Projeto Floresta Docol, do escritório BLOCO Arquitetos, para Expo Revestir 2023, vence o iF Design Award 2024 categoria Trade Fair Exhibitions

Floresta Docol do BLOCO premiada no iF Design

Projeto Floresta Docol pelo BLOCO Arquitetos conquista iF Design Award com estande modular e sustentável na Expo Revestir 2023. Madeira Laminada Colada (MLC) permite montagem rápida e reutilização.


O projeto Floresta Docol, desenvolvido pelo escritório de arquitetura BLOCO Arquitetos, conquistou o prestigiado prêmio iF Design Award 2024 na categoria Interior Architecture/Trade Fair Exhibitions.

Criado para o estande “Floresta Docol” na Expo Revestir 2023, principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, o projeto foi elogiado por sua abordagem inovadora e sustentável.

Conceito e Estruturação

A proposta do projeto visava estabelecer uma reflexão sobre a relação vital entre florestas e água, concebendo um espaço expositivo de montagem rápida e baixo impacto ambiental.

Floresta Docol do BLOCO premiada no iF Design / Fotografia Manuel Sá

Para alcançar esse objetivo, os arquitetos optaram pela utilização da Madeira Laminada Colada (MLC), um material sustentável que permite a construção modular e a reutilização em diferentes contextos.

Design Funcional e Expositivo

Uma das características distintivas do projeto foi a disposição dos produtos de forma visualmente permeável, sem a presença de salas fechadas.

Utilizando a estrutura modular de MLC, criou-se uma série de “linhas” estruturais que suportavam diversas formas de iluminação e exposição dos produtos da marca Docol.

Floresta Docol do BLOCO premiada no iF Design / Fotografia Manuel Sá

Essa abordagem permitiu a criação de painéis suspensos, volumes no chão e espaços para a montagem de “moodboards”, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.

Montagem Eficiente e Versátil

A estrutura de MLC, detalhada e construída pela ITA Construtora, possibilitou a montagem rápida do estande de mil metros quadrados em apenas dois dias.

O conjunto de pilares e vigas de madeira, que formava uma verdadeira “floresta de pilares”, foi projetado para ser facilmente desmontado e reaproveitado em futuros eventos, minimizando o desperdício e maximizando a eficiência logística.

Reconhecimento e Perspectivas Futuras

O reconhecimento do projeto Floresta Docol pelo iF Design Award consolida a posição da Docol como uma empresa líder em inovação e design no setor.

Segundo Anderson Moraes, Diretor de Marketing da Docol, a proposta vencedora reflete o compromisso da empresa em antecipar as necessidades e desejos do mercado, proporcionando experiências excepcionais aos consumidores.

Projeto alinhado com a Docol

De acordo com Anderson Moraes, Diretor de Marketing da empresa, o projeto se alinha a um dos maiores objetivos da Docol: o uso consciente da água em seus produtos.

“A preservação da água no planeta, está intimamente ligada à preservação das florestas e essa consciência ambiental não se fez presente apenas em nosso estande, como permeia toda nossa cadeia produtiva, desde à concepção do que chegará ao consumidor, que deverá ser um produto que possibilite um adequado consumo hídrico, passando pela produção em nossas fábricas e chegando ao processo de distribuição”, afirma.

Com base neste conceito, foi produzido um espaço expositivo que pudesse ser construído rapidamente, com o mínimo de resíduos possível, utilizando um material de baixo impacto ambiental.

“O projeto na totalidade traduz nosso compromisso com a sustentabilidade, com certeza este prêmio é um grande reconhecimento de nosso trabalho e visão de mundo”, diz Anderson.

O iF Design é realizado desde 1953, sendo considerado uma das premiações mais prestigiadas de design em todo mundo.

Um reconhecimento, que somado aos anteriores, faz da Docol a primeira no ranking da América Latina como a empresa mais contemplada pela premiação.

O estande da Docol na Expo Revestir 2024 é uma evolução do conceito premiado de 2023.

Também projetado pela BLOCO Arquitetos, segue prestigiando a água como a fonte inesgotável de inspiração para a Docol, cujo propósito é contribuir para o uso racional da água mediante soluções inéditas que proporcionem experiências com a água de forma sustentável.

Com sua abordagem criativa e sustentável, o projeto Floresta Docol representa uma conquista para o BLOCO Arquitetos e a Docol, mas também um exemplo inspirador de arquitetura e o design conscientes e harmoniosos.

Ficha:
Projeto: Docol Revestir 2023 — Floresta Docol
Arquitetura: BLOCO Arquitetos
Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
Coordenação: Caio Nascimento e Julia Huff
Equipe: Luis Alcântara, Luiz Lopes, Marcos Cambuí e Pedro Souza
Cliente: Docol Joinville
Superfície Construída: 1000m2
Projeto: 2022-2023
Estrutura de MLC (cálculo, detalhamento e execução): ITA Construtora
Construção: 2023
Obra: Paleta Stands
Fotos: Manuel Sá

Contato:
Bloco Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/211/bloco-arquitetos/
http://www.bloco.arq.br/

 


Referências — Arquitetura; Design de interiores; Decoração; Expo Revestir; Docol; BLOCO Arquitetos; IF Design Award; Interior Architecture; Trade Fair Exhibitions; Madeira sustentável; MLC (Madeira Laminada Colada); Estrutura modular; Montagem rápida; Eficiência logística; Sustentabilidade; Projetos arquitetônicos; Exposição de produtos; Inovação; Marketing; Tendências de mercado; Consumidor; Experiência de uso; Conexão entre florestas e água; Ambientalmente amigável; Construção sustentável; Revestimentos e acabamentos; Arquitetura contemporânea; Estratégias de construção; Design funcional; Experiência do visitante; Desenvolvimento sustentável; Consciência ambiental; Reutilização de materiais; Impacto ambiental; Montagem eficiente; Projeto arquitetônico; Estande de exposição; Materiais de construção; Engenharia em madeira; Preocupações ambientais; Sustentabilidade corporativa; Consumo consciente; Conscientização do público; Responsabilidade social corporativa; Eficiência energética; Design de produto; Práticas sustentáveis; Minimização de resíduos; Construção ecológica; Criatividade no design;