Atualização de sobrado pelo escritório Palladino Arquitetura faz resgate histórico e integração com a natureza

Palladino resgata história em reforma de sobrado

A reforma do sobrado de 80 anos pelo escritório Palladino Arquitetura, comandado por Camila Palladino, preservou sua identidade histórica e o integrou à natureza. A modernização, em dois meses, combinou estilos e cores, mantendo um toque familiar. O destaque foi a construção de um rancho multifuncional no terreno.


O escritório Palladino Arquitetura, sob a liderança da renomada arquiteta Camila Palladino, concluiu com êxito um projeto de reformatação para um sobrado de mais de 80 anos.

O programa possibilitou uma revitalização que preserva as memórias e o charme original da residência que, o casal jovem acompanhado por sua filha pequena, buscava transformar em um espaço de contemplação da natureza e contato visual com o céu.

Modernização com Identidade Preservada

O projeto, desenvolvido em um período de dois meses, abrangeu tanto o sobrado de 100 m² quanto um solarium de 50 m², resultando em uma fusão harmoniosa de estilos que incluem elementos modernos, rústicos, clássicos e retrô.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

A estratégia central foi uma reforma de modernização sem descaracterizar a essência histórica da residência.

Intervenções Estratégicas

Os principais desafios enfrentados pelo escritório concentraram-se na reconfiguração do layout da cozinha e do banheiro, elementos-chave para atualizar a infraestrutura.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

A predominância do estilo rústico na decoração foi evidenciada pelo uso abundante de madeira, destacando-se o piso original de peroba rosa e os tijolos aparentes. Contrastando com a rusticidade, o porcelanato cinza e os metais em preto conferiram toques de modernidade.

Paleta de Cores e Distribuição de Espaços

As cores principais, branco, cinza e azul-claro, foram escolhidas para criar uma atmosfera leve e tranquila.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

A distribuição em dois pavimentos reservou o térreo para o hall de entrada, sala de jantar, living e cozinha, enquanto o superior abrigou dois dormitórios, uma rouparia e um banheiro.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

No fundo do terreno, uma área externa com lavabo, copa e área de serviço na parte inferior, além de um solarium na parte superior, proporciona à família um espaço privilegiado para o lazer.

Minimalismo e Toque Familiar

O projeto de marcenaria, marcado pela simplicidade e minimalismo, incorpora toques de cor que valorizam os ambientes.

Revestimentos de porcelanato cerâmico harmonizam-se com o estilo da casa, enquanto o cimento queimado na cozinha e a cerâmica hexagonal no banheiro conferem modernidade e charme vintage, respectivamente.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

Na área externa, o piso de cotto evoca a rusticidade das casas de campo, complementando a atmosfera familiar e aconchegante.

O Rancho como Ponto de Destaque

O grande destaque deste projeto reside na construção do rancho no fundo do terreno, dividido estrategicamente para diferentes propósitos, como a produção de pão, cuidados com as plantas e momentos de lazer.

Palladino resgata história em reforma de sobrado / Fotografia Henrique Ribeiro

Este espaço, concebido como uma área de convivência, destaca-se por valorizar a natureza e pela simplicidade que permeia todos os aspectos do projeto.

A reformatação realizada pelo Palladino Arquitetura modernizou um sobrado centenário além de preservar sua identidade histórica, criando um ambiente acolhedor e funcional para a vida contemporânea.

Contato:
Palladino Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28267/palladino-arquitetura/
https://www.palladinoarquitetura.com.br/

 


Referências — Reformatação de Sobrado; Projeto de Interiores; Arquitetura Residencial; Decoração de Ambientes; Design de Interiores; Palladino Arquitetura; Camila Palladino; Casa com Vista para a Natureza; Infraestrutura Residencial; Revitalização de Espaços; Estilo Rústico Modernizado; Piso de Peroba Rosa; Tijolos Aparentes; Porcelanato Cinza na Decoração; Metais em Preto na Arquitetura; Tecido em Linho na Decoração; Ladrilhos Vintage; Cores na Decoração; Branco, Cinza, Azul Claro; Layout de Cozinha Moderna; Banheiro com Cerâmica Hexagonal; Pavimentos Residenciais; Solarium para Lazer Familiar; Marcenaria Minimalista; Revestimentos de Porcelanato Cerâmico; Cimento Queimado na Cozinha; Rouparia Residencial; Paleta de Cores na Decoração; Hall de Entrada Residencial; Living Moderno; Rancho no Terreno Residencial; Espaço de Convivência; Simplicidade na Arquitetura; Natureza na Decoração; Charme Vintage na Decoração; Projeto de Ambientes Integrados; Atmosfera Leve e Tranquila; Piso de Cotto; Cerâmica Pintada à Mão; Atmosfera Aconchegante; Sobrado com Mais de 80 Anos; Vista Privilegiada do Céu; Casa de Campo Moderna; Lazer e Convívio Familiar; Construção Sustentável; Arquitetura Contemporânea; Estilos de Decoração; Moderno, Rústico, Clássico, Retrô; Distribuição de Espaços Residenciais; Ambientes Multifuncionais; Rouparia no Segundo Pavimento; Banheiro com Revestimento 20×20;