O escritório Perkins&Will São Paulo transforma o LKlabin em ícone residencial na Chácara Klabin, São Paulo

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de muxarabi

O LKlabin, do escritório Perkins&Will, é um edifício de 24 pavimentos e 3 subsolos que combina design distinto, sustentabilidade e inovação. As fachadas dinâmicas com muxarabi são adornadas por painéis deslizantes que controlam a entrada de luz e calor, reduzindo a dependência de sistemas de climatização. O concreto aparente, elemento central do projeto, dialoga de maneira sofisticada com acabamentos em tons de madeira, vidro transparente e outros elementos clássicos da arquitetura brasileira.


Arquitetura e Design Integrados com Inovação

A assinatura da Perkins&Will deixa sua marca na paisagem da Chácara Klabin, bairro da Zona Sul paulistana.

O projeto residencial, LKlabin, concebido para a Paes & Gregori, não apenas reflete excelência arquitetônica, mas também presta homenagem aos 50 anos do bairro, incorporando o algarismo romano “L” em sua designação.

Design Distintivo e Estrutura Imponente

Com 24 pavimentos e 3 subsolos, o edifício apresenta duas fachadas ativas voltadas para as ruas Luis Molina e Pedro Pomponazzi. Distribuídos em 38 apartamentos, tipo de 193, 42 m², além de 2 apartamentos-jardim e 2 duplex, o projeto proporciona uma integração harmoniosa entre forma e função.

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de Muxarabi / Fotografia Pedro Mascaro

O térreo abriga espaços comuns, como portaria, porteiro, espaço de coworking, academia, spa, playground, piscina e salão de festas.

Elegância e Sustentabilidade

As fachadas do LKlabin são adornadas por painéis muxarabi deslizantes, uma solução arrojada que combina funcionalidade e estética.

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de Muxarabi / Fotografia Pedro Mascaro

Com aproximadamente 7 metros de altura, esses painéis desempenham um papel crucial na eficiência sustentável do edifício, controlando a entrada de luz e calor, reduzindo a dependência de sistemas de climatização.

A fixação em estruturas de metal e concreto com regulagem telescópica garante adaptabilidade às variações estruturais e térmicas.

Seleção Minuciosa de Materiais e Flexibilidade de Design

Antes da escolha dos painéis muxarabi, a equipe de design considerou cuidadosamente alternativas como madeira, chapas perfuradas e sistemas de alumínio. O brise em alumínio foi a escolha ideal, oferecendo leveza e baixa manutenção.

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de Muxarabi / Fotografia Pedro Mascaro

A flexibilidade é a essência do LKlabin, com unidades projetadas para personalização. A distribuição estratégica das prumadas permite variações nas plantas internas, proporcionando liberdade para ajustes e modificações.

Concreto Aparente e Integração com Elementos Clássicos

O concreto aparente, elemento central do projeto, exigiu pesquisa extensiva para sua aplicação em painéis muxarabi. Esse material dialoga de maneira sofisticada com acabamentos em tons de madeira, vidro transparente e outros elementos clássicos da arquitetura brasileira.

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de Muxarabi / Fotografia Pedro Mascaro

O projeto de iluminação, cuidadosamente elaborado, destaca as texturas do concreto, realçando elementos arquitetônicos e vegetação discretamente.

Compromisso Ambiental e Desafios Superados

A implantação em uma região arborizada exigiu compensação de plantio e manutenção de áreas permeáveis e vegetações nativas. Apesar dos desafios, essa abordagem contribuiu para um resultado mais verde e integrado à natureza.

Perkins&Will com fachadas dinâmicas de Muxarabi / Fotografia Pedro Mascaro

A colaboração intensiva no modelo BIM e a intervenção ativa da arquitetura no design estrutural enriqueceram o projeto, superando obstáculos como a escavação adicional para comportar vagas de estacionamento e áreas técnicas.

Tradição e Modernidade na Chácara Klabin

O LKlabin é mais do que uma residência; é uma expressão arquitetônica que reflete a evolução do bairro desde o loteamento inicial em 1970 até os dias atuais.

Ao preservar elementos históricos, alargar passeios e respeitar os gabaritos vizinhos, o projeto contribui para a qualificação e crescimento sustentável da Chácara Klabin, consolidando-se como um ícone residencial.

Ficha:
Ano de início do projeto: Agosto/2019
Ano de conclusão da obra: Janeiro/2023
Área do terreno: 2.031,65 m2
Área construída: 10.382,63 m2
Localização: Rua Molina, 125
Fotos: Pedro Mascaro
Nome do projeto: LKLABIN
Arquitetura: Perkins&Will São Paulo
Equipe: Douglas Tolaine, Fernando Vidal, Lara Kaiser, Henrique Bustamante, Renato Siqueira, Cesar Ramos, Gabriel Freitas, Fabio Jungstedt, Alice Uemoto, Fatima Oliveira e Daniel Falcão
Construtora: Paes e Gregori / @paesgregori
Gerenciamento: Legis / @legisconsultoriaregulatoria
Consultores: MasArq Arquitetura / @masarq.brasil
Paisagismo: Rodrigo Oliveira / @rodrigooliveira_paisagismo
Luminotécnica: Noyori / @noyori_lighting
Estrutura: GEPRO
Estrutura metálica: Beltec
Fundações: Portela
Elétrica e hidráulica: Soeng
Muxarabi em alumínio: Sulmetais / @sulmetais.revestimentos.arq
Caixilharia: Pedro Martins
Textura da fachada: Terracor Linha Predial / @terracoroficial
Ventilação/ar condicionado: Green Solutions
Piscina: Innovatori

Contatos:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com

LKlabin
(11) 3500-4493
https://www.paesegregori.com.br/empreendimento/lklabin/

 


Referências — Perkins&Will; LKlabin; Chácara Klabin; São Paulo; Arquitetura e Design Integrados; Projeto Residencial; Paes & Gregori; Edifício Residencial; Fachadas Muxarabi; Sustentabilidade; Design Distintivo; Estrutura Imponente; Apartamentos de Luxo; Espaços Comuns; Painéis Muxarabi; Eficiência Energética; Flexibilidade de Design; Concreto Aparente; Iluminação Arquitetônica; Compromisso Ambiental; BIM (Modelagem da Informação da Construção);