Usar tons escuros na decoração é uma estratégia audaciosa que harmoniza ousadia e sofisticação

Equilíbrio e sofisticação dos ambientes em tons escuros

A arquiteta Rosangela Pena revela os segredos para usar tons escuros na decoração com elegância e sofisticação. Aprenda a criar ambientes equilibrados, luminosos e aconchegantes, utilizando diferentes estilos decorativos e iluminação estratégica.


A arquiteta Rosangela Pena destaca a importância do equilíbrio na aplicação de tons escuros na decoração de interiores, propondo uma abordagem que transcende o receio comum associado a essas cores.

Ao explorar paletas que incluem o preto, marrom e azul-marinho, ela enfatiza a necessidade de moderação para evitar resultados saturados e opressivos.

Elegância e Ousadia na Paleta de Cores

Para Rosangela Pena, a utilização de cores escuras é uma estratégia audaciosa, capaz de conferir um visual surpreendente e sofisticado aos ambientes.

Equilíbrio e sofisticação dos ambientes em tons escuros / Fotografia Sidney Doll

No entanto, ressalta a importância de considerar as percepções desejadas para cada cômodo, evitando associar essas tonalidades a ambientes excessivamente sombrios, que possam intensificar sentimentos negativos.

Aplicação Estratégica dos Tons Escuros

A arquiteta destaca a importância de uma abordagem analítica na aplicação dos tons escuros, sugerindo sua presença em elementos específicos, como paredes ou móveis, de modo a criar pontos focais que enalteçam a elegância do espaço sem comprometer sua luminosidade e amplitude.

Combinações Harmoniosas em Diferentes Ambientes

Em áreas como salas de estar e cozinhas, Rosangela Pena recomenda combinações que equilibrem os tons escuros com elementos mais claros, como móveis e objetos decorativos, criando contrastes que realcem a personalidade do ambiente sem sobrecarregá-lo.

Equilíbrio e sofisticação dos ambientes em tons escuros / Fotografia Sidney Doll

Atenção aos Detalhes nos Dormitórios

Nos dormitórios, a arquiteta sugere a utilização dos tons escuros em detalhes específicos, como uma parede ou móveis, combinando-os com acessórios neutros para criar um ambiente acolhedor e relaxante, ideal para o descanso.

Interação com Diferentes Estilos Decorativos

Rosangela destaca a versatilidade das cores escuras, que podem ser incorporadas em diversos estilos decorativos, desde o industrial até o moderno e atemporal, conferindo elegância e distinção a cada projeto.

Iluminação Adequada para Valorizar os Detalhes

No que diz respeito à iluminação, a arquiteta recomenda o uso de luz difusa para criar uma atmosfera acolhedora, complementada por elementos focais como lustres e iluminação pontual de parede, que destacam áreas específicas e valorizam os detalhes decorativos.

Considerações Finais sobre Iluminação

Por fim, Rosangela alerta para a importância da qualidade da lâmpada, destacando a necessidade de considerar tanto a quantidade de lumens quanto o índice de reprodução de cor para garantir uma iluminação adequada e valorizar os espaços decorados com tons escuros.

Contato:
Rosangela Pena Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28897/rosangela-pena-arquitetura/
https://www.rosangelapenaarquitetura.com/

 


Referências — Tons escuros; Decoração com tons escuros; Arquitetura de interiores; Design de interiores; Paleta de cores; Equilíbrio na decoração; Cores sóbrias; Elegância na decoração; Sofisticação na decoração; Combinação de cores; Ambientes internos; Cores para interiores; Tendências em decoração; Estratégias de decoração; Uso do preto na decoração; Uso do marrom na decoração; Uso do azul-marinho na decoração; Tonalidades escuras; Decoração moderna; Decoração atemporal; Iluminação de interiores; Luminosidade em ambientes escuros; Contrastes na decoração; Detalhes decorativos; Estilos decorativos; Decoração industrial; Decoração urbana; Cores neutras; Design de móveis; Elementos decorativos; Técnicas de iluminação; Luz difusa; Lustres; iluminação pontual de parede; Iluminação focada; Ambientes acolhedores; Amplitude de espaços; Decoração de salas de estar; Decoração de cozinhas; Decoração de dormitórios; Decoração de lavabos; Estudos de comportamento humano; Percepções visuais; Emoções na decoração; Bem-estar em ambientes internos; Qualidade da iluminação; Lâmpadas de alta qualidade; Índice de reprodução de cor; Ambientes confortáveis; Design de interiores personalizado;