uma sequência de quatro pórticos pendura o volume do andar superior, permitindo que o pavimento térreo seja apenas um leve fechamento de vidro.

FGMF em fusão harmoniosa de arquitetura e natureza / Fotografia Fran Parente

De um lado, quatro pilares em concreto formam os pórticos, enquanto do outro, apenas dois pilares sustentam uma imponente treliça metálica de 22 metros de comprimento, que suporta quatro vigas em concreto sobre a laje de cobertura, responsáveis por suspender toda a residência.

Madeira Cumaru como Protagonista nos Detalhes

A madeira cumaru, elemento de destaque neste projeto, é utilizada magistralmente em diversos elementos.

No andar superior, o revestimento ripado confere um toque acolhedor. Nos quartos, as portas tipo camarão adicionam um toque de sofisticação.

FGMF em fusão harmoniosa de arquitetura e natureza / Fotografia Fran Parente

Brises móveis sobre a piscina, um deque de madeira na varanda e a madeira carbonizada no espaço gastronômico complementam a paleta de materiais nobres utilizada.

Integração Perfeita entre Interior e Exterior

A leveza e transparência proporcionadas pelos amplos painéis de vidro permitem uma integração total entre o interior e o exterior.

FGMF em fusão harmoniosa de arquitetura e natureza / Fotografia Fran Parente

Não há limites claros entre o construído e o natural, criando uma harmonia única. As plantas ora invadem a casa, ora estão apenas separadas das áreas internas por leves painéis de vidro, compondo uma paisagem coesa formada por concreto, aço, vidro, madeira, água e vegetação.

Distribuição Funcional dos Ambientes

Os ambientes sociais no pavimento térreo fluindo suavemente para a varanda e a piscina, envolvidos pela vegetação circundante.

FGMF em fusão harmoniosa de arquitetura e natureza / Fotografia Fran Parente

O programa estendido da Casa Cumaru é distribuído de forma funcional e inteligente. No pavimento térreo, encontram-se as áreas sociais, como salas, cozinha, varanda e sauna.

No subsolo, estão localizadas a garagem, áreas de serviço e áreas técnicas. Já no andar superior, quatro suítes, um escritório e um centro de entretenimento oferecem privacidade e conforto.

Harmonia entre Arquitetura e Natureza

A Casa Cumaru é uma expressão de sofisticação e funcionalidade, onde a madeira desempenha um papel fundamental em seu design.

Um projeto que é um testemunho da integração bem-sucedida entre arquitetura, design e natureza. Com sua estrutura inovadora, uso criativo da madeira e integração fluida entre espaços interiores e exteriores, esta casa exemplifica o que é possível quando a técnica e a estética se encontram em perfeita sintonia.

 

Ficha
Casa Cumaru
Casa Cumaru
Dados Técnicos
Localização :Barueri–SP
Tipologia: Habitação Unifamiliar
Área do terreno: 731 m2
Área construída: 1275 m2
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2020
Equipe
FGMF Arquitetos — Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz Arquitetos
Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
Coordenadores: Gabriel Mota e Sonia Gouveia
Colaboradores: André Grippi, Ana Carolina Baptistella, Bruno Barone, Beatriz Brandt, Caio Armbrust, Cintia Reis, Daniel Guimarães, Daniela Zavagli, Desyree Niedo, Felipe Fernandes, Franciele Almeida, François Caillat, Guilherme Prado, Guilherme Pulvirenti, Letícia Gonzalez, Mariana Lazero, Philippe Metropolo, Victor Lucena
Estagiários: Beatriz Cambur, Giovanna Custódio, Giulia Lorenzi, Guilherme Braga, Henrique Dias, José Carlos Navarro, Marina Almeida, Matheus Soares, Michelle Vasques, Raquel Gregorio
Fotografia Fran Parente / @franparente

Equipes Complementares

Construtora: RMR / @rmrengenharia
Projeto de Estrutura e Fundações: — Stec do Brasil / @stecdobrasileng e Múltipla Consultoria & Projetos / @multipla_consultoriaeprojetos
Projeto de Instalações Hidráulicas e Elétricas: Fator Projetos / @fatorprojetos
Paisagismo: Daniel Nunes / @danielnunes_paisagismo
Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação / @macasti
Projeto de Interiores: FGMF / @fgmf

Fornecedores

Pedras: Palimanan / @palimanan_revestimentos, DiMarmore / @dimarmore
Box e Espelhos: Vidro Vivo / @vidro_vivo
Acabamentos Elétricos: RMR / @rmrengenharia
Ar Condicionado: GQ Brasil
Caixilhos e Esquadrias: Excellent / @excellentesquadrias
Marcenaria: Neobambu / @neobambu, Terra Conttemporânea / @terraconttemporanea
Porcelanatos: Portobello / @portobello
Sistemas de aquecimento e Hidraulicos: Mil Graus
Sistema de irrigação: Agrolink  / @agrolinkirriga

Contato:
FGMF Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/21323/fgmf-arquitetos/
http://fgmf.com.br

 


Referências — Alphaville, São Paulo; Ambiente Natural; Áreas sociais pavimento térreo; Áreas Técnicas; Arquitetura Residencial; Brises móveis madeira; Casa Cumaru; Casa de Alto Desempenho; Casa de Alto Padrão; Casa de Luxo; Casa suspensa pórticos; Concepção Estrutural; Conforto Residencial; Deque madeira varanda; Decoração de Luxo; Design de Interiores; Design Integrado; Elegância Arquitetônica; Engenharia de Aço; Engenharia Residencial; Escritório Entretenimento; Espaços Sociais; Estilo Arquitetônico Contemporâneo; Estrutura de Concreto; Estrutura inovadora; Garagem subsolo; Harmonia Arquitetônica; Integração arquitetura paisagismo; Integração Interior-Exterior; Madeira carbonizada espaço gastronômico; Madeira cumaru revestimento; Madeira na Arquitetura; Painéis de vidro casa; Paisagismo Residencial; Portas camarão madeira; Privacidade em Residência; Projeto de Sobrado; Residência Alphaville; Residência Moderna; São Paulo; Suítes andar superior; Suítes de Luxo; Sustentabilidade Residencial; Treliça Metálica; Varanda com Pé-direito Duplo;