A arquiteta Marta Martins explora a beleza duradoura das plantas preservadas em projetos de interiores

Estética natural e duradoura das plantas preservadas

As plantas preservadas  oferecem uma série de vantagens práticas, como a dispensa de rega, poda, adubação, exposição solar e a resistência a insetos indesejados. Além disso, são duráveis e contribuem para a absorção de ruídos excessivos.


No meio dinâmico da arquitetura e decoração, a arquiteta Marta Martins destaca a incorporação estratégica de plantas preservadas em seus projetos.

Essa abordagem não apenas enaltece a estética natural, mas também atende à necessidade crescente de praticidade e durabilidade, especialmente em ambientes residenciais.

Integrando Biofilia com Praticidade

Marta Martins destaca a importância da biofilia e da manutenção simplificada no cotidiano dos moradores.

As plantas preservadas surgem como solução ideal para aqueles que desejam a presença verde, mas enfrentam restrições de tempo ou ambiente.

Estética natural e duradoura das plantas preservadas / Fotografia Julia Herman

Para a arquiteta, a escolha cuidadosa das tipologias de plantas e o método de exposição são fundamentais.

Seja em vasos ou em impressionantes jardins verticais, a integração da biofilia é pensada meticulosamente para garantir frescor e bem-estar sem comprometer as preferências individuais.

Desafios Superados das Restrições e Praticidade

Martins observa que, além da falta de tempo, restrições condominiais, limitações de estrutura para ventilação ou iluminação muitas vezes impedem utilizar plantas naturais. Nesses casos, as plantas preservadas emergem como uma solução viável e bem-vinda.

Explorando Espaços Maiores, Jardins Verticais e Mais

Em projetos com espaços generosos, Marta destaca a criação de jardins verticais, não apenas por sua influência estética, mas também por sua contribuição para questões acústicas.

“Em projetos com pé-direito duplo, gosto de incorporar essas espécies nas áreas sociais e varandas integradas, buscando a sinergia entre biofilia e bem-estar,” ressalta a arquiteta.

Vantagens das Plantas Preservadas

As plantas preservadas apresentam uma série de vantagens práticas que as tornam ideais para quem busca a beleza verde sem a necessidade de cuidados constantes.

Entre essas vantagens estão a dispensa de rega, poda, adubação, exposição solar e a resistência a insetos indesejados.

Além disso, sua alta durabilidade e capacidade de absorção de ruídos excessivos contribuem para a sua versatilidade em diversos ambientes.

A Construção das Plantas Preservadas é Uma Transformação Química Sutil

Marta descreve o processo de criação das plantas preservadas como uma transformação química que conserva sua textura e integridade, comparando-o a um processo de empalhamento.

Executado por profissionais especializados, esse procedimento manual e tecnológico garante o aspecto original das folhagens.

Para manter a beleza a longo prazo, uma higienização superficial regular é recomendada, enquanto limpezas mais intensivas e, se necessário, substituições parciais são aconselhadas a cada um ou dois anos.

Recomendações Importantes para a Manutenção Duradoura

A arquiteta alerta que as plantas preservadas não devem ser molhadas, pois a água pode causar desbotamento e mofo. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode alterar a cor das folhagens.

Apesar dessas considerações, as plantas preservadas são altamente versáteis, proporcionando uma atmosfera alegre e convidativa que se harmoniza bem com outros elementos decorativos.

Preferências e Popularidade: Espécies Requisitadas

Entre as espécies mais requisitadas, Marta destaca a avenca para projetos de paisagismo devido ao seu volume impressionante.

Para vasos, os buxinhos são populares, assim como a palmeira-fênix, cica e podocarpus, oferecendo opções variadas para atender às preferências dos clientes.

Em um mercado em constante evolução, a incorporação estratégica de plantas preservadas por profissionais como Marta Martins destaca não apenas uma abordagem estética, mas uma solução funcional para a demanda contemporânea por harmonia entre natureza e praticidade em projetos de interiores.

Contato:
Marta Martins Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28927/marta-martins-arquitetura/
https://www.martamartins.com.br/

 


Referências — Plantas Preservadas; Biofilia em Interiores; Arquitetura de Interiores Sustentável; Jardins Verticais em Projetos Residenciais; Decoração com Plantas Duradouras; Marta Martins Arquiteta; Projetos de Paisagismo Moderno; Espécies de Plantas para Jardins Verticais; Manutenção de Plantas Preservadas; Vantagens das Plantas Sem Manutenção; Estética Natural em Projetos de Decoração; Soluções para Restrições Condominiais em Decoração; Pé-direito Duplo em Projetos Residenciais; Avenca em Paisagismo de Interiores; Buxinhos em Vasos Decorativos; Palmeira-fênix em Ambientes Internos; Cuidados com Plantas Preservadas; Limpeza de Plantas Preservadas; Conceito de Empalhamento em Plantas; Texturas e Elementos na Decoração com Plantas; Harmonia entre Biofilia e Bem-estar em Interiores; Projetos de Arquitetura Residencial com Plantas Preservadas; Durabilidade de Plantas Preservadas; Acústica em Jardins Verticais; Sustentabilidade em Projetos de Decoração; Cica em Vasos Decorativos; Podocarpus em Projetos Paisagísticos; Integração de Plantas Preservadas em Varandas Integradas; Estilo Moderno em Decoração com Plantas; Dicas para Manter a Aparência de Plantas Preservadas;