Atualização do Edifício Vital Brazil, pelo escritório Effect Arquitetura, foi um casamento harmonioso entre história e modernidade

Effect Arquitetura revitaliza edifício Vital Brazil

Inaugurado em 1914, o Edifício Vital Brazil, parte integrante do Instituto Butantan, revela uma nova face após um meticuloso processo de retrofit, mantendo-se fiel à sua carga emblemática e histórica.

Uma História Preservada

A edificação, projetada por Mauro Álvaro de Souza Camargo, serviu como o primeiro prédio do Instituto Serumtherapico, atualmente conhecido como Instituto Butantan.

Effect Arquitetura revitaliza edifício Vital Brazil / Fotografia Eduardo Pozella

Sua função abrangente incluiu não apenas a Biblioteca Científica, mas também áreas laboratoriais dedicadas à produção e pesquisa científica.

Retrofit: Preservação e Modernização

O retrofit, guiado pelo Plano Diretor do Instituto, foi concebido pela equipe interna de arquitetura e engenharia do Instituto Butantan, com o projeto executivo realizado pela Effect Arquitetura.

Effect Arquitetura revitaliza edifício Vital Brazil / Fotografia Eduardo Pozella

O objetivo primordial foi preservar a rica história arquitetônica, combinando-a habilmente com a modernização das instalações.

Reconfiguração Estratégica

O edifício foi reconfigurado para acomodar diversas funções, destacando-se a Biblioteca Científica, agora revitalizada com salas de estudo, pesquisa, leitura e cafeteria.

Além disso, a área externa foi enriquecida com um magnífico jardim e uma cafeteria, proporcionando um ambiente versátil para cursos, reuniões e atividades culturais.

Conservação e Modernização

A preservação das características arquitetônicas, desde os elementos decorativos tradicionais até a icônica fachada, foi essencial.

Com um acervo de 4.500 títulos, a Biblioteca Científica passou por reformas destinadas a acomodar obras voltadas à biomedicina, microbiologia, imunologia, entre outras áreas, sem comprometer seu valor histórico.

Acessibilidade e Eficiência

A acessibilidade foi uma prioridade, com implementação de rampas, elevadores e soluções arquitetônicas, garantindo que o Edifício Vital Brazil se tornasse inclusivo a todos.

Os arquitetos da Effect Arquitetura destacam o realocamento estratégico de áreas administrativas e laboratoriais para otimizar o espaço e promover um ambiente de trabalho adequado.

Ciência, Cultura e Inclusão

Celso, Milena e Erick, da Effect Arquitetura, ressaltam que a proposta de restauro maximizou o potencial do local, atendendo às demandas atuais. O resultado é uma sinergia entre tecnologias, pesquisa científica e testemunho histórico.

Compromisso com o Futuro

Ao preservar e expandir a Biblioteca Científica, o Instituto Butantan reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento científico e a valorização do patrimônio cultural.

Effect Arquitetura revitaliza edifício Vital Brazil / Fotografia Eduardo Pozella

A inclusão do espaço “Semear Leitores” para as crianças é uma inovação que visa introduzir ciência de forma lúdica, unindo literatura infantojuvenil ao compromisso com a educação e a ciência.

A revitalização do Edifício Vital Brazil é mais do que uma simples reforma; é um capítulo que preserva a história, impulsiona a modernidade e cria um espaço vibrante para a ciência, a cultura e a inclusão.

Ficha –
1. Conceito E Projeto Básico De Arquitetura E Restauro / Obra:
Divisão de Infraestrutura da Fundação Butantan:
Arquitetura:
Arq. Caroline Tonacci Costa
Arq. Carina Rodrigues Marques
Arq. Filipe do Carmo Souza
Arq. João Tadeu Foa Binsztajn (coord.)
DI. Lucas Marcondes Filho
Eng. Lukas Naoto Neves Hoshina
Elétrica E Telecom: Eng. Carlos Renato Barros
HVAC: Engª. Ivete Yazigi Roumieh
Civil e Hidráulica: Eng. Anderson Almeida Costa
Segurança e Meio Ambiente: Vanessa Evelin Jesus
Fiscalização de Obra: Eng. Alexandre Odone (coord.) / Eng. Edgar Pereira da Silva Santos / Eng. Marcos Vinicius Roveri Alves / Tec. Juliano Desiderio Pitelli / Tec. Clodomiro Calazans

2. Projeto Executivo de Arquitetura, Engenharias E Restauro:
Autores – EFFECT ARQUITETURA – Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes.
Coordenadores – Letícia Viscondi (in memorian) e Bruno Germano.
Modelagem BIM – EFFECT ARQUITETURA
Consultoria de Restauro – Silvio Oksman
Relatório de Prospecções – Vanessa Kraml

Projetos Complementares – Celso Grion, Rodrigo Reis de Paula (Climatização), Rulian Nociti de Mendonça (LandNCiti – Paisagismo), Pedro Spaolonzo Filho (Geólogo), Eduardo Augusto Rossini Kurachi e Otavio Soares do Couto (Consultoria Ambiental).

Obra:
Consórcio RAC Engenharia S.A. / @racengenharia
ArquiBrasil Arquitetura e restauração / @arquibrasilarquitetura

Curadoria:
Equipe Técnica do Instituto Butantan

 

Contato:
Effect Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13323/effect-arquitetura/
https://www.effect.arq.br

 


Referências — Edifício Vital Brazil; Instituto Butantan; Retrofit arquitetônico; História arquitetônica; Mauro Álvaro de Souza Camargo; Biblioteca Científica do Butantan; Plano Diretor do Instituto; Effect Arquitetura; Acervo de obras científicas; Biomedicina e microbiologia; Imunologia e herpetologia; Arquitetura Art Nouveau; Arquitetura Art Déco; Preservação arquitetônica; Rampa e elevador acessíveis; Espaço Semear Leitores; Compromisso com a disseminação do conhecimento; Literatura infantojuvenil na ciência; Ambiente de trabalho otimizado; Espaços versáteis para cursos e reuniões; Jardim e cafeteria externos; Cafeteria e leitura; Pesquisa científica e testemunho histórico; Modernização de instalações; Arquitetura inclusiva; Cultura e arquitetura; Patrimônio cultural e científico; Eficiência energética; Arquitetura e design; Arquitetura contemporânea; Celso Grion; Érick Tonin; Milena Arantes;