Com projeto do escritório MM18 Arquitetura, um dos cartões postais da capital paulistana revela, embaixo de seu palco, um bar inspirado no filme “O Iluminado”, de Kubrick

Projeto iluminado do MM18 Arquitetura

O Bar dos Arcos é um espaço de 430 metros quadrados localizado no subsolo do Theatro Municipal de São Paulo. Com balcões retro iluminados e luz intimista, o projeto do escritório MM18 Arquitetura buscou trazer magia e mistério para o local. O espaço possui lounges para pequenos eventos intimistas e um bar para ativação de marcas. Como o Theatro Municipal é um patrimônio histórico de extrema importância, sempre houve a preocupação de respeitar o tombamento.


Cercados por arcos construídos há mais de 100 anos, criou-se um labirinto iluminado pelos balcões, revelando um espaço misterioso e agradável com ênfaze na construção existente e tijolos expostos.

Projeto definido em procuração pública

O projeto do Bar dos Arcos surgiu de um convite para uma licitação pública em que Facundo Guerra foi convidado para operar o espaço de 430 metros quadrados, caracterizados por pedras e tijolos do subsolo do Theatro Municipal de São Paulo. O escritório MM18 entrou na licitação com o projeto de arquitetura.

Projeto iluminado do MM18 Arquitetura / Fotografia Juliano Palma

Com o briefing inicial surgiu a ideia do Facundo, com inspiração no filme “o iluminado”, em usar balcões retro iluminados.

Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, do escritório MM18 Arquitetura, tiveram a percepção, ao conhecer o espaço, que precisavam trazer magia e mistério para o local que tinha, na época, uma luz muito forte e o piso de mármore que a refletia, tornando o espaço impessoal e hostil.

“Independente desse espaço super tombado, enxergaremos o que existe de melhor e enaltecer isso”, explica Caldeira.

Magia e Mistério

O conceito, também, foi criar um labirinto com os balcões para as pessoas perderem um pouco a referência de onde estavam, criando um mistério e com a luz intimista, sentirem-se confortáveis para ali permanecerem sem ter a noção de tempo. Um universo de magia.

Projeto iluminado do MM18 Arquitetura / Fotografia Juliano Palma

Para complementar esse conceito, os balcões foram feitos na mesma altura, tanto os balcões do bar quanto os dos frequentadores do espaço, reforçando a ideia de não ter referência.

A luz como protagonista

Como os arcos são em vários sentidos, houve muita preocupação em como criar a luz e desenhar o espaço. Na licitação o conceito da luz foi apresentado pela MM18 e depois desenvolvido pela Renata Fongaro do studio 220v com a colaboração de Fabio Cristini (There`s Light).

Projeto iluminado do MM18 Arquitetura / Fotografia Juliano Palma

Foi feito também um palco para pequenos shows de música erudita, conforme a programação do Theatro. O espaço possui lounges para pequenos eventos intimistas e um bar para ativação de marcas.

Respeito ao Patrimônio Histórico

Como o Theatro Municipal é um patrimônio histórico de extrema importância, sempre houve a preocupação de respeitar o tombamento: “quase não furamos o piso e as paredes, deixamos para a iluminação despertar as sensações de magia e mistério que pretendíamos”, contam Caldeira e Mila.

Construído entre 1903 e 1911, o edifício desenhado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi tem suas estruturas protegidas por meio de um tombamento dos conselhos estadual (Condephaat), municipal (Conpresp) e federal (Iphan), o que limitou grandes intervenções arquitetônicas.

Ficha:
Bar dos Arcos
Cliente: Vegas Participações
Espaço: 430 m²
Projeto Início: Abril/ 2016
Projeto Término: Julho/2017
Obra Término: Dezembro/2018
Arquitetura: MM18 Arquitetura / @mm18arquitetura
Arquitetos responsáveis: Marcos Caldeira e Mila Strauss

Especificação:
Iluninação:
Renata Fongaro, studio220v / @_studio220v
Fábio Cristini, There’s Light / @_thereslight

Contato:
MM18 Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13514/mm18-arquitetura/
http://mm18.com.br/

 


Referências — Bar dos Arcos; MM18 Arquitetura; Theatro Municipal de São Paulo; Facundo Guerra; O Iluminado; Balcões retro iluminados; Labirinto luminoso; Magia e mistério; Espaço tombado; Patrimônio histórico; Ramos de Azevedo; Arco arquitetônico; Luz intimista; Renata Fongaro; Música erudita; Shows ao vivo; Lounge para eventos; Ativação de marcas; Sensações de magia e mistério; Iluminação arquitetônica; Condephaat; Conpresp; Iphan;