Projeto da Casa Brisa, pelo escritório FGMF Arquitetos, se destaca por sua fachada translúcida, ventilação e integração com a natureza

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquiteturaO escritório de arquitetura FGMF apresenta seu projeto residencial, a “Casa Brisa”, localizada em Campinas, interior de São Paulo.

O empreendimento destaca-se não apenas pela estética inovadora, mas também por soluções inteligentes em conforto térmico e integração com a topografia local.

Topografia Integrada Harmoniza Declive e Vista Panorâmica

Situada em um terreno com declive acentuado, a Casa Brisa adota uma abordagem única ao estabelecer um ponto de partida sem alterar a topografia natural.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

A base da residência, estrategicamente localizada no declive, apresenta um platô enterrado que abriga as áreas sociais, enquanto uma extensa estrutura linear sustenta os quartos.

Esse desenho permite uma vista desobstruída para uma área preservada de um lado e colinas do outro.

Conforto Térmico Pautado por Telhas e Treliças Metálicas

Considerando as elevadas temperaturas do interior de São Paulo, a FGMF focou na integração de espaços externos e internos.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

Telhas e treliças metálicas cobrem jardins semiabertos, proporcionando refúgio durante o verão e adicionando uma dimensão visual única à casa.

Essa abordagem arquitetônica não só atende aos requisitos climáticos, mas também convida à contemplação da residência de diferentes ângulos ao longo do dia.

Ventilação Leve e Integrada ao Ambiente

O nome “Casa Brisa” presta homenagem à ventilação leve e privilegiada, reforçando a agradável sensação proporcionada pelos jardins semi-internos.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

A arquitetura proposta cria uma interação única entre os elementos naturais e construídos.

Inovação Estrutural e Integração com a Natureza

Desenvolvida em um terreno isolado com declive acentuado, a Casa Brisa destaca-se pela priorização da topografia local.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

O platô enterrado, que abriga as áreas sociais, oferece privacidade, enquanto as áreas íntimas no piso superior desfrutam da vista privilegiada em contato com a natureza.

Design Linear e Funcionalidade com Destaque para a Sala de Estar Principal

A extensão linear do projeto é evidenciada pela sala de estar principal, um ambiente com fechamento de vidro que se destaca abaixo dos quartos.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

Cercado por jardins inferiores, esse espaço conta com paisagismo integrado, proporcionando privacidade e bem-estar aos residentes.

Telhas Metálicas Brancas para Proteção Térmica com Estética Industrial

Um diferencial notável do projeto são as telhas metálicas brancas que revestem as áreas externas, oferecendo proteção térmica e climática.

Essas telhas não apenas desempenham um papel funcional, mas também contribuem para um visual translúcido, evocando um conceito industrial. A composição inclui alvenaria, caixilhos e venezianas, formando camadas distintas no projeto.

De Monólito Flutuante a Casa Transparente

Ao longo do dia, a Casa Brisa revela diferentes facetas, remetendo a um monólito flutuante de aço.

Casa Brisa pelo FGMF inova na arquitetura / Fotografia Fran Parente

À noite, a iluminação artificial transforma a residência em uma estrutura diáfana, transparente, revelando seu interior e a complexidade da primeira camada.

A Estrutura é Uma União Tranquila de Jardins e Arquitetura

Fernando Forte, sócio do escritório, destaca a natureza da estrutura como uma “investigação sobre o dentro e fora, o coberto e aberto, a união entre jardins e arquitetura de uma forma tranquila, utilizando materiais simples de forma não convencional.”

A Casa Brisa da FGMF não apenas se destaca como um marco arquitetônico, mas também demonstra um compromisso notável com a integração consciente do design com o ambiente natural e climático.

Breviário

A Casa Brisa, projetada pelo FGMF Arquitetos, é uma residência unifamiliar que se destaca por sua fachada translúcida e sua integração com a natureza, criando uma experiência imersiva e um diálogo entre a função diurna e o brilho luminoso noturno.

• Características Gerais
Localização: A Casa Brisa está localizada em Campinas, São Paulo, Brasil
Arquitetos: O projeto foi desenvolvido pelo escritório FGMF Arquitetos
Ano de Conclusão: A construção foi concluída em 2021
Área: A residência possui uma área de 753 m²

• Design e Estrutura
Fachada Translúcida: A casa é definida por uma fachada translúcida, que cria uma interação cativante de luz e forma
Integração com a Natureza: O projeto integra harmoniosamente os espaços internos e externos, convidando os ocupantes a desfrutar da natureza
Fluxo Harmonioso: Há um fluxo harmonioso entre os espaços internos e externos, confundindo as fronteiras entre os dois.

• Impacto Visual
Contraste Diurno/Noturno: Durante o dia, a casa emana uma aura de solidez, enquanto à noite se torna uma tela etérea e luminosa em camadas, revelando as sombras obscurecidas além
Reflexão das Dualidades da Vida: O contraste entre a função diurna e o brilho noturno serve como um reflexo das dualidades da vida, convidando os ocupantes a refletir sobre a passagem do tempo.

• Materiais e Iluminação
Uso de Materiais: A escolha deliberada dos materiais, caracterizados por linhas fortes e bordas limpas, contribui para a impressão de solidez durante o dia
Interpretação da Luz: Os arquitetos utilizam materiais que permitem que a interação da luz seja o centro das atenções, transformando a estrutura em uma escultura viva que evolui ao longo do dia.

Ficha:
Projeto: Casa Brisa
Arquitetura: FGMF Arquitetos / @fgmf
Localização: Campinas, São Paulo, Brasil
Fotografia: Fran Parente / @franparente

Contato:
FGMF Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/21323/fgmf-arquitetos/
http://fgmf.com.br

 


Referências — Casa Brisa FGMF; Arquitetura Residencial; Design Inovador; Conforto Térmico; Topografia Integrada; Campinas, São Paulo; Projeto Residencial; Soluções Arquitetônicas; Declive Acentuado; Vista Panorâmica; Telhas Metálicas; Treliças de Metal Branco; Jardins Semiabertos; Ventilação Natural; Espaços Internos e Externos; Integração com a Natureza; Platô Enterrado; Áreas Sociais; Privacidade Residencial; Extensão Linear; Sala de Estar Principal; Paisagismo Integrado; Telhas Brancas; Proteção Térmica e Climática; Estética Industrial; Alvenaria e Caixilhos; Iluminação Artificial; Monólito Flutuante; Transparência Arquitetônica; Fernando Forte (Sócio FGMF); Investigações Arquitetônicas; Ambiente Natural; Design Sustentável; Residência de Luxo; Arquitetura Contemporânea; Projeto de Interiores; Concepção Estrutural; Bem-Estar Residencial; Conforto Ambiental; Sustentabilidade Arquitetônica;